Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

O que considerar ao escolher uma faculdade de direito em BH?

Artigo

O que considerar ao escolher uma faculdade de direito em BH?

Diante do atual momento de pandemia, quem deseja cursar uma faculdade de Direito em BH deve se atentar no momento de escolher a instituição de ensino. O estado de Minas Gerais oferece uma série de opções para os estudantes, mas não são todas as graduações que fornecem um aprendizado de qualidade.

E para não errar na decisão, é fundamental considerar tanto os pontos positivos quanto os negativos de cada uma das modalidades quando você for realizar a sua inscrição. Assim, com a garantia de que o seu investimento valerá a pena, você terá mais motivação para se dedicar aos estudos e à formação acadêmica.

Pensando nisso, preparamos uma série de dicas para que você consiga escolher uma boa faculdade de Direito em BH e ingressar, de vez, no ensino superior. Acompanhe a seguir!

Fazer faculdade de Direito em BH vale a pena?

O estado de Minas Gerais concentra, atualmente, boa parte das faculdades de Direito do país. A graduação é oferecida tanto em instituições públicas quanto privadas, sendo que a área ainda conta com modalidades de especialização, extensão e mestrado.

Além disso, Belo Horizonte é uma cidade reconhecida, justamente, pela educação de qualidade e pelas boas oportunidades oferecidas no mercado de trabalho. Dessa maneira, os recém-formados contam com mais chances de empregabilidade e de se destacar profissionalmente.

No entanto, quem reside no local deve tomar cuidado no momento de escolher o curso para iniciar os estudos. Diversos pontos devem ser analisados antes de fazer a matrícula para garantir que o seu investimento, de fato, valerá a pena. O mais indicado é que você busque por indicações da faculdade, confirmando se sua avaliação é positiva diante dos órgãos educacionais oficiais.

O que considerar ao escolher uma faculdade de Direito em BH?

Cursar uma graduação tem sido considerada cada vez mais como uma estratégia para obter diferencial profissional. Mesmo que o país e praticamente todo o mundo esteja passando por uma crise sem precedentes, quem conta com um diploma de ensino superior certamente está à frente da grande maioria.

Mas não adianta escolher uma instituição apenas pelo preço: é preciso checar se ela oferece um ensino de excelência e se tem reconhecimento no mercado. Até porque o que vai diferenciar a sua formação é, justamente, a qualidade das experiências vivenciadas ao longo do período de aprendizagem.

Assim, é fundamental que você faça uma análise completa da faculdade, entendendo quais são suas condições, valores, objetivos e, principalmente, seus compromissos com a comunidade acadêmica.

Pensando nisso, a seguir listamos algumas dicas que serão valiosas para você nesse momento tão importante de decisão.

Infraestrutura

Um curso da área do Direito deve ter toda uma infraestrutura personalizada para que os alunos simulem as atividades jurídicas e técnicas da profissão. Assim, é fundamental que as aulas ocorram em ambientes de alta tecnologia, de preferência em salões de júri e salões nobres. Portanto, você pode visitar o campus e verificar as instalações oferecidas pela faculdade para garantir que a sua formação terá uma boa estrutura para se desenvolver.

Opinião de ex-alunos

A opinião de ex-alunos também é fundamental no momento de escolher a instituição de ensino para estudar Direito. Conversar e obter informações sobre o curso e a atuação dos profissionais formados, é uma prática inteligente que pode facilitar bastante a sua decisão. Assim, o mais indicado é investigar o desenvolvimento da carreira de ex-alunos e medir o nível de satisfação dos indivíduos após a formação acadêmica.

Corpo docente

Sem dúvidas, contar com um corpo docente experiente e qualificado, como mestres, doutores e especialistas em Direito, faz toda a diferença. Professores que levam exemplos práticos para dentro do ambiente de aprendizado enriquecem os conteúdos e possibilitam a melhora da visão de mercado do estudante. Assim, é fundamental se certificar de que o corpo docente da faculdade é bem preparado e consegue garantir um ensino aprofundado, significativo e eficaz.

Oportunidades práticas

Quem se forma em Direito pode atuar em diversas áreas, seguindo carreira jurídica ou a advocacia. Por isso, é essencial que a instituição de ensino escolhida para estudar ofereça oportunidades práticas para que os alunos vivenciem o dia a dia de trabalho dos profissionais, antes mesmo de concluir a formação.

Conceito MEC

Para iniciar a oferta de cursos de nível superior em qualquer modalidade, toda faculdade depende de autorização do Ministério da Educação (MEC). Antes de se matricular, é muto importante que você verifique o conceito MEC da instituição e da graduação em Direito, para ter a garantia de que o seu diploma será reconhecido no mercado de trabalho.

Custo-benefício

O custo-benefício é outro ponto que você deve estar atento, principalmente para não comprometer a sua renda. Para facilitar o ingresso de alunos, por exemplo, diversas faculdades no país oferecem bolsa de estudos e descontos. No entanto, é preciso notar se o valor da mensalidade condiz com a qualidade do ensino ofertada.

Empregabilidade

Da mesma forma, verifique na coordenação do curso de Direito se a instituição de ensino tem parcerias com empresas empregadoras ou que viabilizem estágios para os estudantes. Isso é fundamental para que você tenha um contato inicial com a profissão, conheça mais sobre o mercado de trabalho e as oportunidades que estão em alta.

Condições diferenciadas

Por fim, o ideal é que a instituição tenha estratégias e ofereça condições diferenciadas para manter o andamento das atividades educativas, mesmo no atual cenário de pandemia. Isso será vital para manter os alunos engajados e motivados, e também para que possam dar continuidade aos estudos, sem que o desempenho seja prejudicado.

Aqui na Faculdade Arnaldo, temos um verdadeiro compromisso com a qualidade acadêmica, pois priorizamos a eficiência, a participação, a ética e a transparência em todos os nossos processos. Além disso, temos o intuito de contribuir com o desenvolvimento social e profissional de nossos graduandos, para que se tornem pessoas capazes de atuar e enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Diante de tantas opções, escolher por uma faculdade de Direito em BH pode parecer uma tarefa desafiadora, não é mesmo? Mesmo diante do atual cenário, quem busca por qualificação por meio de um curso superior tem muito mais chances de se destacar futuramente. Portanto, lembre-se que estudar em uma instituição de ensino de qualidade representa um verdadeiro investimento para a sua trajetória profissional.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita ao blog e veja também como é atuação na área de Direito Digital!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.