Gosta de lidar com a natureza? É ambicioso e tem grandes planos? Conta com uma visão empreendedora e é cheio de ideias inovadoras? Então, é bem provável que você vá se identificar com alguma das muitas áreas da Agronomia, o curso tema de nossa conversa de hoje!

Os agrônomos estão em pleno destaque atualmente, graças às inúmeras inovações no setor agrícola do Brasil e do mundo. Por isso, além de poderem atuar em terras tupiniquins após o término da graduação, esses profissionais também podem alçar voos e prestar seus serviços em outras nações.

Mas afinal, quais são essas áreas? E como funciona o curso de Agronomia? Tire essas e muitas outras dúvidas importantes sobre essa carreira promissora logo abaixo. Boa leitura!

Como funciona a graduação em Agronomia?

A graduação em Agronomia nasceu da necessidade das pessoas de controlar o setor agrícola. Se antes o ser humano era nômade e coletor, com o passar do tempo e a ocorrência da evolução nos tornamos sedentários e plantadores. Dessa forma, precisamos dominar a arte de domesticar espécies e aprimorá-las de modo a obter mais frutos (literalmente).

A faculdade de Agronomia (ou Engenharia Agrônoma, como é chamada em algumas instituições), em geral, dura cinco anos (ou 10 semestres), conta com estágios obrigatórios e também exige o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na maior parte das vezes. O modelo da graduação é em forma de bacharelado, o que garante um diploma de bacharel em Agronomia para os alunos que concluírem o curso.

Qual é a grade básica dessa graduação?

Um dos grandes diferenciais desse tipo de graduação está em sua grade curricular, que é muito específica e voltada para o agronegócio. Algumas das disciplinas vistas nesse curso são:

  • química;
  • bioquímica;
  • física;
  • ecologia;
  • morfologia e anatomia vegetal;
  • zoologia e zootecnia;
  • produção e manejo de animais;
  • biologia celular e genética;
  • cálculo;
  • geologia;
  • finanças.

Além disso, é claro, há matérias ainda mais direcionadas, como climatologia, recursos florestais e muito mais. Esse é um curso com disciplinas pensadas e criadas exclusivamente para formar os melhores profissionais!

Como é o perfil do estudante de Agronomia?

Esse é mais um tópico interessante quando falamos desse assunto. Embora não exista nenhuma exigência para selecionar os candidatos ao curso, é comum observar algumas características que se repetem e formam o que podemos chamar de perfil dos estudantes de Agronomia.

Veja a seguir quais traços ajudam a ter sucesso na profissão.

Interesse por números e cálculos

Não precisa ser um mestre da Matemática ou da Física para escolher o curso de Agronomia, mas é fato que se trata de uma formação repleta de cálculos e que vai exigir que o aluno resolva diversos tipos de problemas que envolvem números. Por isso, se você não quiser lidar com isso e for uma pessoa totalmente direcionada para outras áreas, talvez essa não seja a escolha ideal.

Gosto por tecnologia

É verdade que as tecnologias estão presentes em praticamente todas as áreas do mercado. Só que em alguns casos é ainda mais importante acompanhar as tendências para saber aproveitar tudo o que as soluções tecnológicas oferecem para a sua área, como acontece como os agrônomos e engenheiros agrônomos.

Proatividade

Ter iniciativa para aprender, resolver problemas e buscar alternativas é muito relevante nesse campo de atuação. A rotina profissional pode ser bastante exigente e ser proativo faz toda a diferença para quem quer se destacar na Agronomia. Há quem diga que os agrônomos fazem parte do grupo que enfrenta pelo menos "um leão por dia" e sem proatividade fica ainda mais difícil.

Identificação com a natureza

Não há como negar que essa é uma profissão muito ligada ao meio ambiente e tal identificação aparece como um dos traços marcantes dos profissionais da Agronomia. Muitas vezes, o local de trabalho é a própria natureza, sem contar que uma das grandes preocupações nos dias de hoje é promover a sustentabilidade, aproveitando os recursos naturais com mais sabedoria e consciência.

Quais são as principais áreas da Agronomia?

Agora que já sabemos um pouco mais sobre como funciona essa graduação, que tal descobrirmos as áreas mais promissoras desse campo de atuação? Confira algumas delas a seguir!

