Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Descubra agora os cursos na área da saúde que estão em alta

Artigo

Descubra agora os cursos na área da saúde que estão em alta

A área da saúde é, sem dúvidas, uma das mais promissoras atualmente. A demanda por profissionais do setor aumenta a cada ano, bem como as possibilidades no mercado de trabalho.

Quem deseja se especializar e aproveitar a oportunidade de crescimento, deve investir em uma instituição de ensino renomada e de qualidade para ter qualificação. Isso é fundamental para se preparar adequadamente para os desafios do segmento.

Por isso, listamos a seguir quais são os principais cursos na área da saúde que estão em alta. Acompanhe e confira!

Odontologia

A graduação em Odontologia tem duração média de 5 anos, ou seja, 10 semestres. O maior objetivo do curso é capacitar os futuros profissionais para identificar, prevenir e tratar inúmeras doenças dos dentes, da boca, gengivas e ossos. Além disso, na faculdade o aluno entende mais da estrutura e funcionamento do corpo humano, principalmente da anatomia da face.

Grande parte do currículo é dedicado às atividades práticas, em que o estudante tem a possibilidade de testar seus conhecimentos em laboratórios e diretamente em pacientes. Os alunos também entendem quais são os medicamentos adequados para cada caso e, ainda, como aplicar técnicas e tratamentos dentários para pessoas com necessidades especiais.

Para obter o diploma, o graduando deve realizar o estágio obrigatório e elaborar um TCC — Trabalho de Conclusão de Curso. A profissão é regulamentada pela lei n.º 5.081/66 e, após a formação, o profissional deve obter um registro no Conselho Regional de Odontologia para exercer funções como dentista.

Medicina Veterinária

A faculdade de Medicina Veterinária determina um período de 5 anos para a formação dos futuros veterinários. O curso é do tipo Bacharelado e tem 10 semestres, em que o estudante terá uma visão ampla e dinâmica sobre saúde animal, técnicas de criação, nutrição e controle de doenças.

O mercado de trabalho é abrangente e oferece uma série de oportunidades em diferentes segmentos. O campo de atuação permite que o profissional trabalhe em indústrias, fazendas e clínicas, por exemplo. Além disso, é possível atuar com Radiologia, Oncologia, Acupuntura, entre outras especializações.

A graduação apresenta uma grade curricular multidisciplinar, com matérias que vão desde o campo da agropecuária até a administração. Para a formação acadêmica e a obtenção do diploma, o futuro veterinário deve realizar um estágio obrigatório e entregar o TCC. Para exercer a profissão, é fundamental ter registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Nutrição

A graduação em Nutrição tem duração que varia entre 4 e 5 anos, dependendo da faculdade e da grade curricular. A área forma profissionais aptos a avaliar o estado nutricional de pacientes ou grupos de pessoas, indicando dietas ou planos alimentares mais adequados para cada caso.

A profissão é uma das mais promissoras da área da saúde, tendo em vista que o consumo excessivo de alimentos prejudiciais tem levado cada vez mais pessoas a buscarem por suporte qualificado de um nutricionista. Na faculdade, o aluno aprende como manipular e aproveitar os nutrientes corretamente, considerando as diferentes fases de desenvolvimento dos seres humanos.

O curso conta com atividades teóricas e práticas em laboratório, que preparam os futuros profissionais para atuar no mercado de trabalho, em creches, escolas, empresas, abrigos, hospitais, clínicas, entre outros locais. Para a formação acadêmica e a conquista do diploma, o aluno deve realizar um estágio supervisionado e apresentar o TCC.

Enfermagem

Com duração de 4 anos, o curso de Enfermagem conta com conteúdos multidisciplinares e aulas práticas, garantindo que o aluno adquira os conhecimentos necessários sobre os assuntos de saúde, primeiros socorros, procedimentos de emergência e tratamento de doenças.

Ao longo da graduação, o futuro enfermeiro também tem acesso às disciplinas ligadas à didática e ao ensino, sendo uma excelente oportunidade para quem deseja obter formação como docente de cursos técnicos na área. O maior foco, no entanto, continua a ser o atendimento aos pacientes, dentre outras práticas recorrentes da profissão.

Grande parte da grade curricular ocorre presencialmente em hospitais, com o estudante realizando estágio e plantões, atuando em conjunto com enfermeiros já formados. Para conquistar o diploma, o aluno deve cumprir o conteúdo curricular e entregar o TCC ao final do curso.

Biomedicina

A Biomedicina é uma faculdade do tipo Bacharelado, tendo duração média de 4 anos. Na faculdade, o futuro biomédico aprende a pesquisar, identificar e classificar microrganismos que causam enfermidades. Além disso, o aluno se aprofunda no desenvolvimento de tratamentos, remédios e vacinas.

Os conteúdos da graduação abordam matérias das Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, e a carga horária é dedicada às aulas práticas e atividades em laboratório. O foco da atuação do profissional é melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da pesquisa e diagnóstico de doenças, desenvolvendo novas formas de prevenção e tratamento.

O biomédico não pode tratar ou prescrever medicamentos, pois seu trabalho está mais associado à coleta e realização de análises clínicas. Para a obtenção do diploma, o estudante deve realizar estágio na área e entregar, assim como os outros cursos, o TCC.

Fisioterapia

A graduação em Fisioterapia tem duração de 5 anos e apresenta disciplinas generalistas e específicas, essenciais para a boa formação de um fisioterapeuta qualificado. O profissional é o principal responsável pelo cuidado de pacientes, atuando na prevenção e recuperação de lesões musculares.

Para isso, ele deve analisar exames e laudos médicos, observando os movimentos do paciente e identificado possíveis pontos de dor ou complicação. O enfermeiro ainda é habilitado para realizar técnicas de massagem, exercícios físicos, atividades na água e tratamentos à base de frio e calor.

Quem deseja se especializar no setor deve ser humanista e ter aptidão para cuidar de outras pessoas. A formação exige estágio e TCC nos semestres finais da graduação e, com o diploma em mãos, é preciso se registrar no conselho oficial da profissão.

Sem dúvidas, quem opta por um dos cursos na área da saúde que estão em alta no momento tem muito mais chances de ter sucesso profissional. Tenha em mente que é fundamental optar por uma instituição de ensino de qualidade, como a Faculdade Arnaldo, para iniciar os seus estudos, pois assim você poderá contar com uma base curricular e estrutural ideal para o seu desenvolvimento profissional.

Aproveite a visita e conheça os diferenciais da Faculdade Arnaldo: acesse o nosso site e conheça as opções de ingresso!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.