Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Qual é a importância e como descobrir seu perfil profissional?

Artigo

Qual é a importância e como descobrir seu perfil profissional?

O perfil profissional é o conjunto de características gerais de uma pessoa. São habilidades e competências que influenciam nos hábitos de trabalho e nas decisões que são tomadas durante a carreira.

Algumas características predominantes facilitam o entendimento de que a pessoa tem facilidade em algumas atribuições profissionais. Desse modo, é possível encontrar funções e empregos que se encaixam de forma natural nesse conjunto de características, potencializando as oportunidades.

Neste artigo, entenderemos a importância de conhecer o perfil profissional e os principais tipos existentes. Além disso, mostraremos como você pode descobrir o seu. Leia o texto e aproveite as sugestões!

Por que é importante conhecer o perfil profissional?

Existem diversas opções dentro de uma carreira, por isso, conhecer o perfil profissional é uma forma de enxergar quais as melhores oportunidades para o seu desenvolvimento. Confira alguns benefícios que essa percepção oferece!

Melhora o direcionamento de carreira

Quando você compreende qual é o seu perfil profissional, se torna mais fácil procurar oportunidades no mercado de trabalho de acordo com suas características principais.

Entre outras questões, esse autoconhecimento permite que você persiga seus sonhos confiando mais na sua capacidade e não se desvie do caminho pretendido, logo, a construção de um plano de carreira sólido é favorecida.

Além disso, no próprio trabalho, conhecer suas habilidades técnicas e socioemocionais mais relevantes contribui para o relacionamento com seus colegas, a execução de tarefas diárias e o caminho que deseja cumprir dentro da empresa.

Ajuda a encontrar uma vaga adequada ao seu perfil

Um dos maiores problemas que as empresas enfrentam é a contratação de profissionais que não se aderem ao perfil da empresa ― algo que não foi percebido durante as entrevistas ―, o que acaba gerando prejuízos para ambas as partes.

Para evitar que acabe caindo em um posto de trabalho que não tem nada a ver com você, compreender seu perfil profissional ajuda a realizar uma leitura crítica na hora da busca por uma vaga adequada ao seu estilo pessoal no trabalho.

Dessa maneira, você chegará ao processo seletivo com mais convicção sobre suas características e terá mais condições de se destacar para a vaga pretendida.

Possibilita conquistar melhores oportunidades de emprego

A pessoa que sabe realmente o que quer é capaz de se preparar de forma diferenciada e, assim, se destacar no mercado de trabalho. Como as empresas estão cientes de que a rotatividade de profissionais está cada vez mais frequente ― o conhecido turn over ―, não querem arriscar contratar alguém que vá se demitir em breve ou poderá ser desligado da organização.

Então, elas procuram um conjunto de características pessoais (chamadas soft skills) que vão além do currículo. Desse modo, ao considerar seus pontos fortes e características principais, você pode conquistar mais competitividade e aumentar as chances de conquistar melhores oportunidades de emprego.

Cria maior senso de pertencimento no trabalho escolhido

O sentimento de rejeição ou falta de pertencimento ao trabalho é um fator capaz de gerar desmotivação em um colaborador. Pensando nisso, conhecer seu perfil profissional permite que você conquiste mais autoconfiança em suas funções, uma vez que terá honestidade consigo e seus pares quanto a quais delas poderiam ser desempenhadas por você de maneira mais sólida ― por exemplo, trabalhar no backstage ou lidar com clientes.

Além disso, esse autoconhecimento permite que você desenvolva habilidades socioemocionais que, porventura, estejam atrapalhando seu bom desempenho ou criem incômodos em você e na equipe.

Possibilita aperfeiçoar-se em cursos que se destacam em seu perfil

Se você pensar em sua educação continuada, por meio de cursos livres de atualização profissional e pós-graduação, ou até uma segunda graduação, o conhecimento sobre seu perfil profissional pode ajudar muito na escolha das atividades mais adequadas ao que você precisa no momento.

Um exemplo são cursos voltados a liderança e empreendedorismo, que promovem conhecimentos importantes para consolidar o crescimento de empresas, times de trabalho e a própria vida profissional de quem os realiza.

Facilita a autorrealização pessoal e profissional

Como você viu, o autoconhecimento sobre seu perfil profissional possibilita maior consciência de onde deseja chegar. Com isso, suas escolhas tenderão a ser muito mais claras, evitando que você tome decisões equivocadas, baseando-se em situações distorcidas como “foi a vaga que apareceu” ou “o ambiente não é muito bom, mas o salário vale a pena”.