Gestão rural

Se você tem espírito de liderança e gosta de administrar setores, a gestão rural é uma área interessante para o seu perfil. O agrônomo que trabalha como gestor será o responsável por fazer com que a produção funcione adequadamente.

Por isso, esteja preparado para lidar não apenas com questões burocráticas, mas também com fatores como a gestão de pessoas. Sendo assim, esse profissional precisa também ter muita empatia e jogo de cintura para lidar com as adversidades.

Vigilância sanitária

A área de vigilância sanitária é uma das mais importantes e promissoras. Aqui, é possível atuar também no setor público, por meio de concursos específicos para a área.

O agrônomo é responsável por lidar com a qualidade dos alimentos, sejam eles de origem vegetal ou animal. Atuará em conjunto com profissionais de outras áreas, como a Biologia e a Medicina Veterinária, para garantir que o produto final chegará em perfeitas condições ao consumidor.

Indústria de alimentos

Gostaria de um trabalho dinâmico e multidisciplinar? Tem interesse em contribuir para a sociedade de uma maneira bastante direta? Então, que tal considerar uma carreira na área da indústria de alimentos?

Você será responsável por pontos como a consultoria, pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e até mesmo pela gestão de qualidade nessas indústrias. É um trabalho bastante amplo e cheio de desafios e responsabilidades!

Ensino

Se você gosta de lidar com pessoas têm bastante jeito para ensinar, a área acadêmica também é uma possibilidade muito interessante para os agrônomos. Muitas vezes, inclusive, esse é um trabalho complementar a outros que o profissional se encarrega ao longo da carreira.

O agrônomo professor normalmente atua em faculdades, mas também há a possibilidade de ministrar cursos livres e palestras, por exemplo. É, portanto, uma ótima forma de tornar a carreira ainda mais dinâmica e interessante!

Pesquisa

Por fim, a área da pesquisa não deve ficar de fora de nossa lista. Ela também está em pleno crescimento, em especial graças à necessidade de desenvolvimento e descoberta de novos produtos e meios de melhorar ainda mais a produção animal e vegetal.

Aqui, o profissional lidará com a pesquisa genética, por exemplo, que visa melhorar as espécies para deixá-las mais produtivas e menos suscetíveis a problemas ambientais, climatológicos e do solo. Esse é apenas um dos meios de utilizar a pesquisa a favor da Agronomia!

Quais são as outras áreas de atuação da Agronomia?

As áreas da Agronomia para a atuação profissional são bem vastas e crescem a cada dia, juntamente com a adesão da tecnologia no campo e a necessidade de soluções inteligentes para o meio ambiente e também para a sociedade. Veja a seguir outras áreas de atuação para Agronomia!

Setor público e terceiro setor

O profissional de Agronomia está apto para atuar em projetos sociais voltados ao campo, a exemplo do processo de concessão de crédito rural para produtores. O agrônomo pode atuar em organizações não governamentais, cooperativas e também no setor público. Para isso, deve prestar concurso ou buscar uma vaga como contratado.

Assim, no setor público, é possível atuar no Ministério da Agricultura ou em secretarias estaduais ou municipais. Nesse sentido, as oportunidades mais interessantes estão na área de fiscalização.

Trabalho autônomo

As oportunidades para empreendedores são muitas e crescem a cada dia. Para os agrônomos, essa também é uma importante oportunidade, com a prestação de serviços de consultoria na área. As atividades acontecem com a assistência técnica no campo, assessoria em construções rurais, receituário de Agronomia e serviços como vistoria e laudos de perícia.

Área acadêmica

Para quem busca ampliar a sua atuação no mercado de trabalho, é possível ingressar na área acadêmica como pesquisador e professor, tanto em instituições públicas quanto privadas. Assim, após terminar a graduação, é possível fazer um mestrado para atuar em universidades.

Engenharia agrônoma

A tecnologia tem gerado muita inovação no campo, e as habilidades e competências conquistadas com o curso de Agronomia preparam o aluno para lidar com o que existe de mais moderno no segmento agropecuário. Com a graduação na área, o profissional amplia o seu leque de atuação.

