Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Segunda faculdade ou pós: qual a melhor opção para você?

Formação

Segunda faculdade ou pós: qual a melhor opção para você?

A dúvida sobre uma segunda faculdade ou pós é natural, afinal, não são raros os casos de estudantes que saem da graduação se sentindo despreparados para o mercado de trabalho.

Há muitas diferenças entre um curso e outro, e não há opção melhor ou pior, apenas a mais adequada para cada tipo de profissional e seus objetivos.

Continue a leitura deste post e conheça as semelhanças e diferenças, bem como as vantagens e desvantagens de uma segunda faculdade ou pós. Além dessas informações, listamos os aspectos mais interessantes para que você tome uma decisão acertada.

Quais são as diferenças entre uma segunda faculdade e a pós-graduação?

No geral, a graduação é um tipo de formação mais geral, enquanto a pós-graduação, pela sua própria natureza de especialização, é mais voltada para o mercado de trabalho. Cada caso é único, e pode ser que outros motivos pesem na escolha.

Se você quer mudar radicalmente de área, por exemplo, uma segunda faculdade é a melhor opção. Isso acontece porque há conhecimentos básicos e gerais que podem fazer falta lá na frente, e não podem ser adquiridos em uma especialização.

Se o seu objetivo é mudar para uma área próxima — no caso de estudantes de Letras desejam formação na área de Comunicação ou engenheiros que pleiteiam outras áreas das Ciências Exatas, por exemplo —, uma especialização pode ser suficiente.

De modo geral, é sempre recomendável que você tente utilizar o conteúdo da sua primeira graduação na sua nova escolha profissional. O mercado de trabalho atual tende a valorizar conhecimentos complementares, ao contrário do que acontecia há 10 ou 20 anos.

Qual escolher: segunda faculdade ou pós?

Acreditamos que há algumas coisas que são definitivas para orientar você nessa importante decisão. Seja como for, é interessante ouvir a opinião de professores e colegas que estejam inseridos no mercado de trabalho na nova área que você pretende cursar. Veja, abaixo, algumas dicas para ajudar você a se decidir.

Saiba quais são seus objetivos

Existem diferentes motivos pelos quais uma pessoa estuda. Os mais jovens se veem pressionados pela necessidade de se inserir no mercado de trabalho e, muitas vezes, são bastante pragmáticos na escolha de um curso, seja ele de graduação, seja ele uma pós.

Se é esse o seu caso, recomendamos que depois de formar na graduação você opte por uma especialização, a não ser que pretenda mudar radicalmente de área. A pós-graduação vai fazer com que você tenha mais preparo para o mercado de trabalho e funciona como um diferencial no currículo para a conquista de um emprego.

Se você já está trilhando um caminho profissional mas pretende ter contato com novos saberes que podem enriquecer a sua vivência no trabalho, a recomendação é recorrer a uma segunda graduação.

Leve em conta a duração do curso

Esse costuma ser um dos principais fatores na escolha. Cursos de pós-graduação duram em média 2 anos, e a graduação, entre 4 e 5. É mais que natural que aqueles que têm pressa para concluir os estudos recorram à pós.

Dependendo do curso em que você tem formação e daquele em que pretende se graduar em seguida, pode ser possível eliminar algumas matérias. Assim, os prazos podem ficar bem próximos.

Outros aspectos passam a ser importantes, como a carga horária. No caso da graduação, é comum que mais horas diárias sejam ocupadas, e isso pode ser um empecilho se você já trabalha, por exemplo.

Nesse momento, considere também uma graduação ou pós a distância — selecionamos mais informações sobre o assunto adiante.

Avalie sua capacidade financeira

O investimento em cursos de pós-graduação é menor, se pensarmos que ele dura menos tempo, mas isso varia de caso para caso.

Principalmente se você pretende mudar para uma área próxima daquela em que se formou, pode usar a pós-graduação — principalmente uma de curta duração — como forma de conhecer a nova área. Assim, você tem uma boa ideia do que vai enfrentar antes de fazer grandes investimentos.

Também é interessante olhar o investimento financeiro sob a ótica do retorno que ele pode proporcionar. Algumas empresas e cargos públicos remuneram melhor os colaboradores e servidores que se especializam.

Nesses casos, é muito comum que, em poucos meses, o valor investido volte para o seu bolso. A especialização e os aumentos de salário, no entanto, são perenes. Em casos, assim, é melhor priorizar várias especializações de curta duração em vez de um novo curso de graduação.

Examine o mercado de trabalho

Dependendo do local onde você trabalha, da função que desempenha e de como enxerga o seu futuro profissional, a escolha entre uma faculdade ou pós fica muito mais fácil. Antes de procurar uma nova formação, você deve examinar esses pontos e ter clareza sobre eles.

É comum que algumas áreas de atuação se desenvolvam e apontem para caminhos profissionais que tenham forte interdisciplinaridade. Se você já trabalha e acha que esse pode ser o seu caso, vale a pena conversar com colegas com empregos melhores do que o seu.

Quais são os benefícios de investir nos cursos da Faculdade Arnaldo?

Tradicional e bem avaliada, a Faculdade Arnaldo pode ser uma ótima opção para o desenvolvimento dos seus estudos. Tanto as nossas opções de graduação quanto as de pós estão de acordo com as exigências mais atuais do mercado de trabalho.

Além disso, nossa sede está muito bem localizada e nossos horários são flexíveis. Apresentamos, ainda, diversos cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD), o que é uma opção e tanto para quem tem a necessidade de continuar estudando, mas tem pouco tempo para se dedicar a deslocamentos e aulas presenciais.

Não importa se o que você procura é uma segunda faculdade ou pós: estamos certos de que aqui você encontra a opção ideal para dar continuidade aos seus estudos — com flexibilidade de horários e boa localização.

Restou alguma dúvida sobre a escolha entre uma nova graduação ou um curso de especialização? Tem interesse em saber mais sobre os nossos cursos a distância? Entre em contato com os nossos especialistas agora mesmo!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.