Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Segunda faculdade ou pós: qual a melhor opção para você?

Artigo

Segunda faculdade ou pós: qual a melhor opção para você?

A dúvida sobre uma segunda faculdade ou pós é natural, afinal, não são raros os casos de estudantes que saem da graduação se sentindo despreparados para o mercado de trabalho. Contudo, há muitas diferenças entre um curso e outro e não há opção melhor ou pior, apenas a mais adequada para cada tipo de profissional e seus objetivos.

Continue a leitura deste post e conheça as semelhanças e diferenças, bem como as vantagens e desvantagens de uma segunda faculdade ou pós-graduação. Além dessas informações, listamos os aspectos mais interessantes para que você tome uma decisão acertada. Vamos começar?

O que difere uma segunda faculdade da pós-graduação?

A graduação é um tipo de formação mais geral e abrangente, enquanto a pós-graduação, pela sua própria natureza de especialização, é mais voltada ao mercado de trabalho. Cada caso é único e pode ser que outros motivos pesem na escolha.

Se você quer mudar radicalmente de área, por exemplo, uma segunda faculdade é a melhor opção. Isso acontece porque há conhecimentos básicos e gerais que podem fazer falta lá na frente e, muito provavelmente, não serão adquiridos em uma especialização.

Agora, se o seu objetivo é mudar para uma área de atuação próxima — no caso de estudantes de Letras que desejam uma formação na área de Comunicação, por exemplo, ou engenheiros que pleiteiam outras vertentes das Ciências Exatas —, uma pós pode ser suficiente.

De qualquer forma, é sempre recomendável que você tente utilizar o conteúdo da sua primeira graduação na sua nova escolha profissional. Afinal de contas, o mercado de trabalho atual tende a valorizar conhecimentos complementares, ao contrário do que acontecia há 10 ou 20 anos.

Como fazer a melhor escolha?

Acreditamos que há alguns aspectos que são definitivos para orientar você nessa importante decisão. Seja como for, é interessante ouvir a opinião de professores e colegas que estejam inseridos no mercado de trabalho na nova área que você pretende cursar. Veja, abaixo, mais algumas dicas que podem ajudar você a se decidir!

Defina seus objetivos

Existem diferentes motivos pelos quais uma pessoa estuda. Os mais jovens se veem pressionados pela necessidade de se inserir no mercado de trabalho e, muitas vezes, são bastante pragmáticos na escolha de um curso, seja ele de graduação, seja ele uma pós.

Se é esse o seu caso, recomendamos que depois de formar na graduação você opte por uma especialização, a não ser que pretenda mudar radicalmente de área. A pós-graduação fará com que você tenha mais preparo para o mercado de trabalho e funciona como um diferencial no currículo diante da conquista de um emprego.

Por outro lado, se já está trilhando um caminho profissional, mas pretende ter contato com novos saberes que podem enriquecer a sua vivência no trabalho, a recomendação é recorrer a uma segunda graduação.

Leve em conta a duração do curso

Esse costuma ser um dos principais fatores na escolha. Os cursos de pós-graduação duram em média 2 anos, e a graduação, entre 4 e 5. Logo, é mais que natural que aqueles que têm pressa em concluir os estudos recorram à pós.

Dependendo do curso em que você tem formação e daquele em que pretende se graduar em seguida, pode ser possível eliminar algumas matérias, sabia? Assim, os prazos podem ficar bem próximos.

Todavia, outros fatores passam a ser importantes, como a carga horária. No caso da graduação, é comum que mais horas diárias sejam ocupadas, e isso pode ser um empecilho se você já trabalha, por exemplo. Nesse momento, considere também uma graduação ou pós a distância — selecionamos mais informações sobre o assunto adiante.

Avalie sua capacidade financeira

O investimento em cursos de pós-graduação é menor, se pensarmos que ele dura menos tempo, mas isso varia de caso a caso. Principalmente se você pretende mudar para uma área próxima daquela em que se formou, dá para usar a pós-graduação — principalmente uma de curta duração — como forma de conhecer o novo segmento.

Assim, você tem uma boa ideia do que vai enfrentar antes de fazer grandes investimentos. Também é interessante olhar o investimento financeiro sob a ótica do retorno que ele vai proporcionar. Algumas empresas e cargos públicos, nesse sentido, promovem e remuneram melhor os colaboradores e servidores que se especializam.

Diante desses casos, é muito comum que, em poucos meses, o valor investido volte ao seu bolso. A especialização e os aumentos de salário, no entanto, são perenes. Em situações assim é melhor priorizar várias especializações de curta duração em vez de um novo curso de graduação.