Fitotecnia

Também é possível atuar na área de fitotecnia, que tem como foco a produtividade das plantações. A área tem como objetivo otimizar os sistemas de produção e, para isso, considera desde o melhoramento genético até a produção de sementes e mudas, com o plantio, a irrigação e a colheita.

Quais são as novidades da área?

A tecnologia tem ditado o mercado de trabalho no campo, sendo essa uma nova realidade para quem trabalha na área da Agronomia, já que muitas propriedades rurais e indústrias usam esses recursos para melhorar suas produções, a exemplo do geoprocessamento e agricultura de precisão. Veja a seguir mais algumas possibilidades de atuação na área!

Biotecnologia

Nessa área você pode atuar com manipulação de genes para melhoramento de animais e produtos. O objetivo é aumentar a capacidade produtiva. A biotecnologia é um segmento muito promissor, visto o crescimento da população mundial e a necessidade de novas soluções para o atendimento das demandas.

Sustentabilidade ambiental

O profissional de Agronomia também pode trabalhar com foco na sustentabilidade ambiental, a fim de combater desperdícios de recursos hídricos e a geração e o tratamento de resíduos, por exemplo.

Produção de biocombustíveis

A produção de biocombustíveis também é uma possibilidade de atuação da área de Agronomia. O profissional vai atuar no tratamento de materiais que derivam de biomassa renovável, a exemplo dos produzidos a partir da cana-de-açúcar.

Como anda o mercado para essa área?

O mercado para os agrônomos está em plena expansão. Como mencionado no início, o agronegócio é, atualmente, uma das áreas que mais crescem no Brasil e no mundo. E não é para menos: precisamos, cada vez mais, de alimentos de qualidade e em grande quantidade para suprir as demandas da população.

Sendo assim, essa é uma profissão que, certamente, renderá ótimos resultados para quem optar por ela. Além de ser uma área em crescimento, há uma gama de possibilidades de atuação, que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades, personalidade, gostos e objetivos de cada profissional.

Outro detalhe que vale a pena lembrar é que existem muitas oportunidades de trabalho tanto público quanto no privado, até porque boa parte da economia brasileira está diretamente relacionada com esse tipo de atividade.

Um dos grandes desafios enfrentados pelos agrônomos é conseguir otimizar cada vez mais os resultados. Por isso, abordamos o interesse por números, já que o cálculo de tempo, dinheiro, produtividade e outros recursos ronda a cabeça dos profissionais o tempo todo. O mercado está dinâmico e competitivo, o que requer intensa dedicação e atualização constante.

Qual a média salarial de um agrônomo?

Em um país tão voltado para a Agronomia e que tem uma alta demanda para quem se dedica à área, podemos dizer que os profissionais são bem valorizados e que as perspectivas de remuneração são atrativas.

A média de salário de um engenheiro agrônomo no Brasil é de R$6.564,46, considerando um profissional com formação superior e jornada de trabalho de 42 horas semanais. Embora esse seja um valor variável de acordo com fatores como região e oportunidade de trabalho, serve como referência para quem está pesquisando sobre a profissão.

Como escolher uma boa faculdade de Agronomia?

Escolher uma boa faculdade é fundamental para que a sua graduação seja realmente proveitosa. A formação de um currículo de respeito se inicia logo na faculdade, local onde você edificará as suas bases de conhecimento e de networking.

Alguns dos pontos que devem ser observados nessa escolha são:

  • corpo docente da faculdade;
  • estrutura da instituição;
  • nota da universidade no MEC;
  • grade horária;
  • oportunidades de estágio.

Com isso, é possível começar a pesquisar e elencar as melhores instituições que oferecem o curso de Agronomia. Na Faculdade Arnaldo você encontra uma estrutura completa para o seu aprendizado!

Como podemos ver, há muitas áreas da Agronomia para aqueles que escolherem essa graduação como opção de carreira. Sendo assim, esse é um curso bastante interessante e que traz muitas possibilidades para aqueles que optarem por ele. E aí, já se decidiu? Então, é hora de estudar bastante e se preparar para alcançar os seus objetivos!

Gostou de conhecer as principais áreas da Agronomia? Acha que esse é um curso promissor para a realização profissional? Entre em contato para conhecer o curso de Agronomia da Faculdade Arnaldo!