Saiba que uma pessoa autorrealizada é aquela que consegue reunir os objetivos de carreira, salário, posição social e, principalmente, felicidade e bem-estar. Por esse motivo, você precisa sentir o estado de plenitude ao conduzir sua carreira.

Quais são os principais tipos de perfis profissionais?

Para que você tenha uma ideia sobre os diferentes estilos, mostraremos os principais tipos de perfis profissionais. Eles ficaram famosos pelo teste DISC — Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Complacência (C), usados como referência nessa área. Confira!

Comunicador

Como o próprio nome indica, esse perfil está ligado à habilidade de realizar uma comunicação de maneira clara, direta e com simplicidade, para que todas as pessoas compreendam.

Esses profissionais são ótimos para realizar atividades em equipe e integrar projetos de inovação. Pessoas com essa característica em destaque costumam ter alto poder de persuasão, capacidade para motivar colegas e contribuir com um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

Analítico

O estilo analítico reúne profissionais que são capazes de prestar atenção em pequenas coisas, são muito atenciosos e, em alguns casos, perfeccionistas. Por gostarem de análises, sabem avaliar riscos e problemas com maestria.

De modo geral, são preocupados com o planejamento e se mostram apegados aos detalhes. O processo de tomada de decisão é feito depois de analisar com cuidado os diferentes cenários e as possíveis consequências. O senso crítico também está presente, inclusive com seu próprio trabalho.

Planejador

O planejador também é alguém que se preocupa com detalhes e tem a organização como prioridade. De modo geral, gosta mais de rotinas e mantém seu trabalho planejado, pois acredita que isso gera uma execução mais tranquila e fluída.

As pessoas com ênfase nesse perfil têm a característica de refletir bastante sobre qualquer ideia. Por essa razão, só sentem conforto e segurança para colocar qualquer coisa em prática quando concluem que há pouquíssimos riscos e altas chances de sucesso. Logo, isso lhes dá uma excelente visão estratégica, o que favorece a atuação em cargos de planejamento e controle.

Executor

O executor é praticamente o oposto do planejador, pois gosta de tirar as ideias do papel. São marcados pela facilidade em agir, determinação e proatividade. Sendo assim, essa categoria reúne profissionais que não têm medo de assumir riscos e se aventurar em novas experiências.

A praticidade é outro destaque, além de não colocarem impedimentos para a realização de tarefas. Há uma certa dificuldade em planejar as ações, pois preferem resolver os problemas quando eles de fato aparecem.

https://conteudos.faculdadearnaldo.com.br/administracao-mercado-profissional

Como reconhecer seu perfil profissional?

Agora, que você tem um panorama do que é o perfil profissional e os principais tipos existentes, é hora de saber como identificar o seu. Confira nossas dicas!

Exercite o autoconhecimento para entender suas habilidades

O autoconhecimento é essencial para o sucesso profissional e pessoal. É importante separar momentos para se conhecer, identificar seus gostos, preferências, entender quais habilidades se destacam e quais precisam ser desenvolvidas.

Descubra que tipo de função você tem vontade de fazer, se quer ser um líder, se deseja um crescimento rápido na carreira, entre outros aspectos. Esse autoconhecimento trará uma boa perspectiva sobre o que você gosta e quais habilidades que contribuem de forma significativa para a sua carreira.

Realize testes comportamentais

Alguns testes comportamentais ajudam a mensurar o perfil profissional. Neles, você preencher um questionário sobre comportamentos, hábitos e opiniões, por meio do qual receberá um resultado coerente com as características de cada categoria.

O ideal é realizar vários testes, que podem ser encontrados na internet. Um dos mais conhecidos é o teste DISC, que avalia o perfil de uma pessoa dentro do ambiente corporativo, explorando potencialidades e identificando pontos que necessitam de melhoria.

Além do DISC, existem outros testes capazes de trazer informações importantes sobre suas características e habilidades, como eneagrama e o teste dos quatro perfis básicos. Essas são ferramentas que facilitarão a compreensão do seu potencial, contribuindo para direcionar a sua carreira.

Busque feedbacks

É possível procurar feedbacks com seus colegas de trabalho, de faculdade ou outras pessoas que tenham participado de atividades e projetos com você. A opinião externa é útil para enxergar habilidades e características que não são percebidas, ou subestimadas em sua autoanálise.

Um olhar externo também é uma forma de encontrar competências que são importantes para a sua área, mas que ainda não fazem parte do seu repertório. Essa é uma oportunidade de buscar aprimorar esses quesitos e se tornar um profissional mais completo.

