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Qual é a importância e como descobrir seu perfil profissional?

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Qual é a importância e como descobrir seu perfil profissional?

O perfil profissional é o conjunto de características gerais de uma pessoa. São habilidades e competências que influenciam nos hábitos de trabalho e nas decisões que são tomadas durante a carreira.

Algumas características predominantes facilitam o entendimento de que a pessoa tem facilidade em algumas atribuições profissionais. Desse modo, é possível encontrar funções e empregos que se encaixam de forma natural nesse conjunto de características, potencializando as oportunidades.

Neste artigo, entenderemos a importância de conhecer o perfil profissional e os principais tipos existentes. Além disso, mostraremos como você pode descobrir o seu. Leia o texto e aproveite as sugestões!

Por que é importante conhecer o perfil profissional?

Existem diversas opções dentro de uma carreira, por isso, conhecer o perfil profissional é uma forma de enxergar quais as melhores oportunidades para o seu desenvolvimento. Confira alguns benefícios que essa percepção oferece!

Melhora o direcionamento de carreira

Quando você compreende qual é o seu perfil profissional, se torna mais fácil procurar oportunidade no mercado de trabalho de acordo com suas características principais. Além disso, conhecer suas habilidades mais relevantes contribui no relacionamento com seus colegas, na execução de tarefas diárias e na construção de um plano de carreira sólido.

Possibilita conquistar melhores oportunidades de emprego

A pessoa que sabe realmente o que quer é capaz de se preparar de forma diferenciada, estando pronto para se destacar no mercado de trabalho. Desse modo, ao considerar seus pontos fortes e características principais, você aumenta a chances de conquistar melhores oportunidades de emprego.

Quais são os principais tipos de perfis profissionais?

Para que você tenha uma ideia sobre os diferentes estilos, mostraremos os principais tipos de perfis profissionais. Eles ficaram famosos pelo teste DISC — Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Complacência (C), que é usado como referência nessa área. Confira!

Comunicador

Como o próprio nome indica, esse perfil está ligado com a habilidade da comunicação. O comunicador consegue transmitir as mensagens com clareza e simplicidade, de modo que os outros compreendam.

Esses profissionais são ótimos para desempenhar trabalhos em equipe e participar de projetos que envolvam mudanças constantes. Pessoas com essa característica em destaque costumam ter alto poder de persuasão, capacidade para motivar colegas e contribuir com um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

Analítico

O estilo analítico reúne profissionais que são capazes de prestar atenção em pequenas coisas, são muito atenciosos e, em alguns casos, perfeccionistas. Por gostarem de análises, sabem avaliar riscos e problemas com maestria.

De modo geral, são preocupados com o planejamento e se mostram apegados aos detalhes. O processo de tomada de decisão é feito depois de analisar com cuidado os diferentes cenários e as possíveis consequências. O senso crítico também está presente, inclusive com seu próprio trabalho.

Planejador

O planejador também é alguém que se preocupa com detalhes e tem a organização como prioridade. De modo geral, gosta mais de rotinas e mantém nodo o trabalho planeja, pois acredita que isso gera uma execução mais tranquila e fluída.

As pessoas que se destacam nessa área refletem muito sobre as ideias antes de colocá-las em prática. Desse modo, só se sentem confortáveis e seguras para exercê-las quando os riscos são quase nulos e as chances de sucesso se mostram altas. Esses profissionais preferem estabilidade e são ótimos com planejamento e controle. Por essas características, possuem visão estratégica.

Executor

O executor é praticamente o oposto do planejador, pois gosta de tirar as ideias do papel. São marcados pela facilidade em agir, determinação e proatividade. Sendo assim, essa categoria reúne profissionais que não têm medo de assumir riscos e se aventurar em novas experiências.

A praticidade é outro destaque, além de não colocarem impedimentos para a realização de tarefas. Há uma certa dificuldade em planejar as ações, pois preferem resolver os problemas quando eles de fato aparecem.

Como identificar o seu perfil profissional?

Agora, que você tem um panorama do que é o perfil profissional e os principais tipos existentes, é hora de saber como identificar o seu. Confira nossas dicas!

Exercite o autoconhecimento para entender suas habilidades

O autoconhecimento é essencial para o sucesso profissional e pessoal. É importante separar momentos para se conhecer, identificar seus gostos e preferências e entender quais habilidades se destacam e quais precisam ser desenvolvidas.

Descubra que tipo de função você tem vontade de fazer, se quer ser um líder, se deseja um crescimento rápido na carreira, entre outros aspectos. Esse autoconhecimento trará uma boa perspectiva sobre o que você gosta e quais habilidades que contribuem de forma significativa para a sua carreira.

Realize testes comportamentais

Alguns testes comportamentais ajudam a medir o perfil profissional. Neles, você deve responder a um questionário sobre opiniões, comportamentos ou hábitos, recebendo um resultado conforme sua aproximação com determinada categoria.

O ideal é realizar vários testes, que podem ser encontrados online, buscando pontos em comum. Um dos mais conhecidos é o teste DISC — Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Complacência (C) — que avalia o perfil de uma pessoa dentro do ambiente corporativo, explorando potencialidades e identificando pontos que necessitam de melhoria.

Além do DISC, existem outros testes capazes de trazer informações importantes sobre suas características e habilidades, como eneagrama e o teste dos quatro perfis básicos. Essas são ferramentas que facilitarão a compreensão do seu potencial, contribuindo para direcionar a sua carreira.

Busque feedbacks

É possível procurar feedbacks com seus colegas de trabalho, de faculdade ou outras pessoas que tenham participado de atividades e projetos com você. A opinião externa é útil para enxergar habilidades e características que não são percebidas, ou subestimadas em sua autoanálise.

Um olhar externo também é uma forma de encontrar competências que são importantes para a sua área, mas que ainda não fazem parte do seu repertório. Essa é uma oportunidade de buscar aprimorar esses quesitos e se tornar um profissional mais completo.

Neste artigo, mostramos brevemente a importância de descobrir seu perfil profissional e como isso é feito. Essa é uma maneira de se posicionar com mais precisão no mercado de trabalho e desenvolver suas habilidades de acordo com as oportunidades que você deseja. Desse modo, será mais fácil conquistar uma carreira bem-sucedida e trabalhar com aquilo que é do seu agrado.

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