O LinkedIn é uma rede social profissional que tem como objetivo gerar conexões e relacionamentos no mercado de trabalho. Na plataforma é possível criar um currículo, buscar por vagas de emprego e fazer contato com pessoas do mundo inteiro.

As empresas também utilizam o LinkedIn para buscar candidatos ideais para as suas vagas e perfis de clientes e parceiros em potencial. No site, os usuários podem aumentar o networking e descrever suas principais atividades, experiências e competências.

Acompanhe a seguir e descubra como usar o LinkedIn para conseguir emprego na sua área de atuação. Confira!

Como funciona o LinkedIn?

O LinkedIn é a rede social ideal para quem deseja desenvolver a carreira e atingir uma posição de destaque no mercado de trabalho. Atualmente, a rede conta com mais de 500 milhões de usuários, sendo considerada o maior portal profissional que existe atualmente.

Ele permite a interação entre os membros e conta com acesso gratuito e intuitivo. Basicamente, o usuário insere seus dados pessoais, como experiências anteriores de trabalho, certificações e interesses, e pode se conectar pessoas do mundo inteiro para realizar networking.

No Brasil, há mais de 300 milhões de membros ativos, representando um dos países que mais utiliza a plataforma. O site está disponível em 24 idiomas e abrange mais de 200 países, permitindo que os usuários estabeleçam conexões com outros profissionais da mesma área ou de setores de seu interesse.

Com o aumento de inscritos na plataforma, o LinkedIn passou por uma série de adaptações para oferecer funcionalidades mais completas e voltadas para os diferentes negócios. Hoje, é possível procurar emprego, compartilhar conteúdos, fazer networking, anunciar vagas, entre outros.

O site conta com uma versão paga e outra gratuita. Na versão gratuita, o usuário pode acrescentar seus dados pessoais, suas informações para contato, além de experiências acadêmicas e profissionais. Ainda há um espaço reservado para adicionar publicações, portfólios e links para outros sites e blogs.

O LinkedIn pode funcionar como um currículo online e muitas empresas buscam candidatos por meio do portal. Por isso, é muito importante manter um perfil completo e detalhado, de acordo com os seus interesses e anseios profissionais.

Como usar o LinkedIn para conseguir emprego?

Para conseguir um trabalho no LinkedIn, primeiro você deve criar uma conta e manter o seu perfil o mais completo possível. No entanto, é importante adicionar certificações e experiências relevantes da sua trajetória acadêmica e profissional.

Com as funcionalidades da plataforma, você ainda pode acrescentar um resumo sobre a sua carreira. Após criar o perfil e atualizá-lo, você já pode começar a procurar por conexões com outras pessoas e fazer contatos. O ideal é focar em colaboradores e empresas ligadas ao seu ramo de atuação.

Existem outras dicas primordiais para conseguir uma oportunidade de emprego no site. Veja a seguir quais são as principais.

Tenha um perfil com boa imagem e informações relevantes e objetivas

É fundamental que a foto do seu perfil esteja atualizada e tenha uma boa resolução. Além disso, as informações devem ser relevantes e objetivas, para que os empregadores e outros profissionais consigam te achar e se conectar à sua página de forma mais rápida e facilitada.

Ter esse cuidado é essencial para manter o seu perfil mais convidativo e atrativo, sobretudo para as empresas. Sem isso, você pode perder importantes conexões para a sua carreira. Portanto, ao longo do tempo, mantenha seus dados sempre atualizados, adicionando sempre novas certificações e experiências.

Peça recomendações

Como o LinkedIn funciona como um currículo, o site acaba sendo uma das principais ferramentas de busca de candidatos pelos mais diferentes tipos de negócios. Por isso, é interessante inserir recomendações de experiências anteriores de trabalho e relatos de ex-colegas que conviveram com você no ambiente profissional.

Você também pode solicitar aos seus ex-chefes um resumo contando como você contribuiu para a empresa e quais eram as funções que desenvolvia. Esse fator é essencial, pois é por meio das recomendações que os recrutadores entendem melhor o seu perfil profissional, suas habilidades e competências.

Crie uma URL personalizada

Desde o início do uso do LinkedIn, é interessante criar uma URL personalizada para o seu perfil. Isso garante que você tenha um espaço exclusivo na rede social. Assim, fica muito mais simples de outros usuários encontrarem a sua página e de criar uma audiência.

Com o tempo, você pode compartilhar conteúdos de qualidade e que tenham relação com as atividades que pretende desenvolver ou que já atua. É fundamental que a sua página seja frequentemente atualizada, principalmente com materiais consistentes que agregam valor, como artigos, vídeos, notícias, entre outros.

Utilize os grupos a seu favor

Participar de grupos é uma das melhores formas de utilizar a rede social a favor do seu perfil. Estar nos grupos certos pode abrir uma série de oportunidades para a sua trajetória, além de ser um ambiente de discussão relevante para se desenvolver ainda mais na sua área de atuação.

O indicado é manter a participação sempre ativa, de preferência compartilhando conteúdos com outros membros e iniciando discussões. Uma grande vantagem de participar de grupos é que você pode monitorar quais são os principais especialistas do seu setor e como os profissionais têm atuado para se destacar em suas profissões.

Utilize as palavras-chave estrategicamente

Para otimizar ainda mais a sua página, é fundamental utilizar as palavras-chave de forma adequada e estratégica. Por meio delas, é possível aprimorar o resultado das buscas feitas pelos usuários, o que facilita que os empregadores encontrem o seu perfil, por exemplo.

As palavras-chave devem ser centrais, ou seja, devem expressar as ideias principais dos temas dos conteúdos compartilhados na sua página. Você pode, por exemplo, utilizar palavras que tenham relação com a sua carreira e funções de trabalho. Com isso, mais usuários terão acesso à sua página de forma rápida e fácil.

Agora que você já sabe como usar o LinkedIn para conseguir emprego, tente colocar em prática as nossas dicas para ter mais chances de conseguir uma boa oportunidade na plataforma e melhores resultados. Tenha em mente que é muito importante ser sincero nas informações compartilhadas, até porque as empresas podem checar os seus dados sempre que for necessário.

Gostou do conteúdo? Acredita que essas informações podem ajudar mais pessoas a se diferenciarem no mercado de trabalho? Então compartilhe o post nas redes sociais!