Neste artigo, mostramos a importância de você descobrir seu perfil profissional e como isso é feito. Se está buscando dar um novo rumo à sua carreira ou melhorar sua competitividade, saiba que aumentar seu autoconhecimento nesse sentido é uma maneira de se posicionar com mais precisão no mercado de trabalho e desenvolver suas habilidades de acordo com as oportunidades que você deseja.

Desse modo, será mais fácil conquistar uma carreira bem-sucedida e crescer profissionalmente, a ponto de se tornar uma referência em sua área de atuação.

O que você achou das dicas que trouxemos sobre perfil profissional? Divida conosco suas impressões deixando um comentário no espaço aqui embaixo!

Mais do nosso blog

Posts relacionados

Artigo

Núcleo de Práticas Jurídicas: qual a importância para o futuro advogado?

Descubra por que o Núcleo de Práticas Jurídicas é indispensável para a formação do advogado!Sem dúvidas, a preparação do aluno de Direito depende de experiências teóricas e práticas que permitam entender a aplicabilidade do conhecimento acadêmico. Nesse sentido, o Núcleo de Práticas Jurídicas é fundamental nas instituições de ensino, uma vez que permite ao estudante ter uma experiência profissional prévia à formação. Mas, afinal, que atividades o núcleo desenvolve para ser considerado importante? Pensando em esclarecer essa e outras dúvidas, elencamos para você alguns tópicos explicativos sobre o tema. Não deixe de conferir! O que é um Núcleo de Práticas Jurídicas? Núcleo de Práticas Jurídicas ou NPJ, como também costuma ser conhecido, é uma organização interna das instituições que se dedicam ao ensino jurídico. Seu principal objetivo é permitir que o aluno consiga compreender o trabalho normalmente atribuído a um advogado. Para ficar mais claro, essa organização poderia ser equiparada a um estágio no qual, necessariamente, os que vão estudar Direito precisam passar antes de se formar. Afinal, as atividades desenvolvidas nele são extremamente importantes na preparação para o mercado de trabalho e na aplicação de conceitos teóricos no dia a dia da profissão. Quais são as atividades desenvolvidas? Agora que você já sabe o que é e quais os objetivos do Núcleo de Práticas Jurídicas, vale conferir as atividades que poderão ser desenvolvidas em conjunto com professores nessa organização vinculada à faculdade. Primeiramente, é importante esclarecer que o núcleo atua tanto em casos hipotéticos e fictícios, como júri simulado, quanto em casos reais. Entre as atividades que podem ser realizadas estão o desenvolvimento de peças processuais, a realização de arbitragens e conciliação e a atuação em audiências e sessões. É necessário destacar que todas as ações são supervisionadas por profissionais para uma melhor experiência formativa sem qualquer prejuízo do cliente, a exemplo dos processos reais. Qual a sua importância formativa? Como visto, o Núcleo de Práticas Jurídicas é, em geral, o primeiro contato que o estudante tem com a prática da advocacia. Afinal, mesmo aqueles que fazem estágio em escritórios ou empresas fora da faculdade, costumam atuar em atividades menos complexas e mais periféricas. Além disso, fora dos muros da instituição o aluno não conta com o suporte dos professores. Desse modo, trata-se de uma grande oportunidade para dar os primeiros passos rumo ao futuro profissional, com a segurança da orientação do corpo docente para os pontos de melhoria. Outra relevância do núcleo para o futuro advogado é a possibilidade de identificação profissional. Por meio de atividades fictícias e reais, é possível ter um direcionamento e descobrir quais áreas do Direito mais despertam interesse. Sem dúvidas, o Núcleo de Práticas Jurídicas é de grande importância para a formação do acadêmico de Direito. Além de fazê-lo se destacar no mercado de trabalho, as atividades nele desenvolvidas também despertam a responsabilidade social, uma vez que contribuem para a defesa dos direitos da comunidade envolvida. Nesse sentido, é fundamental optar sempre por uma faculdade que mantenha essa estrutura pedagógica. E aí? Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter e ficar por dentro de mais artigos como este!

Publicado em
10/6/21
por
Faculdade Arnaldo
Artigo

Você sabe o que é uma empresa júnior? Entenda!

Saiba quais são os objetivos da empresa júnior e qual sua importância para o aprendizado. Leia no post!

Publicado em
8/6/21
por
Faculdade Arnaldo
Artigo

Bacharel para licenciados: as possibilidades de uma segunda graduação

Saiba quais são as maiores vantagens em cursar uma nova graduação. Confira no post!

Publicado em
3/6/21
por
Faculdade Arnaldo
Veja todos os posts
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.