Nos últimos anos, o mundo tem testemunhado uma transformação significativa na forma como a educação é entregue e recebida. Uma das mudanças mais marcantes é a ascensão do ensino híbrido, uma abordagem que combina o aprendizado presencial com o online. No entanto, uma pergunta persiste: o ensino híbrido veio para ficar?

Foi pensando nessa questão que trouxemos este conteúdo! Aqui, vamos explorar esse assunto em detalhes, analisando os motivos por trás do crescimento dessa abordagem, seus benefícios, desafios e como superá-los. Vamos lá?

O que é o ensino híbrido?

O diretor da Faculdade Arnaldo concedeu uma entrevista ao jornal Estado de Minas e esclareceu que o ensino híbrido é uma combinação de atividades em salas de aula e não presenciais. Nesse novo contexto, a tecnologia digital tem sido uma força motriz na evolução da educação.

A disseminação da internet e a proliferação de dispositivos eletrônicos criaram um ambiente propício à integração do aprendizado online e presencial. A abordagem híbrida proporciona flexibilidade no tempo e no local de estudo, abrindo caminho para uma aprendizagem mais personalizada e adaptativa.

Quais as vantagens?

O ensino híbrido traz diversas vantagens tanto para os estudantes quanto para os professores e a instituição de ensino em geral. Veja detalhadamente os principais benefícios!

Flexibilidade

O ensino híbrido permite que os alunos escolham quando e onde desejam estudar. Isso é particularmente valioso para aqueles com agendas lotadas ou responsabilidades familiares. Essa é uma vantagem que torna o ensino mais acessível, principalmente para aqueles estudantes que precisam trabalhar e estudar.

Personalização

As plataformas online oferecem a possibilidade de adaptação dos conteúdos de acordo com o ritmo e o estilo de aprendizado de cada estudante, permitindo um ensino mais personalizado. Assim, o aluno terá a possibilidade de estudar reconhecendo a forma que para ele é mais adequada, a fim de alcançar uma boa aprendizagem.

Aprendizado autodirigido

Os alunos desenvolvem habilidades de autogestão e autodisciplina, já que precisam organizar seu tempo e priorizar suas atividades de aprendizado. Assim, desde a faculdade, o estudante começa a se preparar para ser um profissional organizado e com muita autonomia.

Acesso a recursos diversificados

O ensino híbrido permite a incorporação de uma variedade de recursos, como vídeos, simulações e materiais interativos, enriquecendo a experiência de aprendizado. Além disso, as plataformas online conectam alunos de diferentes partes do mundo, promovendo a colaboração e a diversidade cultural, bem como o intercâmbio de aprendizado.

De acordo com o diretor da Faculdade Arnaldo, o modelo híbrido “passa a ditar as regras em maior ou menor grau numa nova sala de aula. Um consenso já reina: será preciso se reinventar ainda mais e investir para oferecer aos estudantes possibilidades de aprendizado diferentes das que existiam antes, mais atrativas do que o mero ensino remoto”. Com isso, podemos perceber que, quanto mais uma faculdade se especializa no modelo híbrido, maiores poderão ser as vantagens colhidas pelos alunos.

Quais são os desafios do ensino híbrido?

Como esse é um modelo relativamente novo, é possível que alguns desafios surjam. O Diretor da Faculdade Arnaldo, João Guilherme Porto, comenta: “hoje, vivemos em um mundo onde reuniões estão deixando de ser presenciais. Por isso, é preciso dar a alunos e professores ferramentas para os estudantes serem capazes de estar em um outro mercado de trabalho".

Para isso, é necessário superar alguns empecilhos, como:

  • conectividade e acesso: nem todos os alunos têm acesso igual à internet e a dispositivos eletrônicos, o que pode criar disparidades no aprendizado;
  • motivação e autodisciplina: a aprendizagem online exige uma dose extra de motivação e autodisciplina por parte dos alunos, para evitar distrações e procrastinação;
  • interatividade limitada: a ausência do ambiente de sala de aula pode limitar a interação entre os alunos e com os professores;
  • isolamento: o aprendizado online pode ser solitário, especialmente para aqueles que preferem a interação pessoal.

Como a Cruzeiro do Sul Educacional supera esses desafios?

A tendência crescente do ensino híbrido é evidente em instituições de ensino em todo o mundo, desde escolas primárias até universidades renomadas. A pandemia de COVID-19 também acelerou essa transição, forçando muitas instituições a adotarem modelos híbridos para garantir a continuidade do aprendizado durante os períodos de lockdown.

O ensino híbrido está moldando o futuro da educação de várias maneiras, e a faculdade Arnaldo vem se adaptando há muito tempo, por meio de uma experiência que teve início antes mesmo dos acontecimentos de 2019.

Como afirma o diretor João Guilherme Porto, antes “havia preconceito do corpo docente e dos alunos, que foi quebrado.” Nesse contexto, como a entrevista no Estado de Minas nos mostra, “a instituição optou por manter e incrementar o modelo híbrido em sua linha pedagógica. Em todas as salas de aula, foram instalados câmeras e equipamentos para a transmissão de aulas ao vivo. A indução de elementos tecnológicos em diversos cursos é outra aposta".

Nesse contexto, a Cruzeiro do Sul Educacional investe na criação de novos modelos de ensino, nos quais a combinação de aulas presenciais e online oferece uma experiência educacional mais rica e adaptativa. Além disso, os professores são qualificados para se tornarem facilitadores do aprendizado, orientando os alunos na navegação pelo conteúdo online e promovendo discussões significativas durante as aulas presenciais.

Toda essa expansão do acesso à educação ocorre por meio de plataformas online que permitem uma melhor interatividade, proporcionando acesso ao ensino a pessoas que, de outra forma, não teriam essa oportunidade.

O ensino híbrido veio para ficar?

O ensino híbrido emergiu como uma resposta dinâmica às demandas de uma sociedade cada vez mais conectada e tecnologicamente avançada. Sua combinação única de aprendizado presencial e online oferece uma abordagem flexível e adaptativa que beneficia tanto alunos quanto educadores.

Embora haja desafios a serem superados, a crescente adoção do ensino híbrido em instituições educacionais de todos os níveis sugere que essa abordagem veio para ficar. Como molda o futuro da educação, essa modalidade promete continuar evoluindo para atender às necessidades de constante mudança da aprendizagem moderna.

Notou que o ensino híbrido não é apenas uma tendência passageira, mas uma mudança duradoura e transformadora no cenário educacional global? Se você quer saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar!