Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Afinal, por que vale a pena empreender? Descubra!

Mercado

Afinal, por que vale a pena empreender? Descubra!

Por que empreender, afinal? Será que os especialistas que se apresentam diariamente em redes sociais profissionais, revistas e publicações online sobre carreira estão certos? Essa é mesmo a saída para dar a si mesmo um rumo profissional mais satisfatório?

Segundo dados do IBGE tornados públicos pela revista Isto É, a porcentagem de pessoas que pretendem empreender ou já empreendem no Brasil era de 36,5% em meados de 2018 — a tendência na época era de que esses números subissem. Resta saber o que essa opção tem de tão atrativa para que um terço dos trabalhadores do país considerem a ideia.

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura e entenda o que quer dizer exatamente empreender, quais são as vantagens, as desvantagens e as habilidades necessárias para rumar nesse caminho. Além disso, veja por que essa pode ser uma opção interessante para você!

O que é empreendedorismo e por que empreender?

Podemos dizer que o ato de empreender se opõe à intenção de conquistar um cargo confortável em uma empresa privada ou pública. O empreendedor é aquele profissional que manifesta a vontade de ter seu próprio negócio e vê-lo crescer.

Sob essa perspectiva, pouco importa se esse empreendimento tem enormes proporções ou lucra apenas o necessário para pagar as contas do seu criador. O fundamental é que ele mantenha acesas as inclinações do dono, que podem ser muitas.

Há quem empreenda porque tem o sonho de prestar um serviço que não é oferecido no mercado. Há pessoas que buscam uma recompensa financeira, e outras que desejam simplesmente encontrar a felicidade no trabalho.

Seja como for, algo que não falta para o empreendedor é uma boa dose de trabalho. Há casos em que os ganhos são altos, e em outros, o negócio patina muito nos primeiros anos. Sendo assim, é importante que o empreendedor tenha consciência de que é preciso se dedicar para seguir adiante e conquistar o sucesso.

Quais são as características das pessoas empreendedoras?

Seguindo esse raciocínio, podemos afirmar que qualquer pessoa é capaz de empreender? Sim. Não há nenhum talento que diferencia o empreendedor dos outros profissionais, mas ao longo da sua jornada, ele vai ter que desenvolver algumas aptidões — e certas habilidades são mais difíceis de adquirir do que outras.

Essas habilidades variam de pessoa para pessoa. Listamos abaixo alguns pontos que são necessários para qualquer empreendedor. Acompanhe!

Persistência

Quando o assunto é empreender, é preciso ser perseverante para ter bons resultados. Logo, é fundamental se acostumar com os erros e lidar de maneira saudável com eles — mas evitando repeti-los.

Muitas melhorias que você vai empregar na sua empresa, se decidir empreender, vão depender de tentativa e erro. São inúmeros os casos em que soluções para o negócio são únicas, e o melhor jeito de chegar a elas é testando.

Frustrar-se com problemas difíceis de solucionar só vai minar as suas energias, então é bom se acostumar com essas situações. A persistência é, definitivamente, a característica mais importante de qualquer empreendedor.

Inteligência generalista

Se você é um especialista e decide trabalhar por conta própria, vai ver o quanto tem que aprender. Profissionais muito técnicos na sua área de atuação percebem rapidamente, quando começam a empreender, que devem se tornar generalistas.

Esse processo exige um desapego grande, porque envolve deixar de lado o perfeccionismo e aprender um pouco de cada coisa — mas só o suficiente para não perder de vista os diversos aspectos que fazem um negócio funcionar.

A inteligência generalista é um requisito indispensável, principalmente se você não vai começar um negócio com dinheiro para contratar um especialista para cada área da sua empresa.

Capacidade de aprender

Há muitas dicas valiosas disponíveis na internet, mas não é só a essa capacidade de aprender que nos referimos. Certas soluções você vai ter que encontrar por conta própria — e isso não necessariamente significa aprender.

Se você soluciona um problema mas é incapaz de registrar essa solução, aprender com ela e transformá-la em um processo, está perdendo tempo. Aprenda com todas as atividades do dia a dia e registre o que for novo para você.

Como empreender pode ser uma saída para a carreira?

Empreender proporciona independência financeira, evita o estresse típico das relações de trabalho que têm como base fortes hierarquias (embora gere outros problemas de naturezas diferentes) e permite trabalhar com algo que seja do seu interesse profissional.

Seria ingenuidade, no entanto, acreditar que a vida do empreendedor é fácil. A rotina desse tipo de profissional está cheia de situações pelas quais um funcionário público ou o colaborador de uma empresa não tem que passar.

Como a qualificação profissional pode ajudar nisso?

Se aprender é uma das principais habilidades dos empreendedores, muitas vezes também é a melhor resposta para quem se pergunta por que empreender. Muita gente escolhe essa vertente da vida profissional como modelo a seguir pela empolgação de aprender algo novo todos os dias.

Uma ótima forma de se preparar para abrir o seu próprio negócio é cursar uma graduação ou pós-graduação em uma área cujos conhecimentos se relacionem ao produto ou serviço que você pretende oferecer.

Há cursos com vieses técnicos que podem ajudar nisso, mas também há formações mais gerais que ajudam muito, como é o caso dos cursos de Administração e escolhas de pós-graduação na área de Marketing.

Entender por que empreender talvez seja uma questão pessoal, e cada tipo de empreendedor de sucesso tem razões para ter chegado onde chegou. Fazer esse autoexame e ter bem claros os motivos que levaram você a trabalhar como autônomo é muito importante para determinar a sua persistência no futuro.

Os estudos são a melhor forma de aprender mais sobre o mercado e sair na frente da concorrência nessa nova experiência profissional. Se empreender é o que você quer realmente, comece agora a estudar para isso. Na Faculdade Arnaldo oferecemos um curso específico para empreendedores. Saiba mais sobre ele e veja como a grade curricular aborda, de maneira bem mais profunda, os tópicos que discutimos neste artigo, bem como outros assuntos importantes!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.