O estágio obrigatório é uma importante etapa na formação de muitos estudantes. Isso porque ele torna possível que o conhecimento adquirido em sala de aula seja vivenciado de forma prática, elevando a assimilação do aprendizado, além de possibilitar uma maior vivência das atividades da profissão.

Essa experiência acaba sendo um grande diferencial para o futuro no mercado de trabalho, justamente por garantir uma conexão com a profissão diferente daquela que é ensinada em sala de aula.

Quer saber mais sobre o que é, sua importância, se todo estágio é remunerado e algumas outras características do estágio obrigatório? Então, continue a leitura!

Quais as diferenças entre os estágios obrigatórios e não obrigatórios?

Tanto o estágio obrigatório quanto o não obrigatório são definidos pela Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, conhecida como a Lei do Estágio, sendo a normativa mais recente que trata sobre isso.

De acordo com a legislação, o estágio obrigatório consta na grade curricular do curso em questão, ou seja, é uma atividade imprescindível para a formação do estudante. Assim, sua carga horária deve ser informada na grade curricular e requisitada para a aprovação, sendo uma fase fundamental para a conquista do diploma de graduação.

Em outras palavras, sem atestar que as horas de estágio previstas foram cumpridas, o aluno não consegue concluir de fato o curso e garantir sua certificação. Porém, vale lembrar que isso acontece somente quando é uma obrigatoriedade da formação.

Do contrário, o estágio não obrigatório se caracteriza pela não exigência na grade curricular do curso em questão. Assim, ele pode ser executado como uma atividade opcional, a fim de contribuir para a formação do estudante.

Uma informação importante sobre isso é que, em qualquer um dos casos, a concessão do estágio não pode ser considerada vínculo empregatício, pois ele é normatizado pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Qual a carga horária do estágio?

A Lei do Estágio estipula a jornada máxima para as atividades dos estudantes nas empresas e outras instituições, e o tempo de permanência das atividades vai depender do tipo de curso. Veja algumas regras:

  • na modalidade profissional de educação de adultos e jovens, para os estudantes dos últimos anos do ensino fundamental, a carga horária não pode ultrapassar 4 (quatro) horas diárias, ou seja, 20 (vinte) horas semanais. O mesmo vale para alunos da educação especial;
  • para os estudantes de graduação, ensino médio e educação profissional do ensino médio, a jornada deve ser de, no máximo, 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais;
  • desde que esteja previsto na ementa do curso da instituição de ensino, em horários que aulas presenciais não estão programadas, a jornada é de 40 (quarenta) horas por semana, para estágios em que os cursos façam a alternância entre teoria e prática.

Como existem tais limitações, os estagiários não podem fazer horas extras nem se forem pagos para isso. Inclusive, empresas que descumprirem essa determinação podem sofrer consequências por extrapolarem o limite de horas permitido.

Outro ponto é que as atividades de estágio podem durar, no máximo, dois anos, com exceção dos estagiários portadores de deficiência. Isso quer dizer que os contratantes não podem simplesmente manter pessoas como estagiárias por um longo período, devendo optar pela dispensa ou efetivação do profissional.

Como saber se o meu curso tem estágio obrigatório?

É simples saber se o seu curso exige o estágio obrigatório. Se você já está matriculado ou deseja se matricular, basta acessar a ementa do curso no site da instituição de ensino da sua preferência ou solicitar esse tipo de informação.

Por exemplo, no caso do curso de Medicina, os estudantes são submetidos à residência médica, na qual o estudante tem a oportunidade de trabalhar de forma prática na especialidade que escolheu. Assim também acontece em graduações como Administração, Direito, Psicologia e outras, é claro que variando as atividades que os alunos vão desempenhar de acordo com as áreas de atuação escolhidas.

Todo estágio é remunerado?

Mesmo quando não é uma obrigatoriedade para concluir a formação, nada impede que o estudante opte por desenvolver esse tipo de atividade. Essa é uma decisão que, inclusive, pode garantir uma fonte de renda e abrir portas no mercado de trabalho, além de todo o conhecimento adquirido no dia a dia.

Sendo obrigatório, a lei permite que o estágio não seja remunerado. Então, fica a cargo dos contratantes acordarem com os estagiários sobre os benefícios envolvidos pelo trabalho prestado.

Já o estágio não obrigatório deve ser sempre remunerado — e essa pode ser considerada uma das maiores diferenças entre o estágio remunerado e o obrigatório. Ou seja, este último pode não envolver nenhuma remuneração, o que normalmente chamamos de "bolsa de estágio" ou "bolsa-auxílio".

