Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Afinal, como se destacar no mercado de trabalho? Saiba mais!

Emprego

Afinal, como se destacar no mercado de trabalho? Saiba mais!

Você escolhe uma área para seguir carreira, mas diante de tanta competitividade, como se destacar no mercado de trabalho? O que as empresas esperam de seus colaboradores atualmente? Quais critérios utilizam na hora de selecionar um candidato para uma vaga?

Essas dúvidas tiram o sono de muitos profissionais que querem trilhar uma trajetória de sucesso, mas não sabem o que precisam fazer para atingir esse objetivo.

Para ajudar você nessa jornada, preparamos este post. Continue a leitura e fique por dentro de algumas dicas para ter reconhecimento e subir vários degraus rumo ao sucesso na sua carreira!

Defina metas profissionais

O primeiro passo é ter a sua carreira como um propósito de vida. Pode parecer exagero, mas os profissionais bem-sucedidos são aqueles que determinam um objetivo na sua trajetória. Para alcançá-lo, essas pessoas estipulam metas com prazos definidos.

Pense em como você quer estar profissionalmente daqui a um, cinco e dez anos e o que é preciso fazer para que isso se torne realidade.

Se o seu sonho é, por exemplo, ingressar em uma multinacional específica, estude o que é preciso fazer para ser admitido na empresa. Pode ser necessário ter um curso de idiomas, uma pós-graduação em determinada área, fazer networking ou até mesmo desenvolver alguma competência — como falar bem em público.

Ao traçar esse plano de carreira, você passa a contar com um guia, ficando mais fácil direcionar seus esforços para o que realmente vai fazer você se destacar no mercado de trabalho, como a realização de cursos. Isso acontece porque você estipula prioridades e consegue ter foco no seu objetivo profissional.

Invista em você

Um dos pontos principais para ascender na vida profissional é investir em você. Muita gente acha que só fazer a graduação basta, mas mesmo com toda a bagagem de conhecimento e com as habilidades que o curso superior proporciona, é preciso ir além para se destacar.

Não é novidade que o mercado de trabalho está concorrido, independentemente da área, então para disputar as melhores vagas e salários, você deve continuar se qualificando. Além de cursos livres e rápidos, o ideal é fazer uma pós-graduação — como uma especialização ou um MBA — para valorizar seu currículo.

Com essa formação, você estuda a fundo um segmento e se torna especialista, podendo agregar valor à empresa de uma forma diferenciada. Se você quer saber como se destacar no mercado de trabalho, a dica é: não perca tempo e aprimore seus conhecimentos e suas competências com um pós-graduação — preferencialmente de uma instituição de ensino de boa qualidade.

Saia da sua zona de conforto

Você não vai ser capaz de fazer a sua carreira decolar se não se arriscar! É necessário sair da sua zona de conforto e enfrentar desafios. Apareceu uma vaga em uma área na qual você nunca atuou? Não tenha medo, arregace as mangas e dê o seu melhor. Seu sonho é empreender? Pesquise o mercado e busque qualificações para tirar a sua ideia do papel.

Para quem já está empregado, a estratégia é aceitar participar de novos projetos e mostrar para a empresa que você tem disposição para se desenvolver e aprender cada vez mais.

Nessa questão, é importante que você também deixe o comodismo de lado e volte a estudar. Isso faz com que você recicle os seus conhecimentos e aproveite o networking para conhecer novos colegas da sua área. Desse modo, você ganha um diferencial competitivo para disputar as melhores oportunidades.

Esteja sempre por dentro das tendências da sua área

Tenha em mente que o mercado é dinâmico, por isso novas técnicas, estudos, softwares e equipamentos surgem a todo momento. Para você não ficar para trás, tenha o compromisso de se manter sempre por dentro das tendências.

As empresas buscam candidatos que estejam a par de novidades e tecnologias, oferecendo oportunidade de crescimento para o negócio. Veja algumas dicas para se manter em dia em relação aos lançamentos do mercado:

  • leia muito sobre o que tem relação com a sua área — livros, revistas, blogs, postagens em grupos de redes sociais, entre outros;
  • participe de eventos, como palestras, simpósios, feiras e workshops do seu setor. Além de ficar por dentro das novidades, você ainda tem a chance de fazer networking;
  • busque novas qualificações como cursos de pós-graduação, que têm uma grade curricular atualizada para que você possa acompanhar as tendências e inovações da sua área profissional.

Preze pela boa comunicação

Além das habilidades técnicas que você aprende na faculdade, é importante também desenvolver as pessoais, e uma delas é a comunicação. Dessa maneira, quem busca dicas de como se destacar no mercado de trabalho deve se preocupar com essa questão.

É necessário saber como transmitir uma mensagem de forma clara para os seus superiores e colegas na hora de conversar, ao apresentar um projeto em uma reunião, ao vender um produto ou ainda ao escrever um e-mail ou relatório.

Além disso, o profissional deve ser capaz de mostrar e defender seu ponto de vista, além de dar espaço para a fala de outros da equipe. Isso mesmo: uma boa comunicação envolve também a capacidade de saber ouvir.

Tenha um bom relacionamento interpessoal

O fato é que ninguém trabalha sozinho. Para que você possa desempenhar bem suas funções, é essencial ter um bom relacionamento interpessoal com seus gestores e colegas.

Atualmente, o trabalho em equipe é cada vez mais valorizado nas organizações, então cultivar uma boa convivência é a chave para evitar aborrecimentos. Imagine ter que desenvolver um projeto com outros profissionais com os quais você não se dá bem?

Trabalhe de modo a promover a harmonia no ambiente corporativo, utilizando a inteligência emocional — que é a capacidade de entender os próprios sentimentos e os das pessoas com as quais você convive. Assim você controla os seus impulsos, e mesmo nos momentos mais críticos, consegue lidar bem com as frustrações e entende a importância de separar vida pessoal da profissional.

Conseguiu entender como se destacar no mercado de trabalho? Abrir-se para novos aprendizados, acompanhar as tendências do seu segmento e conviver bem com as pessoas, praticando principalmente a empatia são aspectos que vão ajudar você a crescer na carreira.

Depois dessas dicas você tem interesse em se qualificar e fazer um curso de especialização ou MBA? Então confira 7 dicas de como escolher a melhor instituição de ensino para fazer a pós-graduação!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.