Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Entenda como a faculdade e pós ajudam a melhorar a empregabilidade

Artigo

Entenda como a faculdade e pós ajudam a melhorar a empregabilidade

A empregabilidade de um profissional começa a se formar ainda na faculdade, pois é nesse momento que ele começa a desenvolver as habilidades necessárias para conseguir e ficar em um cargo. Profissionais que não passam pelo curso superior ou não buscam capacitação encontram mais dificuldades para se destacar no mercado.

A empregabilidade é um conceito que diz respeito à capacidade de conseguir uma vaga e se manter nela. Isso envolve a sua capacitação profissional e as habilidades que o mercado de trabalho exige, desse modo, quanto mais suas competências se aproximarem do perfil profissional que as empresas exigem, maiores serão as suas chances de conseguir uma vaga.

Neste artigo vamos mostrar como uma faculdade e pós ajudam a melhorar a empregabilidade e quais são os benefícios que elas oferecem. Continue a leitura!

Saiba como uma faculdade e pós ajudam a melhorar a empregabilidade

Seja qual for a área corporativa, os profissionais são classificados pelo uso de conhecimentos, ferramentas, processos e habilidades. Sendo assim, as empresas buscam pessoas capacitadas para suprir as necessidades de cada posto de trabalho.

Desse modo, as organizações desejam profissionais que tenham as habilidades necessárias para colaborar de modo efetivo com as atividades do cotidiano. Essa busca envolve o estabelecimento de pré-requisitos básicos para o processo de recrutamento e seleção de um novo profissional.

Entre esses requisitos, a formação acadêmica é um aspecto muito valorizado, sendo condição para determinados empregos. É dentro desse contexto que o curso superior assume uma função relevante, pois ele propicia a qualificação adequada para que o formado exerça as funções necessárias em determinada organização.

A importância do curso superior para o mercado de trabalho estende-se a todas as áreas do conhecimento, profissões e ramos. Cursar uma faculdade e buscar uma pós são fatores que ajudam a melhorar a empregabilidade, trazendo mais segurança para a carreira. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população com nível superior está aumentando, o que significa que os espaços de trabalho para quem não tem formação estão diminuindo.

Ainda segundo a pesquisa do Ipea, divulgada pelo IBGE, de 2012 a 2018 a força de trabalho composta por trabalhadores sem nenhuma instrução recuou 47%, enquanto o número de trabalhadores com ensino superior completo avançou 48,2%, passando de 13,1 para 19,4 milhões.

Esses números apontam que a única parcela de profissionais que está com mais oportunidades de emprego e em expansão é a dos que apresentam nível superior. Portanto, quem não tem essa formação está exposto a um grupo de trabalho em declínio, sendo mais difícil encontrar vagas interessantes.

Confira alguns benefícios que os cursos oferecem

Cursar uma faculdade e uma pós contribui com a empregabilidade de diversas maneiras, não somente com os títulos recebidos. Confira alguns benefícios que esses cursos oferecem!

Aumentam as chances de contratação antes da formação

Os benefícios da formação superior no mercado de trabalho são notados até mesmo antes da conclusão do curso. De acordo com a pesquisa do Instituto Semesp, 49,6% dos egressos de instituições de ensino particulares conquistaram seu primeiro emprego antes de terminarem a graduação.

Isso acontece porque os estudantes estão inseridos em um ambiente amplamente conectado com o mundo de trabalho. As empresas se interessam mais por profissionais que demonstram interesse em aprender e buscar qualificação profissional, por isso, é normal que pessoas que estão na graduação encontrem mais ofertas de emprego do que aquelas que pararam os estudos no nível médio.

Geram valorização por parte das empresas

As empresas sempre estão em busca dos melhores profissionais para comporem suas equipes, sendo que diversos aspectos são analisados antes de uma contratação. É nesse momento que a qualificação dos candidatos é avaliada, sendo que a formação superior e uma especialização são diferenciais que podem ajudar a garantir uma vaga.

É normal que as organizações valorizem os candidatos que buscaram mais formação e que se mostram atualizados em relação às melhores práticas do mercado. A pós-graduação é fundamental nesse contexto, pois demonstra que mesmo depois de formado o profissional continuou procurando adquirir conhecimento e desenvolver novas competências.

Possibilitam uma remuneração melhor

Um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) revela a importância da formação superior para a carreira. De acordo com o estudo, a diferença entre a renda média dos formados para aqueles que não apresentam diploma é bastante relevante.

A pesquisa indica que quem tem um diploma superior chega a ganhar até 152% mais do que profissionais que têm apenas o nível médio. Portanto, além da empregabilidade, a formação superior contribui para que você tenha uma remuneração melhor, algo relevante para o cotidiano.

Isso também vale para quem faz uma pós-graduação. De acordo com uma pesquisa da Catho Educação, um profissional que tenha uma pós-graduação no currículo recebe, em média, 14,7% a mais em relação a quem tem apenas uma graduação em um cargo de analista.

Potencializam o networking

Outro ponto fundamental de uma faculdade e pós para a empregabilidade é a contribuição que elas oferecem para o networking do profissional. É durante o convívio com colegas e professores que a pessoa pode adquirir uma rede de contatos que será útil para encontrar boas oportunidades de emprego.

Os colegas de classe são pessoas que podem indicar o profissional para vagas que sejam do interesse. Além disso, muitos podem até mesmo ser donos de empresas, o que facilitaria a contratação de profissionais que se destacaram durante o estudo. Além disso, os professores conhecem o mercado de trabalho, sendo agentes influentes para posicionar os alunos e encontrar boas oportunidades de emprego.

Neste artigo mostramos como a faculdade e pós ajudam a melhorar a empregabilidade e oferecem mais alternativas para a carreira. Sendo assim, é fundamental escolher o curso ideal para fazer, que seja do seu interesse e que traga as melhores oportunidades de emprego para o seu futuro. Além da graduação, também é essencial encontrar uma instituição de ensino que tenha reputação no mercado e um corpo docente capaz de garantir um ensino de qualidade.

Gostou de entender mais sobre como esses cursos afetam a empregabilidade? Então, aproveite para conhecer a Faculdade Arnaldo e veja como ela pode contribuir com o sucesso na sua carreira!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.