Além de não haver vínculo empregatício, não existe um piso mínimo que defina o valor a ser recebido pelo estagiário. Isso também deve ser acordado entre as partes e mais benefícios podem ser combinados, como auxílio para transporte etc.

Outro detalhe sobre o estágio não obrigatório está relacionado à supervisão das atividades. Se a instituição de ensino não exige seu cumprimento, não é preciso entregar relatórios de desempenho nem ter um professor que atue como orientador.

Como conseguir um estágio obrigatório?

Conseguir um estágio pode ser uma missão desafiadora para muitos estudantes, principalmente para aqueles que não passaram por isso antes. Pensando nisso, preparamos estas dicas para você. Confira!

Fique atento aos anúncios de vagas

Muitas faculdades têm programas de estágio nos quais você pode se inscrever. Além disso, ainda é possível acompanhar as vagas pelos murais de avisos das instituições de ensino ou até mesmo por outros canais digitais de comunicação.

Procure saber também se a faculdade mantém parcerias com empresas, pois isso pode facilitar que você identifique um estágio mais compatível com o seu perfil profissional e seja encaminhado ao processo seletivo.

Fale com seus professores e colegas

Indagar professores e colegas a respeito de possíveis vagas de estágio é uma boa forma de você se colocar disponível para uma oportunidade. Você mostra a sua disponibilidade e ainda pode pegar dicas de como conseguir um estágio na sua área.

Vale lembrar que, para elevar as suas chances de contratação e de indicação, é fundamental que você seja um aluno dedicado em sala de aula, demonstrando interesse acerca dos temas abordados. A própria convivência no dia a dia é uma oportunidade de networking!

Elabore um currículo objetivo

O currículo é o primeiro contato que as empresas terão com você. Por isso, procure destacar as suas competências e atividades realizadas em experiências anteriores que contribuem de alguma maneira para a sua formação.

Fique atento também à definição dos seus objetivos profissionais. Isso é importante para não passar a impressão de que não sabe exatamente o que quer ou acabar aceitando uma proposta de estágio desalinhada com os seus objetivos e propósitos.

Marque presença nos eventos acadêmicos

Frequentar eventos da faculdade, feiras, palestras e workshops confere a você a chance de estar próximo de profissionais mais experientes. Essa é uma maneira de demonstrar interesse e disposição, além de aumentar a possibilidade de ficar sabendo sobre vagas de estágio disponíveis. Isto é, ampliar sua rede de contatos pode fazer toda a diferença para conseguir uma boa oportunidade.

Desenvolva habilidades requisitadas pelo mercado profissional

Todas as pessoas estão em constante aprendizado e aperfeiçoamento. Sempre existe algo a melhorar, por isso, invista em um tempo para identificar quais competências precisam ser trabalhadas em você. A ajuda de um psicólogo, ou mesmo o resultado de uma dinâmica de grupo focada em autoconhecimento, pode orientá-lo nesse sentido.

Algumas habilidades são muito valorizadas pelo mercado de trabalho em geral, o que também pode ser desenvolvido no período de estágio, como:

  • boa comunicação;
  • capacidade de resolver problemas;
  • proatividade;
  • inteligência emocional;
  • bom relacionamento interpessoal.

Evite focar na remuneração

Como falamos, uma das principais contribuições que um estágio proporciona ao profissional que está se formando é o aprendizado prático diário e a troca com outras pessoas. Não se trata de dinheiro, ainda que a remuneração possa ser um ponto importante e até uma motivação extra.

Nesse momento, mais do que pensar no salário, é importante focar em como essa experiência pode ser capaz de contribuir para a sua carreira. Pense que esse é um investimento feito para o futuro!

Enriqueça seu currículo com outros cursos

Ficar limitado somente ao que é oferecido na sala de aula, com certeza, é um grande erro. Isso porque, quanto mais conhecimento você acumula, mais preparado se torna para pleitear um estágio. Nessa fase, é comum não ter muita experiência para agregar no currículo, mas não encare isso como um problema!

Aposte em atividades extracurriculares, faça cursos, leia livros sobre a sua área e participe de fóruns de discussão, explorando outras maneiras de agregar valor à sua formação e se destacar. Durante a entrevista de estágio, evidencie esses esforços para o recrutador, a fim de elevar as suas chances de ser selecionado.

Como vimos ao longo desta leitura, o estágio obrigatório é fundamental para que os alunos tenham uma vivência maior da profissão, além de acumular uma importante experiência, que pode ser definitiva para o seu sucesso no mercado de trabalho. Lembrando sempre que ele não é sinônimo de estágio remunerado. Seguindo as dicas que preparamos aqui para você, será ainda mais fácil conseguir uma oportunidade!

Se você gostou deste artigo sobre estágio obrigatório, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto!