Cursar uma faculdade é um sonho realizado. Mas, para poder aproveitar ao máximo os conteúdos e as experiências transmitidas em sala de aula, é preciso se dedicar e separar um tempo para os estudos. É nesse cenário que entra a gestão de tempo. Isso porque dividir as horas do seu dia com trabalho, lazer e família e ainda ter de conciliar com os estudos pode ser uma tarefa desafiadora para muitos, mas não é uma missão impossível.

Ter disciplina para se dedicar às atividades universitárias é fundamental não somente para garantir as notas de aprovação, mas também para que você possa ter o conhecimento necessário para se destacar no mercado de trabalho. Para ajudá-lo a fazer uma eficiente gestão do tempo, separamos 10 dicas. Confira!

1. Defina metas

Para dar conta de todos os conteúdos, criar um planejamento de estudos com metas é o ideal. Para isso, você precisa definir quais assuntos serão trabalhados de forma diária e também vai precisar estabelecer uma quantidade de exercícios. É importante lembrar que o ideal é não exagerar no volume de atividades.

Isso porque, além da fadiga mental, você também pode cair na tentação de procrastinar o início dos estudos, o que pode levar à desmotivação. Por isso, o ideal é você conhecer o seu próprio ritmo, dando aquele gás na medida do possível.

2. Estabeleça as suas prioridades

Nem sempre, na correria do dia a dia, vai sobrar tempo para você estudar todas as matérias a fundo. O ideal, nesse caso, é separar aqueles conteúdos com os quais você tem mais dificuldade e focar essas disciplinas, já que é justamente a elas que você vai precisar dedicar mais tempo para poder compreender todo o assunto. Logo, é importante sempre programar um período maior para elas, a fim de garantir um melhor aproveitamento do tempo e também do conteúdo.

3. Escolha um local para os estudos

O tempo rende muito mais quando você tem um local propício para os estudos. O ideal é que você já tenha um cômodo da casa separado para estudar. É importante que ele seja iluminado e arejado, além de silencioso, pois barulhos e conversas podem causar distrações.

Caso tenha de dividir o espaço com outros membros da família, informe a eles que você está no seu momento de estudos. Isso ajuda a sinalizar que você precisa estar concentrado. Um erro que vale a pena evitar é estudar na cama. Isso porque a sua mente associa o local a um lugar de descanso e você tenderá a procrastinar.

4. Não interrompa o fluxo das atividades

Estudar com foco total é muito importante para que você possa assimilar os conteúdos e dar conta de estudar todas as matérias. Por isso, evite ‘encaixar’ atividades extras nos momentos reservados para o estudo.

Além de não assimilar a matéria, você ainda comprometerá o seu prazo, pois, ao interromper o fluxo para conversar com o vizinho, por exemplo, o seu tempo passa a ser pouco produtivo.

5. Aplique a técnica dos mapas mentais

Essa técnica consta da criação de uma representação de conceitos que podem ser associados e, com isso, você pode se recordar mais facilmente do assunto em questão. Portanto, é possível criar diagramas que tenham relação com uma ideia central, servindo de ponto de partida para todas as outras. Para isso, você pode construí-los de maneira simplificada, até mesmo de forma manual.

Assim, fica mais fácil resumir as matérias, o que já é um importante passo para você conseguir estudar com planejamento e otimização do tempo, o que colabora para a memorização dos conteúdos já apresentados e também para a assimilação de novos.

6. Use a técnica Pomodoro

Se você tem dificuldade de focar determinada tarefa, a técnica Pomodoro é ideal. Com ela, é possível dividir a duração dos estudos em ‘pomodoros’ de 25 minutos cada.

Assim, você permanece 25 minutos concentrado e faz 5 minutos de pausa. Somados quatro pomodoros, o intervalo pode ser maior, entre 10 e 30 minutos. Procure ficar dentro desse período, caso necessite de mais tempo de estudo.

7. Seja disciplinado e proativo

Disciplina é a palavra-chave quando a questão é estudo. Isso porque é claro que haverá momentos de dificuldades, ou seja, aquelas matérias que você não consegue assimilar tão rápido ou aqueles trabalhos que parecem não ter fim. No entanto, a constância dos esforços, somada ao foco e à proatividade, fará você se destacar e alcançar os resultados almejados.

8. Livre-se das distrações

A tecnologia trouxe muitas facilidades para o dia a dia, mas também representa uma verdadeira tentação para ‘sugar’ o tempo de qualidade em atividades importantes, como os estudos. Portanto, desligue o celular, evite entrar nas redes sociais e permaneça com a internet aberta somente para pesquisas. Com isso, você otimiza o seu tempo de estudos e eleva a sua concentração.

9. Use recursos tecnológicos

A tecnologia não é somente uma vilã. Ela também pode trazer algumas facilidades para ajudar a melhorar o seu tempo de qualidade nos estudos. Para isso, você pode usar os aplicativos de gestão de tempo, que ajudam a organizar a sua rotina de estudos e também a se lembrar dos horários planejados para cada atividade. Alguns apps gratuitos que podem ser usados são:

  • Evernote;
  • Todoist;
  • Trello;
  • Clear Lock.

10. Revise a sua rotina

O que funciona para alguns pode não dar certo para você, mas não se preocupe. Para garantir uma eficiente gestão de tempo, o que é preciso fazer é revisar a sua rotina, analisar os resultados para identificar as práticas de maior utilidade para si e procurar aquelas metodologias que mais se encaixam à sua rotina e também à sua personalidade. O importante é manter a disciplina e o foco no que é pretendido.

Como vimos ao longo da leitura, é possível se organizar para fazer uma gestão de tempo mais eficiente e voltada para os estudos. Ter em mente os seus objetivos e se manter focado é decisivo para alcançar o sucesso na faculdade, sendo esse o primeiro passo para você garantir uma oportunidade na sua área no mercado de trabalho.

Se você gostou deste artigo com 10 dicas ideais de gestão de tempo para estudar, curta a nossa página no Facebook para receber mais conteúdos como este!