Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Por que escolher uma faculdade que alie teoria e prática?

Inovação

Por que escolher uma faculdade que alie teoria e prática?

A formação superior envolve diversos aspectos do conhecimento, pois é necessário estar preparado para atuar de diferentes formas relacionadas com a profissão escolhida. A teoria e prática são fundamentais para formar um profissional completo, capaz de se destacar no mercado de trabalho.

De nada adianta conhecer todo o embasamento teórico, mas não conseguir colocar esse conhecimento em prática. Por isso, é imprescindível encontrar uma faculdade que saiba lidar com as duas áreas ao mesmo tempo, colocando o estudante em contato com a teoria e a prática.

Neste artigo, entenderemos o que são conteúdos práticos e teóricos. Além disso, veremos por que é importante escolher uma faculdade que alie teoria e prática. Confira!

O que são conteúdos práticos e teóricos?

Os conteúdos práticos e teóricos trazem conhecimentos importantes e diversificados para os estudantes. Cada um deles ajuda na formação e preparação para os desafios do mercado de trabalho. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles!

Conteúdos teóricos

Os conteúdos teóricos são parte essencial do aprendizado dos estudantes durante a faculdade. A teoria forma a base do conhecimento sobre a área escolhida e direciona a atuação no mercado de trabalho. Ela pode ser adquirida por meio de artigos, livros, textos, durante as aulas, entre outras formas.

A parte teórica costuma estar mais presente durante os primeiros anos da graduação, quando a base sobre a profissão e outros conteúdos são abordados. Nesses semestres, disciplinas como Filosofia, Sociologia e outras que contribuem para aspectos gerais, não relacionadas diretamente com o curso escolhido.

Além disso, assuntos gerais sobre a profissão também são abordados, ajudando os estudantes a se familiarizarem com os termos e vocabulários que serão utilizados nas disciplinas mais específicas.

As aulas teóricas são importantes para direcionar as pesquisas sobre a profissão, assim como orientar o estudante para encontrar informações aprofundadas em determinados aspectos específicos da área. Elas também são importantes para tirar dúvidas e acumular referências que serão úteis para o futuro.

Conteúdos práticos

Os conteúdos práticos também são fundamentais para a formação, afinal, não basta conhecer o que deve ser feito e não saber como fazer. Desse modo, as aulas em laboratórios, oficinas, clínicas e o estágio trarão competências para que o estudante saiba como atuar ao entrar no mercado de trabalho.

Durante as disciplinas práticas e experiências na área, como o estágio, o estudante terá a oportunidade de aprender como atuar em sua profissão. Portanto, vale a pena conhecer os laboratórios, oficinas e espaços para a atuação que uma faculdade oferece.

Além disso, as disciplinas práticas ajudam a identificar as dificuldades e pontos de destaque em determinadas atividades, sendo possível buscar explorar as áreas mais fortes e trabalhar para melhorar no que é menos capaz.

Por que é importante escolher uma faculdade que alie teoria e prática?

Agora, que entendemos como a teoria e a prática contribuem na formação e ajudam a preparar o estudante para o futuro, vamos mostrar a importância de escolher uma faculdade que alie os dois métodos com excelência. Confira!

Oferece melhor preparação para o mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, exigindo dos profissionais habilidades e competências necessárias para as profissões. Sendo assim, é imprescindível ter o conhecimento teórico e prático para se destacar.

Não basta dominar a teoria e não saber colocar em prática, assim como só o conhecimento prático também não é suficiente e capaz de resolver todos os desafios de determinada função. O profissional completo deve aliar as duas vertentes, oferecendo m serviço global.

Proporciona um panorama completo do curso

Uma graduação apresenta diversas disciplinas e conteúdos, sendo interessante conhecer o máximo possível para entender mais sobre aquela área do conhecimento. Ao aliar aspectos teóricos e práticos, o estudante consegue ter um panorama completo do curso.

Desse modo, ele terá facilidade para conhecer as áreas que são do seu interesse, seus pontos fortes e fracos. Isso proporciona um controle maior sobre a carreira e ajuda a direcionar a atuação profissional, facilitando a escolha por uma vertente específica dentro dessa formação.

Oferece melhor infraestrutura

Uma faculdade preocupada em oferecer teoria e prática precisa de uma infraestrutura de excelência. Na parte teórica, é fundamental contar com uma boa biblioteca, professores especialistas e uma grade curricular com carga horária para as disciplinas de cunho teórico.

Laboratórios, oficinas, entre outros locais são imprescindíveis para que o aprendizado prático aconteça. Portanto, as faculdades que privilegiam essa experiência, devem contar com esses espaços que permitam que os estudantes coloquem os conhecimentos em ação, além de professores com atuação no mercado.

Potencializa a valorização por parte do mercado

A valorização profissional é muito importante, pois permite que o profissional tenha mais oportunidades, além de boas remunerações. O mercado valoriza quem é capaz de dominar a teoria e aplicar todo esse conhecimento, sendo um colaborador completo e versátil.

Muitas empresas precisam de especialistas teóricos e outros profissionais para realizar a parte prática, o que aumenta o orçamento do negócio. Quando uma pessoa é capaz de aliar esses dois conhecimentos, é normal que seja valorizada por isso.

Aumenta as oportunidades de atuação

Seja qual for a graduação escolhida, as possibilidades de atuação são variadas. É possível optar pela vida acadêmica, por um emprego tradicional, ser empreendedor, entre outras oportunidades que uma profissão oferece. Também é possível atuar em mais de uma esfera simultaneamente.

Entretanto, para aproveitar e ser capacitado para as diferentes oportunidades da profissão, é essencial ter o conhecimento teórico e prático. A soma dessas características aumenta a versatilidade do profissional, permitindo que ele escolha qual área é do seu agrado, construindo uma carreira em torno dela.

Neste artigo, vimos como é importante que aliar teoria e prática durante a faculdade e como isso contribui para uma formação mais completa. As instituições de qualidade estão adotando esse método, conseguindo trabalhar as duas vertentes simultaneamente, oferecendo uma formação de excelência para seus alunos.

Gostou de aprender mais sobre este tema? Então, aproveite para compartilhar o artigo nas suas redes sociais e contribua para que outras pessoas entendam a importância de aliar conhecimentos teóricos e práticos!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.