Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
Artigo

Como fazer um currículo online: 11 cuidados essenciais!

Artigo

Como fazer um currículo online: 11 cuidados essenciais!

O mundo é virtual, e está cada vez mais difícil negar essa realidade, até porque inúmeras tarefas do nosso dia a dia já foram automatizadas. Em relação ao mercado de trabalho, não é diferente. Por isso, decidimos reunir dicas essenciais para quem não sabe como fazer um currículo online.

Atualmente, em vez de distribuir papéis, a maioria das empresas e contratantes solicita o envio digital de documentos, como os currículos. Será que você está preparado para cumprir essa missão ou nunca fez isso antes? Acompanhe nossas dicas a seguir!

1. Encontre uma boa plataforma

Sua primeira tarefa é encontrar uma ferramenta para montar o seu currículo. Normalmente, os tradicionais editores de textos cumprem bem esse papel, mas também existem plataformas mais modernas que fazem esse serviço por você — isto é, basta inserir os seus dados e elas montam o formato do currículo.

Algumas das opções mais conhecidas da internet são: Easel.ly, Cvmaker e Meu Currículo Perfeito. Porém, o intuito é achar aquela que seja mais prática para você e atenda às suas necessidades.

Na hora de buscar esse recurso, vale incluir a pesquisa de sites para divulgação do seu material que sejam confiáveis e direcionados à área que você pretende seguir. Esse é um dos benefícios do currículo online, pois evita que você tenha que distribuir fisicamente tantos exemplares e garante maior agilidade.

Além disso, você pode mandar o currículo por e-mail para as empresas que desejar ou anexar o documento no site delas. Para quem não sabe, o segredo é ter uma versão em PDF — que não é possível modificar.

2. Pense na criação do seu perfil

Depois de encontrar os seus recursos digitais preferidos, comece a pensar na criação do seu perfil. Como o ideal é ser objetivo e certeiro, essa etapa requer bastante cuidado para que você disponibilize apenas informações que sejam realmente relevantes.

Sobrecarregar o seu perfil de referências não significa que você vai aumentar as suas chances de conquistar uma vaga. Ao contrário, os recrutadores tendem a observar a sua capacidade de descrever os dados que são essenciais. Ou seja, ser prolixo não é uma boa ideia.

Ainda que você tenha uma carreira extensa e muito a dizer, procure não ultrapassar duas páginas de conteúdo, para não ficar cansativo.

Sendo assim, reflita sobre os pontos mais importantes da sua trajetória e personalidade. Você deve abranger tópicos como: informações pessoais, formação, experiência profissional, habilidades e atividades extras. Lembre-se de ser verdadeiro o tempo todo e fugir das falsas expectativas.

3. Considere o layout e a formatação

A não ser que você pertença a uma área extremamente criativa, como design, moda, fotografia e afins, a simplicidade é o melhor caminho a seguir. Isso é o mesmo que dizer que, se não for preciso demonstrar os seus talentos em uma espécie de portfólio para impressionar as pessoas, não se preocupe em ser tradicional — o que importa é transmitir as informações.

Na dúvida, opte por um layout de currículo básico simples e objetivo, diagramado em uma página tamanho A4 (padrão brasileiro) e sem tantos recursos visuais. O mais usual é destacar títulos pelo tamanho ou tipo da fonte, que pode ser Times New Roman número 12. Uma das vantagens de utilizar plataformas que montam os currículos online é não ter que se preocupar tanto com isso.

Quem não quiser utilizar uma plataforma para fazer um currículo online consegue encontrar na internet uma infinidade de modelos que podem ser utilizados como inspiração para o documento. Independentemente de sua escolha, as informações devem ser bem organizadas para passar a informação certa aos recrutadores.

4. Estruture bem as informações

Falando em informações organizadas, saiba que existe uma maneira certa para fazer um currículo online eficiente e chamar a atenção dos recrutadores. O ideal é começar incluindo seus dados básicos no cabeçalho, como nome, e-mail e outros contatos pessoais. Após, recomendamos que separe as informações, de modo conciso, da seguinte forma:

  • Objetivo
  • Formação
  • Experiência
  • Habilidades
  • Idiomas
  • Outras atividades
  • Referências

5. Use palavras-chave

Uma das diferenças de ter o seu perfil divulgado na rede é precisar entender como essa busca virtual funciona. Os famosos algoritmos são os responsáveis por ranquear informações de diferentes maneiras e, assim, colocar os currículos de algumas pessoas na frente de outras.

É como usar as hashtags (#) para reunir posts sobre assuntos semelhantes. Quando você faz uma busca por um tema específico, já é direcionado a todos aqueles que incluíram a hashtag na sua publicação.

