O primeiro semestre da faculdade é um universo de novidades para o calouro. Diferentemente do ambiente escolar, na rotina universitária você tem muito mais autonomia e a exigência de uma postura responsável como estudante e futuro profissional.

Nenhum professor ficará cobrando pelas lições de casa que ficaram por fazer, e a construção de uma carreira de sucesso passa a depender unicamente do aluno. Por significar uma grande adaptação na vida do calouro, no primeiro semestre, é preciso ter o máximo de atenção a todas as oportunidades de integração com o curso.

Com isso, será possível alcançar o melhor aproveitamento em todas as etapas da graduação. Para ajudar você nessa fase, veja as dicas que separamos e saiba aproveitar tudo do primeiro semestre da faculdade. Acompanhe o conteúdo!

Afinal, qual a diferença entre calouro e veterano?

Esses são termos que, provavelmente, você ouvirá bastante na faculdade. Calouro é aquele estudante novato, que acabou de ingressar no curso superior e está tendo suas primeiras experiências como graduando. Já o veterano é o aluno que está há mais tempo na graduação e, por esse motivo, conhece e sabe lidar melhor com os desafios de ser estudante do ensino superior.

Como é o primeiro semestre da faculdade?

Sem dúvidas, o primeiro semestre da faculdade é um dos mais desafiadores para os calouros, tendo em vista as mudanças de rotina e dinâmica de estudo em relação ao ensino médio. Nesse período, tudo é novo para o acadêmico, desde a organização da grade curricular até as instalações da instituição de ensino.

Mas não se preocupe! Entendendo as primeiras dificuldades, é natural que as faculdades promovam palestras de boas-vindas e tragam todas as informações necessárias para essa adaptação. Do mesmo modo, é comum que veteranos se coloquem à disposição para esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e auxiliar nas primeiras matérias.

Como aproveitar ao máximo esse período?

Confira algumas dicas para não perder oportunidades e planejar a gestão do tempo para estudar no início da graduação!

Participe das palestras do curso e da área de atuação

Ao longo da graduação, os cursos costumam promover uma série de eventos com profissionais da área, não apenas para revelar o cotidiano da profissão, mas também para apresentar as diversas possibilidades de atuação.

Como visto, nas primeiras semanas do curso também é comum haver programações especiais com os calouros para que eles entendam a dinâmica da graduação e o que esperar dos próximos meses. Então, não hesite em participar desses momentos essenciais para entender a rotina acadêmica e abrir os olhos para possibilidades de atuação em seu futuro profissional.

Converse com veteranos e entenda as oportunidades

Ser simpático e fazer amizade com calouros e veteranos é excelente para se adaptar e entender as oportunidades oferecidas pela faculdade. Os veteranos, por exemplo, poderão lhe contar sobre opções de estágio, compartilhar projetos, oferecer sugestões de cursos complementares, apresentar os departamentos da instituição e profissionais-chave para você ter contato.

São milhares os assuntos que surgem a partir de uma boa conversa e, o melhor, de maneira informal e do ponto de vista de quem já vive a vida universitária há mais tempo. Os calouros também podem ser boa companhia para compartilhar as novas experiências e avançar em conjunto nessa jornada cheia de desafios e oportunidades.

Construa um bom relacionamento com os professores

Se existem ídolos na faculdade, sem dúvida, estes são os professores. Desde o primeiro instante, procure construir um relacionamento positivo com eles, pois isso pode render frutos além da vida universitária.

O corpo docente no ensino superior normalmente se divide em dois grupos importantes: os professores com dedicação integral à vida acadêmica e os que dão aulas na faculdade mas também atuam no mercado em suas áreas.

Nesse sentido, tanto na instituição quanto fora dela, os professores podem ajudar você a impulsionar sua empregabilidade. Enquanto alguns coordenam projetos de pesquisa acadêmica ― os quais podem até oferecer bolsas de estudo ―, outros têm contato com oportunidades de estágio e trainee exclusivas das quais só participam alunos indicados por eles. Além disso, o bom relacionamento com os professores, de maneira geral, cria um ambiente agradável que torna mais leve o estudo.

Conheça as atividades extracurriculares existentes

Todos os cursos universitários contam com uma carga horária mínima de atividades complementares. Ela é preenchida a partir da participação em cursos livres, eventos, trabalho voluntário, entre outros.

Para suprir essas horas, as faculdades costumam abrir atividades extracurriculares para os alunos, como um complemento à carga horária obrigatória. Por exemplo, cursos de idioma, programação, softwares da área, habilidades para o mercado de trabalho etc. Você também pode conferir atividades coletivas, como palestras, visitas técnicas e participação em feiras.

Então, sempre esteja de olho na programação para ampliar seu currículo e, ao mesmo tempo, cumprir os créditos necessários para se formar. Para tornar ainda mais interessante o evento, considere convidar seus novos colegas.

Visite laboratórios e instalações

Outra dica valiosa para aproveitar o primeiro semestre da faculdade é tirar um tempo para conhecer as instalações da instituição de ensino, como salas, laboratórios, biblioteca, refeitório, entre outros. É preciso ter em mente que, nesse lugar, você passará os próximos anos e se desenvolverá como profissional.

Nesse sentido, é importante explorar ao máximo os benefícios que a faculdade pode oferecer a você e se familiarizar com os ambientes propícios para o estudo. Também vale a pena entender os canais de comunicação com a faculdade para tirar eventuais dúvidas e solicitar suporte, quando necessário.

Chegue cedo

Por último, considerando que tudo é novo para o calouro, chegue mais cedo no primeiro semestre da faculdade. É possível que, logo no início, você não esteja familiarizado com a estrutura da instituição ou não localize a sala de aula.

Além de não correr o risco de se atrasar, estar antes na faculdade permite fazer novas amizades, organizar melhor a rotina e se adaptar lentamente ao novo ambiente. Durante as aulas, também não se esqueça de fazer as anotações necessárias. Isso será útil para lembrar datas importantes, eventos, entregas, entre outros.

Como visto, as diferenças entre a vida escolar e a vida acadêmica podem trazer alguns desafios para os calouros. Por outro lado, o estudante encontra bom suporte no primeiro semestre da faculdade, seja com os veteranos, seja com os professores e colaboradores da instituição. Caberá ao aluno aproveitar todas essas primeiras oportunidades sem perder de vista que, ao longo dos próximos anos de estudo, será exigida uma postura autônoma e responsável do futuro profissional.

Nesse sentido, é importante manter a mente aberta às informações que serão trazidas pela instituição de ensino, organizar a nova rotina para tirar proveito do primeiro semestre da faculdade e se preparar para o mercado de trabalho.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como aproveitar ao máximo esse período de adaptação, entre em contato conosco e saiba como a Faculdade Arnaldo pode contribuir para a sua jornada acadêmica!