Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Afinal, qual é a importância do perfil do LinkedIn para a carreira?

Mercado

Afinal, qual é a importância do perfil do LinkedIn para a carreira?

Para os estudantes que estão entrando no mercado de trabalho, ter um perfil do LinkedIn é uma peça-chave no início de uma trajetória profissional exemplar. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, essa rede social ganhou uma grande importância na escolha de estagiários e de profissionais recém-formados.

Muitas empresas avaliam as informações dos candidatos por meio das mídias sociais. Esse fator mostra como é positivo ter um cuidado especial com o que é publicado no LinkedIn, plataforma adequada para a apresentação do currículo no formato digital.

Neste post, vamos destacar como utilizar essa rede social para ter um maior nível de empregabilidade. Confira!

Entenda por que é relevante criar um perfil do LinkedIn

Se você ainda não apostou nessa mídia social, é bom ficar atento às razões pelas quais se justifica o investimento nela. Pensando nisso, vamos apresentar aspectos que favorecem o perfil do LinkedIn a ser uma excelente alternativa para estudantes e recém-formados. Acompanhe!

Ter mais visibilidade

Quem não trabalha sua presença digital, não atrai o interesse dos empregadores. Por isso é válido estar presente nessa rede social, mas da maneira correta. Em outras palavras, não basta criar um perfil do LinkedIn, é preciso apresentar informações reais que mostrem as suas habilidades e qualificações com clareza.

Inclusive, jamais cometa o erro de relatar capacitações que você não tem. A transparência e a honestidade são fatores considerados pelos recrutadores. Portanto, foque nas suas experiências reais e mantenha seu perfil ativo na rede para ter mais visibilidade.

Ficar informado sobre as oportunidades de emprego

Estar com o perfil atualizado é um ponto positivo, mas é somente o começo de uma longa caminhada para aproveitar as vantagens oferecidas por essa mídia social.

Um dos grandes benefícios de LinkedIn é receber ofertas de emprego relacionadas ao seu interesse profissional na região onde vive. São informações que nem sempre são publicadas em outras redes sociais ou em veículos de comunicação.

Receber uma oportunidade de estágio ou emprego antes de alguns concorrentes é uma vantagem que merece ser considerada. O perfil do LinkedIn oferece essa vantagem para os usuários assíduos da mídia social.

Fazer networking com estudantes e profissionais

O LinkedIn é bem mais amplo do que um balcão de empregos na Internet. É a ferramenta ideal para acompanhar as principais tendências do segmento no qual prioriza atuar profissionalmente.

Profissionais de renome em diversas áreas publicam artigos e posts nessa rede social, para apresentar a opinião sobre aspectos importantes em uma determinada carreira. Acompanhar essas publicações vai ajudar você a observar o que pode ser aprimorado, de modo a elevar seu nível de empregabilidade.

O perfil do LinkedIn também permite participar de grupos de discussão, nos quais é possível ter um contato mais próximo com estudantes e profissionais que reúnem anos de experiência no mercado.

Ampliar a rede de contatos profissionais ajudará não apenas a identificar capacitações interessantes, mas também a ser lembrado para participar de processos seletivos em empresas.

Aumentar as chances de conseguir um emprego ou estágio

Um bom networking aumentará suas possibilidades de seleção para ocupar uma vaga de estágio ou emprego. Por exemplo, digamos que você está fazendo Jornalismo e interagiu com um assessor de comunicação de uma empresa de grande porte no LinkedIn.

Então, esse profissional ficou interessado em conversar com você pessoalmente e o chamou para uma entrevista. Dependendo da sua performance, é possível que seja contratado e inicie um estágio na empresa. É um exemplo simples de como um bom perfil no LinkedIn pode fazer uma grande diferença em sua carreira.

Veja como estruturar o perfil na rede

Há muitas vantagens de investir nessa ferramenta, mas é preciso adotar critérios para utilizá-la com inteligência. Por esse motivo, vamos dar dicas de como um perfil do LinkedIn pode ser atraente para os recrutadores.

Atualize o perfil periodicamente

Se você deseja causar uma boa impressão, o primeiro passo é sempre manter o perfil atualizado. Mesmo que tenha concluído um curso mais simples, procure mencioná-lo no seu histórico de capacitações.

Mostrar que tem preocupação com os dados no LinkedIn é uma medida positiva, porque prova a sua vontade de chamar a atenção dos recrutadores e de participar de processos seletivos. Também é recomendado atentar às informações de contato, devendo mantê-las sempre atualizadas para ser localizado facilmente.

Use uma foto adequada

Pode parecer mentira, mas algumas pessoas não atualizam a foto no perfil do LinkedIn. Para quem é profissional há mais de 20 anos, não faz sentido colocar uma imagem da época na qual era universitário, concorda? É um aspecto que deve ser observado por quem tem interesse em investir nessa rede social.

Use uma imagem capaz de demonstrar comprometimento e maturidade para enfrentar desafios. O mundo corporativo quer pessoas engajadas com as metas. Por isso, a foto no perfil precisa demonstrar a personalidade e as características da pessoa, como seriedade e profissionalismo, e se adequar aos seus objetivos.

Elabore um bom resumo

Mostre as suas habilidades com clareza. A recomendação é fazer um resumo apontando as principais realizações e os fatores que o tornam ideal para assumir a função pretendida e se destacar no mercado de trabalho.

Um bom texto chama a atenção dos recrutadores. Infelizmente, muitos candidatos, por falta de conhecimento da Língua Portuguesa, perdem boas oportunidades de estágio ou de trabalho. Mostrar capacidade de síntese e clareza é uma excelente forma de convencer os recrutadores a chamar você para uma entrevista.

Se tiver dificuldades para elaborar o texto, peça ajuda de pessoas da sua confiança. Elas podem orientá-lo sobre como o conteúdo pode ser feito. Pedir apoio é uma maneira de não apenas mostrar humildade, mas também vontade de aprender. Inclusive, você pode até pedir recomendações para aumentar sua autoridade em determinadas habilidades.

A busca pela melhoria contínua e o planejamento de carreira devem fazer parte da rotina de qualquer profissional, independentemente da posição ocupada em uma corporação. Tenha em mente que o aprendizado é algo constante, por isso é importante manter seu perfil do LinkedIn atualizado com suas experiências e suas certificações na área.

Se você está querendo se qualificar, aproveite e fique informado sobre as habilidades profissionais mais importantes do momento. Obter informações valiosas é um passo importante para evoluir.

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.