Se você está pensando em cursar uma segunda graduação, saiba que uma das melhores maneiras de avançar nos estudos é solicitar o aproveitamento de disciplinas em que você já obteve aprovação. Assim, após a efetivação da matrícula, você pode apresentar à faculdade quais foram as matérias cursadas anteriormente.

Muitas pessoas pensam em uma segunda graduação para desenvolver um diferencial no currículo profissional. Sem dúvidas, com mais um diploma, o seu perfil pode se tornar mais valorizado e diferenciado, uma vez que você terá a chance de ampliar seus conhecimentos e de se manter mais atualizado às demandas do mercado de trabalho.

Acompanhe a seguir e entenda como aproveitar disciplinas na segunda graduação da melhor forma!

O que é e como funciona o aproveitamento de disciplinas na faculdade?

A segunda graduação geralmente é uma das primeiras opções de quem deseja conquistar uma posição de destaque diante da concorrência. Por isso, muitas pessoas têm investido em novas formas de qualificação, como pós-graduações, especializações e segunda graduação.

Basicamente, a segunda graduação é voltada para quem já conta com diploma de nível superior, mas decide realizar um novo curso na faculdade, como Licenciatura, Bacharelado ou Tecnólogo. Essa é uma excelente oportunidade para adquirir conhecimentos e uma escolha interessante para quem deseja mudar de carreira.

Ao ingressar no segundo curso, é possível solicitar o aproveitamento de disciplinas, que funciona por meio do reconhecimento de que o aluno já cursou e obteve aprovação em algumas matérias na formação acadêmica anterior. É uma maneira, portanto, de acelerar a atual graduação, o que facilita como um todo a obtenção do novo diploma.

O procedimento pode variar de uma instituição de ensino para outra, mas basicamente é preciso aguardar o período para a solicitação do aproveitamento e apresentar alguns documentos específicos. A depender do curso, a formação pode ter a duração significativamente reduzida.

Quais são os requisitos para solicitar o aproveitamento no curso de graduação?

Para o processo de aproveitamento de disciplinas na segunda graduação, é preciso apresentar o conteúdo programático de todas as matérias que obteve aprovação na primeira formação acadêmica. As ementas devem ser originais e podem ser solicitadas na secretaria da antiga faculdade, sendo apresentadas, assinadas e carimbadas pela instituição de ensino.

Quanto mais próxima da área de conhecimento a primeira graduação for do segundo curso, mais chances o aluno tem de aproveitar as disciplinas. No entanto, algumas profissões, mesmo trabalhando com setores bem parecidos, têm diferenciações e exigem matérias específicas.

Além disso, as disciplinas cursadas anteriormente devem ter carga horária igual ou superior às que serão cursadas. Caso seja inferior, o estudante terá que cursar novamente a matéria, mesmo que já tenha estudado na primeira graduação. Outro requisito importante é que as disciplinas precisam ser concluídas com uma nota apropriada, ou seja, acima da média.

Outro ponto é a frequência, que deve ser adequada para que o aproveitamento na segunda graduação possa ocorrer. Mesmo com as regras, fazer a opção pelo aproveitamento dos estudos é uma maneira de reduzir a duração do curso e de se formar mais rapidamente.

Como aproveitar disciplinas na segunda graduação?

Em geral, o procedimento para o aproveitamento das disciplinas exige uma documentação padrão, necessária para uma análise de equivalência que é realizada por meio de alguns comprovantes. O estudante deve entregar os seguintes documentos:

  • histórico da primeira graduação;
  • ementa de todas as disciplinas cursadas no primeiro curso;
  • diploma de conclusão de curso.

Com a documentação em mãos, a secretaria da faculdade analisa as informações e solicita os documentos para o início da matrícula. Qualquer curso pode solicitar o aproveitamento, desde que a modalidade da nova graduação tenha o mesmo segmento da anterior, uma vez que deve haver matérias iguais em ambas as formações para que possam ser dispensadas.

O aproveitamento para alunos transferidos funciona quase da mesma maneira, seguindo a conferência das matérias para verificar se é possível realizar o processo na faculdade. Após a análise da documentação, a secretaria deve repassar quais as matérias que serão reaproveitadas, quais serão dispensadas, valores, entre outros pontos.

Quais são as vantagens de solicitar o aproveitamento de disciplinas?

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens de solicitar o aproveitamento de disciplinas na segunda graduação é a redução do tempo de duração do novo curso. Essa é uma ótima motivação para quem deseja ingressar em uma instituição de ensino superior novamente e quer conquistar mais diferenciais para a vida profissional.

Mesmo que seja gratificante ter mais de um diploma, o estudante ainda terá que se dedicar bastante. Por isso, o aproveitamento é uma motivação a mais, uma vez que a jornada da formação acadêmica pode ser reduzida. Outra vantagem é que você terá um diploma em mais de uma área de atuação, aumentando as oportunidades de emprego e seus conhecimentos.

Muitos empregadores tendem a valorizar candidatos com mais de uma graduação no currículo. Essa é uma forma de se destacar e de ganhar um diferencial entre a concorrência, além de, é claro, se manter atualizado e pronto para atender às atuais demandas do mercado de trabalho.

Outra opção é investir em uma especialização, como um mestrado, doutorado ou MBA. A especialização é uma forma eficiente de se aprofundar na sua área de formação original e de adquirir saberes atualizados. Mas se você está decidido pela segunda graduação, saiba que essa também é uma excelente opção para se manter competitivo.

Lembre-se de que o novo curso deve ter, no mínimo, 80% da grade curricular da sua primeira graduação e ser da mesma área de conhecimento. Matérias teóricas e de introdução, por exemplo, tendem a ser facilmente dispensadas nesses casos. Entretanto, é preciso ver os semestres em que cada disciplina será ofertada para se organizar e manter os estudos em ordem.

Viu só como aproveitar disciplinas na segunda graduação é simples? Aqui na Faculdade Arnaldo, você encontra cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogos, bem como especializações e cursos livres de curta duração. A instituição está sempre de olho nas tendências para oferecer informações atuais, garantindo que os estudantes tenham uma formação adequada para atender às demandas dos empregadores.

Quer saber mais sobre os diferenciais da Faculdade Arnaldo? Entre em contato com a nossa equipe educativa agora mesmo!