Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Saiba quais são as 5 habilidades profissionais do futuro

Artigo

Saiba quais são as 5 habilidades profissionais do futuro

O futuro nunca esteve tão próximo quando o assunto é mercado de trabalho. Falar em habilidades do futuro, nesse contexto, pode significar algo como treinar as aptidões que você vai precisar utilizar daqui a alguns meses.

Se a área escolhida para traçar sua carreira for no segmento da tecnologia, o que era uma verdade cristalizada hoje, pode não servir mais como parâmetro amanhã. Se você está acostumado a ler artigos sobre o assunto na internet, isso não deve ser novidade.

Mas será que existem habilidades que sobrevivem ao tempo, mesmo nesse contexto dinâmico atual? A resposta é: sim! E se souber quais são elas, você estará um passo à frente no mercado que escolher. Continue a leitura e descubra!

Como conquistar as habilidades do futuro

O cenário profissional tornou-se muito mais dinâmico e os saberes são fluidos. Mas isso significa que é necessário desistir de aprender habilidades que sejam definitivas ou o melhor é tentar ser um profissional polivalente, que busca conhecer um pouco de tudo?

É claro que ser um pouco generalista não faz mal a ninguém. No entanto, a falta de tempo pode complicar seus estudos, se decidir aprender muito mais habilidades do que você consegue assimilar. Nesse sentido, o que você deve fazer para conseguir seu lugar ao sol é acostumar-se a aprender rápido.

Além disso, tenha em mente que há, sim, aptidões que sobrevivem ao tempo. Elas costumam ser mais gerais. A lógica por trás disso é que o crescente acesso à informação vem acompanhado da facilidade de desenvolver habilidades técnicas, e isso tornou mais preciosas as chamadas soft skills, ou aptidões comportamentais.

Então, se você busca o segredo para conquistar as habilidades profissionais do futuro, muito mais que aprender requisitos técnicos ou tecnológicos — que têm sido o foco exclusivo da maior parte dos profissionais — foque em aptidões interpessoais.

Por que é importante desenvolvê-las

Empresas de todos os segmentos começam a valorizar esse tipo de habilidade, e há alguns anos ocorre uma mudança de mentalidade nos setores de Recursos Humanos.

Muitos gestores têm levado a sério a frase "contrate o caráter e treine as habilidades", e a possibilidade de adaptar-se à cultura das empresas virou um diferencial e tanto. O que é chamado de adequação à cultura, na verdade, é um misto de visão de mundo e habilidades interpessoais.

Questões como empatia, trabalho em equipe, capacidade de se expressar bem — sabendo orientar equipes e dar retornos positivos e negativos — são avaliados cada vez mais acuradamente.

Novas técnicas avaliativas e processos de seleção mais longos e aprofundados são adotados. Tudo isso para que esses novos aspectos sejam avaliados com o mínimo possível de subjetividade. Sob qualquer ângulo que se olhe, as soft skills são as habilidades do futuro, e é bem provável que isso não mude por um bom tempo.

5 habilidades profissionais do futuro

Dentre essas novas habilidades, separamos aquelas que consideramos as mais essenciais. Veja a lista abaixo:

Trabalho em equipe

Todo mundo sabe que deve responder "sim" em uma entrevista, quando perguntado se sabe trabalhar em equipe. Mas poucos colaboradores realmente conseguem se sobressair nesse quesito.

O motivo disso é simples: as pessoas não encaram o trabalho em equipe como uma habilidade que se possa treinar. Quase todos acham que é algo inato, uma espécie de magnetismo pessoal ou simpatia que apresentamos naturalmente.

Trabalho em equipe nada tem a ver com simpatia, e existem várias maneiras de treinar essa habilidade.

Um bom exemplo é tentar se tornar capaz de dividir tarefas e praticar uma visão de todo que permita compreender quando nossos pontos fortes podem suprir os pontos fracos de um colega e vice-versa. No fundo, trabalha bem em equipe quem tem consciência de suas próprias limitações e talentos.

Boa comunicação

Comunicar-se bem não significa ser gentil sempre. Principalmente se precisar ocupar cargos de liderança, você vai sentir a necessidade de saber dizer coisas desagradáveis da melhor maneira possível.

Em alguns casos, será preciso dar retornos negativos sobre o trabalho das outras pessoas, e nem todo mundo tem essa habilidade ainda bem desenvolvida. Seja como for, a boa comunicação depende, sim, de saber se expressar bem, mas principalmente, de sinceridade e do uso de comunicação não violenta.

Empatia

Ser empático, ao contrário do que dizem, não é apenas "colocar-se no lugar do outro". Se você se imaginar em uma situação semelhante à de um colega, mas aplicar sua própria linha de raciocínio, correrá o risco de ser arrogante.

Cada pessoa traz uma história de vida e de relações, o que influencia as decisões que ela toma e na forma como avalia certo e errado. Esteja pronto para lidar com essas diferenças, que podem ser expressivas, em alguns casos.

Proatividade

A proatividade é uma capacidade cognitiva, mas também nasce da boa vontade para encarar desafios de frente. As pessoas proativas têm em comum certa paixão por resolver problemas e, de fato, a sensação de superar um desafio é muito recompensadora.

Pensamento inovador

Nem sempre são necessárias novas soluções para problemas antigos. Ao buscar o pensamento inovador, tenha em mente que a paixão pelo novo pode acabar se tornando algo não tão justificável.

Soluções antigas só devem ser substituídas por opções mais rápidas, baratas ou eficientes. E, claro, você deve se lembrar de que os custos de implementação de uma nova solução podem ser altos, o que, de certa forma, justificaria manter as antigas.

Por isso, use a inovação e a criatividade para os problemas que realmente necessitem dessas aptidões. Você vai tornar o seu tempo mais produtivo e se destacar pelas atitudes e ideias.

Estudar ganha um novo significado quando você resolve focar nas soft skills. Agora, ao realizar um curso de especialização ou pós-graduação, você pode ter o melhor de dois mundos: assimilar aprendizado técnico ao mesmo tempo em que coloca em prática as habilidades profissionais do futuro.

Se conhece outras aptidões do profissional dos novos tempos, deixe um comentário abaixo! Saber debater problemas e buscar soluções em conjunto também é uma capacidade própria dos novos profissionais!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.