Saber se determinada carreira atende ao seu perfil e expectativas profissionais não é nada fácil. Diante de tantos cursos das mais diferentes áreas, o melhor é sempre buscar informação. Para quem tem dúvida se quer ser dentista, o ideal é primeiramente entender como é a faculdade de Odontologia.

Na sequência, você vai descobrir os detalhes dessa graduação, como a duração, quais são as principais disciplinas, as áreas de atuação, além de ter um panorama do mercado de trabalho.

Acompanhe a seguir e confira como é a faculdade de Odontologia!

Como é a faculdade de Odontologia?

A graduação de Odontologia é um curso da modalidade Bacharelado. O objetivo dessa formação é preparar os alunos para compreenderem a saúde dos dentes, da boca e também dos ossos da face. Atualmente, a faculdade de Odontologia é uma das mais buscadas na área da Saúde pelos candidatos nos vestibulares.

Isso porque a profissão apresenta um bom índice de empregabilidade e alta remuneração. Logo no início do curso, o aluno tem acesso a disciplinas teóricas para entender mais sobre a estrutura e o funcionamento do corpo humano, principalmente da região da face.

No decorrer da graduação, o estudante de Odontologia começa a estudar matérias específicas da prática profissional, como Prótese, Clínica Odontológica, Cirurgia, entre outras. Grande parte da carga horária é destinada a atividades práticas para que o futuro dentista teste os conhecimentos adquiridos na faculdade.

A profissão é regulamentada pela Lei n.º 5.081/1966, que exige do dentista o diploma de nível superior em uma instituição de ensino credenciada pelo MEC e determina quais são as competências e funções destinadas ao profissional. Ao concluir o curso, o dentista pode optar por continuar os estudos, realizando uma especialização em mais de 20 diferentes áreas.

Veja, a seguir, mais características sobre a faculdade de Odontologia e descubra se o setor realmente combina com o seu perfil!

Duração

Por padrão, a graduação de Odontologia tem duração média de 10 semestres, ou seja, 5 anos. Além das disciplinas obrigatórias e dos conhecimentos obtidos em sala de aula, o estudante também deve cumprir horas de estágio e práticas em laboratórios.

Em geral, nos últimos semestres do curso, o estudante realiza estágios supervisionados, principalmente em clínicas, atendendo pacientes para conhecer mais da rotina e das atividades da profissão. Além disso, ainda é preciso se dedicar em atividades complementares que são fundamentais para o aprimoramento da carreira.

Grade curricular

A matriz curricular e os estágios visam ensinar sobre promoção de saúde bucal para diferentes públicos, do bebê ao idoso. O curso contempla, portanto, disciplinas teóricas e práticas voltadas para prevenção, diagnóstico e tratamento nessa área.

O aluno precisa se dedicar bastante, visto que o conteúdo programático é extenso. Confira quais são as disciplinas estudadas a seguir:

  • Anatomia I e II;
  • Anestesiologia em Odontologia;
  • Biologia Celular;
  • Bioquímica;
  • Biossegurança;
  • Farmacologia;
  • Fisiologia Humana;
  • Fundamentos da Prática Odontológica I, II, III e IV;
  • Histologia e Embriologia Bucais;
  • Imaginologia I e II;
  • Imunologia;
  • Introdução à Odontologia;
  • Leitura e Produção de Textos Científicos;
  • Microbiologia;
  • Odontologia Integrada;
  • Odontologia Integrada Infantil;
  • Orientação Profissional;
  • Patologia Geral;
  • Saúde Coletiva;
  • Semiologia e Estomatologia I e II.

Ao final do curso, para conquistar o diploma, o aluno de Odontologia precisa cumprir as horas do estágio supervisionado e ter o trabalho de conclusão de curso (TCC) aprovado. Mais do que estudar sobre os dentes, o futuro dentista também conhecerá mais sobre o corpo humano, a área da Saúde e a gestão de atendimentos aos pacientes.

Ao se formar em Odontologia, você deve ter comprometimento com o próximo, paciência e tolerância para lidar com pacientes de diferentes idades e ter sensibilidade e empatia para superar situações de fragilidade física e emocional. Com o diploma em mãos, você estará apto para:

  • diagnosticar problemas de saúde bucal;
  • realizar ações de prevenção da saúde bucal;
  • receitar medicamentos;
  • executar procedimentos de tratamento e controle de doenças e distúrbios relacionados à boca e face;
  • cuidar da estética da face;
  • corrigir imperfeições anatômicas dos dentes;
  • tirar e examinar radiografias;
  • informar os pacientes sobre a importância da higiene bucal e orientar sobre a escovação e a limpeza dos dentes mais adequada;
  • remover partes deterioradas dos dentes;
  • extrair dentes danificados;
  • fazer pequenas cirurgias;
  • aplicar anestesias.

Tenha em mente que ser um bom profissional exige muito mais do que apenas os conhecimentos técnicos obtidos na faculdade. Por isso, é fundamental optar por uma instituição de ensino de qualidade que realmente se preocupe em desenvolver suas habilidades e competências.

Até porque o curso de Odontologia abre muitas portas e oportunidades. Saber onde você pode atuar e quais são as perspectivas do mercado de trabalho, por exemplo, é essencial para já começar a se planejar.

