Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Pensando em fazer uma segunda graduação? Veja os 6 maiores benefícios

Formação

Pensando em fazer uma segunda graduação? Veja os 6 maiores benefícios

A carreira é como um bom livro: feita por capítulos. Da mesma forma que acontece em uma história, às vezes, o caminho do protagonista toma direções diferentes, até mesmo surpreendentes, em relação aos planos que ele tinha para o futuro.

No mercado de trabalho, por sua vez, o profissional pode estar inserido em uma área de atuação e, de repente, perceber que já não há tantas oportunidades como imaginava. E existe até mesmo a possibilidade de a pessoa querer experimentar novos horizontes.

Seja qual for a motivação para repensar os rumos profissionais, a atualização constante é uma necessidade na vida profissional. Principalmente considerando a era em que vivemos, em que o acesso às informações é fácil, favorecendo aqueles que anseiam pela inovação.

Nesse cenário, a segunda graduação surge como uma solução para a vontade de se posicionar melhor no mercado, dar novo rumo à carreira e aprender competências decisivas para o sucesso. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Continue a leitura para entender quais são as principais vantagens de optar pela segunda graduação!

1. Possibilidade de começar novamente

Buscar alternativas para driblar a repetição de uma mesma função por anos tem sido um caminho trilhado por muitos profissionais. Mas é normal que a pessoas se sintam perdidas quanto aos próximos passos, e, nesse contexto, a segunda graduação surge como uma oportunidade para aqueles que desejam recomeçar uma carreira.

É possível mudar ligeira ou completamente a sua área de atuação: isso vai depender de quais são os seus planos e objetivos profissionais. Quando você opta por uma formação complementar, por exemplo, consegue até mesmo fazer o aproveitamento de disciplinas na faculdade.

Essa opção, além de proporcionar uma guinada na sua carreira, ainda permite a conclusão de sua segunda graduação em menor tempo. Para ter certeza da viabilidade dessa escolha, basta consultar a instituição de ensino em que fará o curso e solicitar a análise. Possivelmente, serão aproveitadas as disciplinas que tiverem abordagens semelhantes.

2. Maiores oportunidades na carreira

Quando você dá início a uma graduação, principalmente a segunda, já tem a possibilidade de conquistar uma boa vaga de emprego durante esse período — sem a necessidade de ter o diploma em mãos. Isso, porque as empresas vão levar em consideração o seu empenho em progredir na carreira, além das aptidões adquiridas na sua primeira formação.

Com um currículo recheado de aprendizados, você se coloca na frente da concorrência em uma disputa por seus cargos de interesse, por exemplo. A bagagem que carrega consigo durante todos os anos de estudo é incomparável. Tenha isso em mente!

3. Ascensão profissional

Chegar no ápice da carreira e sentir-se bem consigo mesmo são sensações que nem todos os profissionais conseguem ter. Muitas vezes, isso acontece porque não estão na profissão ideal para seu perfil e suas afinidades. Na segunda graduação, você tem em mãos o poder da escolha e, então, é preciso considerar: o que pode ser feito para alcançar a realização pessoal?

Expandir seus horizontes coloca você em uma direção mais acertada rumo ao que vai fazer de melhor na sua carreira. Sem falar que, nessa “segunda chance”, é possível aumentar sua rede de contatos ao trocar ideias com professores e colegas da faculdade. O networking, inclusive, aproxima você de oportunidades de emprego, por meio de indicações.

Não somente isso, você aprende de perto com professores que já estiveram no seu lugar e, quem sabe, até mesmo passaram por esse recomeço. Eles podem contar como fizeram para chegar onde estão e quais são os principais desafios a serem superados até a conquista da ascensão na carreira.

4. Realização profissional e pessoal

Para além dos benefícios à sua carreira, a segunda graduação também serve para gerar uma motivação a mais na sua vida pessoal. Você sente que está em constante aprendizado, reciclando seus conhecimentos e, consequentemente, tornando-se uma pessoa melhor, não somente um profissional de excelência.

Sentir-se realizado em uma nova ocupação vai funcionar também como um agente de motivação para valorizar a sua potência profissional. O segundo diploma será mais uma das conquistas que você poderá colecionar, adicionando-o às experiências adquiridas durante toda a sua jornada de capacitação.

Esse fôlego de investir em si mesmo pode, inclusive, inspirar você a não parar mais. Depois da segunda graduação, quem sabe já não engata uma pós-graduação, aprofundando ainda mais seus conhecimentos?

5. Versatilidade

A versatilidade está entre as competências mais requisitadas pelas empresas. As organizações precisam de colaboradores que sejam decisivos e estratégicos para o negócio, capazes de aprender rápido e compartilhar as suas habilidades em prol da equipe.

Quando você tem duas formações, em áreas correlatas ou totalmente distintas, as chances de contribuir com insights valiosos para um time de trabalho aumentam. Afinal, seu conhecimento em serviços diversos potencializa a capacidade de inovar na resolução de problemas e na tomada de decisões mais acertadas.

6. Conhecimento de mercado

O cenário de intensa transformação digital possibilita a movimentação constante de dados e informações. Novas profissões surgem a todo momento, ao passo que outras vão se tornando obsoletas. Estar por fora do mercado sabendo disso é algo totalmente diferente de vivenciar de perto essas mudanças.

Ao acumular experiências em diferentes cargos, você conquista um conhecimento único, muitas vezes, graças às oportunidades geradas a partir dos aprendizados de uma segunda graduação.

Por outro lado, as ofertas de cursos possibilitam dar seguimento à linha de atuação em que você já está inserido hoje. Se o seu primeiro diploma de graduação é de licenciatura, é possível fazer o bacharelado e ampliar ainda mais suas habilidades na área. Esse caso, inclusive, está relacionado com um benefício que você já conheceu neste artigo, que é o aproveitamento de disciplinas.

Fazer uma segunda graduação pode ser o diferencial que o profissional precisa para se destacar no mercado de trabalho. Se é o seu caso, não se esqueça de que a escolha da instituição de ensino faz toda a diferença nos resultados finais. Por isso, procure aquela que oferece excelência em todos os aspectos, que envolvem corpo docente, infraestrutura, apoio aos alunos e boa empregabilidade.

Gostou deste conteúdo sobre novas chances de se tornar um profissional requisitado pelas empresas? Queremos saber a sua opinião! Deixe um comentário abaixo contando as suas experiências ou dúvidas a respeito do tema!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.