Você sabia que participar de trabalho voluntário é uma ótima maneira de potencializar o seu currículo profissional? Esse tipo de experiência chama a atenção dos empregadores e pode colocar em evidência o seu perfil.

Quem realiza essa atividade demonstra características pessoais que são extremamente valorizadas. Com a vivência, você pode ter mais chances de ingressar no mercado de trabalho e, também, em processos seletivos mais concorridos, como o de faculdades estrangeiras.

Quer entender mais sobre como utilizar o trabalho voluntário no currículo? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

O que é trabalho voluntário?

O trabalho voluntário consiste em atividades não remuneradas que são feitas, principalmente, visando o bem comunitário e social. A prestação de serviço voluntário geralmente é feita em instituições sem fins lucrativos, como ONGs. Essas organizações podem lutar por diferentes causas, como ambientais, educacionais e culturais.

A experiência é interessante não só pela questão profissional, mas também para o crescimento pessoal do indivíduo. Você pode optar, por exemplo, em dar aulas em uma comunidade carente, resgatar animais da rua, visitar idosos em um asilo, distribuir alimentos, entre outros.

A ideia, portanto, é atuar em causas humanitárias e ajudar quem mais precisa. Com esse tipo de vivência, você pode ocupar o seu tempo livre de forma útil e engajar-se para praticar boas ações. Muitas pessoas não sabem, mas o trabalho voluntário soma muitos pontos no currículo e pode, inclusive, servir como uma experiência profissional.

Por que vale tanto a pena participar de uma atividade como essa?

Ao prestar trabalho voluntário, você tem a oportunidade de adquirir experiência, melhorar suas habilidades, ampliar os conhecimentos e ajudar a sociedade. Além disso, ainda é possível desenvolver uma série de competências, como empatia, comprometimento e iniciativa.

Quem inclui um ou mais trabalhos voluntários no currículo também consegue evidenciar certas soft skills, como adaptabilidade, disciplina, trabalho em equipe e capacidade de comunicação. Os candidatos que dedicam seu tempo a uma causa também demonstram que estão interessados em praticar o bem comum.

Todos esses fatores acabam chamando a atenção dos empregadores. Isso porque você evidencia que se preocupa com a sua comunidade e procura contribuir para a sua melhoria. Além disso, é uma forma de mostrar o seu interesse em aprender coisas novas e atuar em contextos diferentes.

Quais são os principais tipos de trabalhos voluntários?

Apresentar a experiência de um trabalho voluntário no currículo pode contar muitos pontos a favor do candidato. A atividade sinaliza habilidades interpessoais que são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho, sendo uma maneira eficiente de demonstrar que você está desenvolvendo competências.

Mas você sabia que existem diferentes tipos de trabalhos voluntários em variadas áreas? Veja a seguir!

Animais

Além de ajudar pessoas, é possível resgatar e cuidar de animais abandonados. Muitos bichos são maltratados e deixados na rua, sem nenhum tipo de apoio. Felizmente, existem diversas organizações filantrópicas e iniciativas ligadas aos animais nesse tipo de situação.

Meio ambiente

Por meio de projetos em instituições dentro e fora do país, você pode emprestar o seu tempo se dedicando à preservação do meio ambiente. Essa também é uma maneira eficiente de evitar o desaparecimento de espécies ameaçadas de extinção e recuperar diferentes habitats.

Crianças

Outra possibilidade de trabalho voluntário é ajudar crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. Você pode dar aulas, atuar em projetos de ensino de línguas, promover oficinas de dança, música, pintura, entre outras atividades que auxiliam a desenvolver uma formação mais humana.

Cultura e educação

Igualmente, existem projetos ligados à cultura e educação que propiciam experiências de voluntariado. Nesse caso, você pode ajudar e influenciar a formação de outras pessoas ao se conectar com ONGs que já realizam esse tipo de trabalho.

Esportes

Em diversos locais, também há projetos esportivos que ajudam os indivíduos em uma série de dimensões da vida. Para isso, os voluntários podem orientar crianças, adolescentes e adultos para a importância do esporte. Além de melhorar a saúde das pessoas, você tem a possibilidade de ensinar valores humanos e sociais que são levados para toda a vida.

Idosos

Muitos idosos são colocados por seus familiares em casas de repouso, asilos ou abrigos. Nessa situação, eles podem se sentir abandonados e, por isso, os voluntariados nessa área são tão importantes. São inúmeros os projetos que você pode se conectar e contribuir, oferecendo um pouco de carinho e atenção aos idosos.

Como os trabalhos voluntários podem ser usados para melhorar o currículo?

Para além de auxiliar no seu desenvolvimento enquanto ser humano, o trabalho voluntário também acaba potencializando as suas habilidades e competências. Por isso, é interessante inserir as experiências de voluntariado no seu currículo profissional.

Caso você esteja pretendendo participar de um processo seletivo, por exemplo, é interessante reunir depoimentos sobre a execução do seu voluntariado e fazer uma pesquisa para entender se a vivência é ou não relevante para a vaga. Com isso, ficará mais simples de tomar a decisão se vale a pena acrescentar a informação no currículo.

Conhecer a cultura da empresa também é fundamental, uma vez que existem diversas organizações ligadas à ONGs e instituições filantrópicas que já executam algum tipo de trabalho voluntário. Caso tenha feito algum trabalho voluntário em um setor de interesse da companhia, certamente você já estará à frente de muitos concorrentes.

A principal indicação, nesse sentido, é não se limitar apenas à sua área de atuação, mas sim participar de voluntariados que podem auxiliar o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Você pode adicionar as informações na seção de experiências, sendo bastante objetivo, claro e coeso.

No momento da entrevista, inclusive, você pode caprichar na apresentação oral e falar mais sobre como foi a vivência. Apenas tenha cuidado para não se autopromover e se vangloriar por ter feito um trabalho voluntário, já que isso pode pegar mal.

Você deve ter percebido como o trabalho voluntário é valioso para a sua carreira, não é mesmo? Com esse tipo de experiência, é possível aperfeiçoar uma série de habilidades e competências que são essenciais para o seu crescimento enquanto pessoa e como profissional.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita ao blog e siga agora mesmo a Faculdade Arnaldo nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.