Logo, o uso correto das palavras-chave pode ser um diferencial para que você seja encontrado. De acordo com os seus objetivos, insira termos relacionados aos cargos que pretende ocupar e atividades que deseja desempenhar. Então, o seu nome deve aparecer quando algum recrutador fizer a busca pela sua área de atuação.

6. Revise a linguagem

Muita gente tem a impressão de que a internet tornou as coisas mais informais. Apesar de isso ser uma verdade em vários aspectos, ainda existem muitas situações que requerem um pouco de formalidade.

Não escrevemos mais tantas cartas ou telegramas como antes, cheios de requinte e frases bem elaboradas. As redes sociais e os aplicativos de troca de mensagens simplificaram a comunicação. Contudo, precisamos ter a consciência de que cada contexto tem as suas exigências. O linguajar virtual funciona para determinados objetivos e para outros não.

Fazer um currículo online é um dos casos que demanda atenção com a linguagem e com os possíveis erros que podem comprometer a sua imagem profissional — e, consequentemente, colocar em risco as suas oportunidades. Portanto, faça uma revisão minuciosa de todo o conteúdo e, se achar necessário, peça a ajuda de um especialista antes de disparar os envios.

7. Mantenha o currículo online sempre atualizado

Esse é um cuidado essencial que ainda passa despercebido por muitas pessoas. A atualização do currículo é muito importante, pois existem vários detalhes que fazem diferença para um processo seletivo. Por exemplo, se você concluiu um curso, foi desligado de um emprego ou mudou de endereço recentemente.

Para evitar essa falha, crie o compromisso de rever periodicamente o seu documento ou fique atento a cada novidade que acontece na sua vida para considerar se ela deve fazer parte dele.

Aliás, como a busca por capacitação constante ajuda a formar profissionais diferenciados, o esperado é que você tenha sempre que incluir novos dados no seu perfil — sem se esquecer da recomendação de não ser prolixo.

8. Preze pela sinceridade

Incluir no currículo experiências e habilidades que você não tem não é uma boa ideia em nenhuma circunstância. Saiba que esse tipo de atitude pode colocar você em uma saia justa com recrutadores e, ainda, prejudicar a sua imagem como profissional no mercado de trabalho. Assim, é essencial elaborar o documento com informações verdadeiras para evitar constrangimentos, tudo bem?

9. Informe as experiências em ordem decrescente

Descreva as experiências em ordem decrescente, colocando as mais recentes primeiro e as mais antigas por último. Essas informações são essenciais na hora de elaborar um currículo online, portanto, devem ser especificadas de maneira sucinta, com no máximo duas frases, para que o recrutador conheça as responsabilidades que você assumiu.

10. Resuma suas qualificações

Falamos acima sobre a estrutura ideal do currículo, você se lembra? Saiba que, além de elaborar os tópicos que mencionamos, é possível incluir um resumo de suas qualificações no documento para facilitar o trabalho dos recrutadores e resumir seus talentos e habilidades.

Esse resumo, normalmente incluído entre os dados pessoais e os objetivos do profissional, deve ter entre 101 e 500 caracteres. Ao escrevê-lo, faça uma síntese de suas principais aptidões e conhecimentos, além dos pontos fortes que tornam você o profissional certo para a vaga que gostaria de assumir. Ah, não se esqueça de incluir as palavras-chaves, afinal, elas ajudam você a ser encontrado pelas empresas.

11. Tenha cuidado com fotos e outros recursos gráficos

Fotografias e outros recursos gráficos devem ser evitados no currículo online. Como falamos, existem exceções, mas, de modo geral, é sempre preferível escolher um modelo mais simples, sem excesso de cores, bordas ou outros elementos utilizados para enfeitar o documento.

Algumas empresas podem solicitar um currículo online com foto. Nesse caso, recomendamos que evite selfies e outras fotos que estejam em desacordo com a imagem que espera passar. Imagine apresentar um currículo com uma fotografia sua na praia e com seu traje de banho predileto? Dificilmente você seria levado a sério por recrutadores se optasse por esse caminho. Por isso, utilize uma imagem simples, com boa iluminação e que transmita seu lado mais profissional.

Enfim, não há uma fórmula pronta de como fazer um currículo online, e você pode desfrutar da liberdade de criar a sua própria apresentação do jeito que preferir, principalmente para tentar se destacar em uma seleção. Mesmo assim, tente aproveitar essas dicas para conseguir um bom resultado e lembre-se de prezar sempre pela objetividade das informações, independentemente do modelo escolhido.

Agora que você já sabe como fazer um currículo online, aproveite a visita em nosso blog para descobrir como conseguir experiência profissional na área que deseja!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.