Examine o mercado de trabalho

Dependendo do local onde você trabalha, da função que desempenha e de como enxerga o seu futuro profissional, a escolha entre uma faculdade ou pós fica muito mais fácil. Portanto, antes de procurar uma nova formação, você deve examinar esses pontos e ter clareza sobre eles.

É comum que algumas áreas de atuação se desenvolvam e apontem para caminhos profissionais que tenham forte interdisciplinaridade. É o caso de quem faz Jornalismo, por exemplo, e encontra seu lugar no Marketing ou na Publicidade. Se você já trabalha e acha que esse pode ser o seu caso, vale a pena conversar com colegas em empregos mais atrativos que o seu.

Os tempos atuais são de alta competitividade, logo, é interessante analisar com racionalidade o que o mercado espera. Ao mesmo tempo que uma pós sinaliza uma maturação maior da carreira, a segunda faculdade se torna um diferencial em termos de abrangência de conhecimentos.

Analise se deseja continuar na sua área de atuação

A nossa cultura é de que façamos a escolha profissional muito cedo — quando ainda estamos na escola — ou sob forte pressão do mercado e da sociedade como um todo. Por isso, é normal que, lá na frente, a gente decida seguir novos caminhos. Não sinta culpa caso isso aconteça e não tenha medo de buscar uma segunda faculdade.

Agora, se a sua área de atuação agrada, não há motivos para fugir da objetividade nesse cenário. Aqui, uma pós-graduação é uma ótima alternativa para que você complemente a sua formação e consiga posições cada vez melhores dentro do seu campo de formação.

Vale lembrar que o mercado pede profissionais cada vez mais especializados e essa pode ser a chance de você se destacar sem dar tantas voltas.

Considere sua disponibilidade de tempo para estudar

Mencionamos esse fator brevemente, mas ele é relevante o suficiente para que tenha um foco especial. Isso porque tanto uma segunda faculdade quanto uma pós demandarão tempo, dedicação e ânimo para estudar. É claro que a especialização será mais rápida, mas exigirá igual disponibilidade.

Se você já trabalha, principalmente, precisará rever a sua agenda e prioridades, além de, realizar uma boa gestão do tempo. Uma dica é optar por cursos ofertados na modalidade a distância, semipresencial, que são mais flexíveis em relação aos horários e mais vantajosos até financeiramente.

Converse com outros profissionais

A escolha entre segunda faculdade e pós pode deixar você com indecisões difíceis de serem solucionadas sozinhas. Então, pense na possibilidade de contar com ajuda externa. Conversar com amigos e familiares é muito positivo, mas nada melhor que ouvir os profissionais das áreas que você deseja ingressar.

Essas pessoas já estão inseridas no mercado e conhecem de perto os desafios da área de atuação. Assim, você terá uma visão mais realista e estratégica do futuro da sua carreira, algo que facilita e muito a decisão pela continuidade dos seus estudos — que é fundamental quando se almeja sucesso profissional.

Priorize sua satisfação profissional

Tudo vai depender também do que você realmente deseja fazer daqui para frente e de como se sente em relação à profissão escolhida. A satisfação profissional, nesse sentido, será o seu termômetro para guiar suas escolhas rumo à segunda faculdade ou a uma especialização direcionada ao nicho que pretende atuar.

Para isso, invista em autoconhecimento e descubra quais pontos geram desconforto na rotina de trabalho e o que você gostaria de mudar. Em algumas circunstâncias, uma pós é capaz de solucionar o impasse, fazendo com que você encontre uma colocação mais atraente no mercado, sem sair do seu nicho de atuação.

Agora, se não está feliz com o que faz de modo geral, não hesite em encontrar sua real vocação, fazer uma segunda faculdade e trabalhar — com sucesso — no que realmente gosta.


Quais são os benefícios de investir nos cursos da Faculdade Arnaldo?

Tradicional e bem avaliada, a Faculdade Arnaldo pode ser uma ótima opção para o desenvolvimento dos seus estudos, sejam eles em uma segunda formação ou pós. Tanto as nossas opções de graduação quanto as de especialização estão de acordo com as exigências mais atuais do mercado de trabalho.

Além disso, nossa sede está muito bem localizada e nossos horários são flexíveis. Apresentamos, ainda, diversos cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD), o que é uma opção e tanto para quem tem a necessidade de continuar estudando, mas tem pouco tempo para se dedicar a deslocamentos e aulas presenciais.

Não importa se o que você procura é uma segunda faculdade ou pós: estamos certos que aqui você encontra a opção ideal para dar continuidade aos seus estudos — com flexibilidade de horários, qualidade de ensino, infraestrutura e boa localização.

Restou alguma dúvida sobre a escolha entre uma nova graduação ou um curso de especialização? Tem interesse em saber mais sobre os nossos cursos a distância? Entre em contato com os nossos especialistas agora mesmo!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.