Quais as perspectivas no mercado de trabalho?

Muita gente fica com medo de terminar o curso superior e não conseguir boas oportunidades profissionais. Se você está buscando informações sobre como é a faculdade de Odontologia, pode ficar sossegado, pois o panorama do mercado de trabalho para essa carreira é bastante promissor.

Logo que o aluno termina a graduação, só poderá atuar na área depois de obter o registro no Conselho Estadual de Odontologia, autarquia que normatiza e fiscaliza a profissão.

Com o diploma e o registro profissional em mãos, o dentista pode começar a trabalhar. Se a sua preocupação é o salário, o rendimento médio nessa carreira é de R$ 4.316,00 de acordo com o site Vagas. É um salário que pode aumentar na medida em que o profissional ganha experiência ou busca novas qualificações, como cursos de pós-graduação em mais especialidades.

O interessante de quem se forma em Odontologia é a variedade de locais de atuação, no setor público, privado ou ainda com consultório próprio, no caso de dentistas que buscam empreender.

O profissional pode trabalhar em:

  • hospitais;
  • postos de saúde;
  • programas de saúde da família;
  • consultórios;
  • clínicas (convênios e particulares);
  • empresas;
  • escolas;
  • universidades (campo de ensino e pesquisa).

Em quais áreas é possível atuar depois de formado?

O dentista pode atuar em diferentes áreas, atendendo a públicos variados ou direcionando a carreira para um segmento específico, como a área de estética, que trabalha com clareamento dental, facetas de porcelana, entre outros procedimentos.

Confira a seguir alguns segmentos dessa profissão!

Clínica Geral

É uma área mais generalista, voltada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas bucais mais corriqueiros. São profissionais que, geralmente, realizam o primeiro atendimento do paciente.

Ele faz uma avaliação bucal geral, pode pedir exames, como radiografias, e está apto para realizar atendimentos emergenciais e diferentes procedimentos, como profilaxia (limpeza), raspagem, aplicação de flúor, restaurações e extrações dentárias.

Ortodontia

É o campo que trabalha com a correção dos dentes e ossos maxilares para o alinhamento do sorriso. O profissional faz o plano de tratamento com o aparelho ortodôntico, acompanhando a saúde bucal do paciente e as condições do dispositivo, com a realização dos ajustes necessários.

Implantodontia

Quem quer trabalhar com reabilitação oral pode apostar em uma área que é tendência: a implantodontia. Os implantes dentários são muito procurados por pessoas que perderam um ou mais dentes, visto que são dispositivos tecnológicos e biocompatíveis. Assim, substituem os dentes naturais e trazem qualidade de vida ao paciente.

Odontopediatria

Quem gosta de trabalhar com bebês e crianças vai se dar bem com a odontopediatria. O profissional é preparado para lidar da melhor forma com os pequenos pacientes, de modo que as consultas e tratamentos sejam realizados de maneira lúdica e sem traumas.

Harmonização e Estética Facial

Atualmente, esta é uma das áreas profissionais mais cotadas para os dentistas. A harmonização é um procedimento que envolve o uso de técnicas estéticas na face para corrigir imperfeições e melhorar as características do rosto. O profissional realiza a harmonização com quase nenhum risco, tratando a pele, os dentes e os contornos do rosto e do sorriso do paciente.

Outras áreas

Há espaço para os dentistas que querem trabalhar com idosos (odontogeriatria), com pacientes especiais ou ainda para quem almeja atuar em ambiente hospitalar e com cirurgias mais complexas (área de cirurgia bucomaxilofacial).

Qual o perfil do estudante dessa carreira?

Agora que você já viu como é a faculdade de Odontologia e as possibilidades de atuação, ainda pode estar em dúvida se esse curso é o ideal para você, ou seja, se atende o seu perfil. Em primeiro lugar, tenha em mente que se trata de uma carreira voltada para quem se sente à vontade para trabalhar com pessoas, em prol de sua saúde e bem-estar.

Nesse sentido, sai na frente o profissional que se mostra aberto para acolher o paciente, muitas vezes com medo e fragilizado no momento de passar por um tratamento de saúde bucal. Desse modo, é necessário trabalhar com inteligência emocional e empatia para lidar com as mais diversas situações.

É importante, ainda, ser bem detalhista e ter muita concentração para trabalhar com estruturas de proporções, muitas vezes, milimétricas. Por último, esteja sempre de olho nas tendências tecnológicas na área para ficar por dentro dos tratamentos mais inovadores e se destacar nesse mercado.

Não fique tão preocupado quanto a essas questões, pois, ao buscar uma faculdade de referência, você recebe uma boa formação e vai adquirindo as competências necessárias para se dar bem nessa carreira.

Se você sonha em se tornar dentista, precisa entender como é a faculdade de Odontologia para saber quais são as disciplinas dessa graduação e como é a preparação para o mercado de trabalho. Quando o aluno se dedica às aulas, atividades e estágios, sem dúvida, constrói uma carreira de sucesso nessa área!

Ficou interessado no curso superior em Odontologia e busca mais informações? Entre em contato com a equipe da Faculdade Arnaldo e tire todas as suas dúvidas!