Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Passo a passo: veja como mudar de carreira e conseguir a realização

Emprego

Passo a passo: veja como mudar de carreira e conseguir a realização

Nem sempre a profissão e o trabalho de uma pessoa estão de acordo com os sonhos e ambições pessoais. É normal se desapontar com um emprego e suas atividades, já que normalmente a escolha do futuro é feita enquanto jovem. Passado algum tempo, pode acontecer de você pensar em como mudar de carreira.

Alguns motivos ajudam a explicar essa vontade, como a insatisfação com a ocupação ou a falta de trabalho. O mercado está cada vez mais competitivo e algumas atividades estão perdendo espaço, tornando a vida complicada para quem atua nessas áreas.

Por isso, é importante encarar as mudanças e buscar uma forma de estar contente e realizado com a sua profissão. Pensando nisso, vamos mostrar alguns passos que devem ser seguidos por quem busca uma mudança na carreira. Acompanhe a leitura!

Saiba como mudar de carreira em alguns passos

As dicas para mudar de carreira não precisam seguir uma ordem, porém, é importante analisar todas as questões que serão citadas na sequência. Elas darão mais segurança para a mudança e direcionarão a sua escolha de uma nova atividade, pensando sempre no sucesso e na satisfação pessoal. Confira!

Planeje-se

A mudança não pode acontecer sem um planejamento. É necessário que você esteja preparado financeiramente, que saiba qual deve ser a sua nova profissão, além do caminho que será trilhado. Portanto, não é prudente largar tudo de uma hora para outra, sem ter esses pontos definidos e com um futuro totalmente incerto.

Faça um planejamento para trocar de carreira depois de determinado tempo, pois isso contribui para que as ideias amadureçam na sua cabeça. Durante esse período, é possível direcionar os próximos passos, procurar uma especialização, guardar dinheiro e encontrar o que você gosta de fazer, facilitando a transição para um novo emprego.

Conheça seus gostos

Se a intenção é mudar, é fundamental conhecer seus gostos e habilidades. Essa compreensão ajuda a direcionar a procura por uma nova colocação, considerando os seus pontos fortes e a afinidades com determinadas áreas. Além disso, já que você está buscando uma nova oportunidade, procure fazer o que realmente traz prazer e satisfação.

Então, analise quais tarefas você faz com facilidade e que podem ser aproveitadas em uma nova profissão. Além disso, descubra os assuntos que mais chamam a sua atenção e que aumentariam a sua motivação para trabalhar. Essa percepção é fundamental para o sucesso na nova escolha e dá mais confiança para iniciar a mudança.

Tenha uma reserva financeira

A formação em uma nova área e a recolocação profissional não acontecem de uma hora para outra; é preciso tempo e paciência. Também é de suma importância estar preparado financeiramente para superar esse processo sem correr muitos riscos. Se possível, tente conciliar o seu emprego atual até conseguir uma oportunidade que valha a pena.

Nesse período, alguns investimentos devem ser feitos em qualificação e estudos, o que pode comprometer o seu orçamento, além de mudar o padrão de vida. Portanto, tente separar uma reserva financeira que permita que você consiga viver sem sustos até encontrar uma nova posição.

Faça uma avaliação do mercado

Antes partir para uma nova experiência, também é necessário avaliar o mercado de trabalho. Compreenda todas as chances reais que o novo setor pode lhe render, pois não adianta apenas gostar de determinada área — é preciso saber o que ela tem para oferecer.

Talvez o motivo da mudança seja a falta de serviço na área de atuação, então, é prudente descobrir se o novo de fato oferece oportunidades melhores. Busque uma colocação que permita encontrar um novo emprego em curto prazo e que possibilite o crescimento na profissão.

Faça uma boa pesquisa para entender as necessidades do mercado de trabalho, o que está em alta, quais setores são mais promissores, quais habilidades são mais requisitadas e o que está em crescimento.

Invista em uma segunda graduação

A segunda graduação é uma oportunidade de adquirir conhecimentos fundamentais para a sua nova área de atuação e de colocar o seu nome no mercado. Em alguns casos a mudança não exige um novo curso superior, porém, dependendo da sua escolha a formação será um requisito importante.

Você até pode conseguir oportunidades sem um conhecimento específico no ramo, porém, elas serão limitadas. Quando o candidato tem a graduação correta, é possível alcançar cargos mais altos e que farão valer a pena o investimento.

Especialize-se na carreira escolhida

Para alcançar o sucesso em qualquer ramo de trabalho é necessário ser um especialista. Então, busque um curso livre, uma pós-graduação ou outra forma de adquirir conhecimento teórico e prático sobre a profissão. As empresas valorizam os colaboradores que buscam atualização e crescimento constantemente.

A mudança na carreira pode não ser tão radical também, o que permite buscar uma pós-graduação que trará os conhecimentos necessários para a área específica que você está buscando. As melhores oportunidades são dadas para quem está mais preparado, então, todo esforço e dedicação para se tornar um profissional de qualidade são válidos.

Busque ajuda profissional

A compreensão sobre essa fase da vida pode ser complicada, por isso busque ajuda profissional para identificar os motivos da sua insatisfação e o que deve ser melhorado. O auxílio é fundamental, pois a insatisfação pode não estar ligada à carreira, mas ao seu emprego atual ou até mesmo frustrações pessoais.

É possível recorrer a um psicólogo, que trabalhará os aspectos relacionados à sua profissão e à sua vida pessoal, contribuindo para que você entenda o que está acontecendo. O objetivo dessa consulta é encontrar formas de trabalhar na melhoria dos aspectos que estão incomodando e, se necessário, saber como procurar uma nova colocação.

Neste post, percebemos como mudar de carreira é uma decisão que exige planejamento e não deve ser tomada sem antes realizar alguns passos fundamentais. Entretanto, é importante buscar soluções e não deixar essa mudança para depois, pois o desgaste emocional de atuar em uma área que não traz satisfação e retorno pode ser prejudicial à sua saúde.

Gostou deste post? Então, aproveite para seguir o nosso Facebook e o nosso Instagram e receber mais conteúdos importantes sobre sua carreira profissional!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.