Escolher onde cursar uma graduação é um passo importante na vida de qualquer pessoa. Afinal, é na instituição de ensino que você terá contato com as áreas de conhecimento que o formarão para o mercado de trabalho.

Para ajudar nessa questão, considerar a nota do Enade pode ser uma boa solução. Isso porque o Enade avalia a formação dos alunos nas instituições de ensino superior de todo o país, servindo como parâmetro para a tomada de decisão na hora de cursar uma determinada faculdade.

Para ajudar você a entender por que considerar a nota do Enade na hora de escolher uma faculdade, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho do Estudante, mais conhecido como Enade, é uma avaliação aplicada aos estudantes do ensino superior. Ele é realizado em todas as faculdades do país, sendo um exame específico, ou seja, traz conteúdo característico para cada área, além de ser padronizado para todas as instituições.

Com os resultados desse exame, é possível fazer a análise de diversos aspectos em relação ao aprendizado nas universidades de todo o país.

Assim, é com o resultado da prova do Enade que os formandos de determinada instituição avaliam se assimilaram os conteúdos necessários ao longo dos anos para um bom exercício profissional, o que compreende o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a área de atuação em que se formarão.

Como é feita a seleção dos cursos que farão o Enade?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, e o Ministério da Educação, o MEC, fazem a definição de quais são as áreas do conhecimento que passarão pelas avaliações a cada ano.

Assim, um estudante que está se formando na faculdade de comunicação social, por exemplo, fará a prova no ano em que a área de humanas for selecionada para ser analisada. O mesmo acontece com os cursos de publicidade e propaganda e direito, entre outros.

A cada três anos, cada curso é convocado para fazer a prova do Enade e, dessa forma, a performance dos alunos é que define a nota que será atribuída à faculdade. Essa nota varia de 1 a 5 e é chamada de “Conceito Enade”.

Quem deve fazer o exame?

De modo geral, o exame é aplicado para os alunos nos primeiros períodos da graduação, não importando a área, que pode ser uma licenciatura, um bacharelado ou um tecnólogo, e para aqueles que estão se formando. Assim, é possível fazer a comparação da evolução do aprendizado dos estudantes considerando uma determinada instituição.

Mas a obrigatoriedade do exame é somente para os estudantes formandos dos cursos selecionados na fase correspondente ao ciclo avaliativo, que dura três anos. Funciona assim: se no ano atual for aplicada, por exemplo, a prova para o segundo ano do ciclo, quem está nos últimos períodos de bacharelados, licenciaturas ou humanas deve fazer o exame.

É importante que você saiba que a prova do Enade não tem por objetivo fazer a avaliação individual dos alunos, como é o caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas avaliar a instituição de ensino.

É importante fazer a prova, pois dessa forma você pode contribuir para a boa avaliação da sua faculdade.

Por que a nota do Enade deve ser levada em consideração na hora de escolher uma faculdade?

Como adiantamos, a prova do Enade tem como objetivo fazer a avaliação da qualidade de cada curso de graduação ministrado no país. Dessa forma, é possível mensurar a qualidade da educação oferecida nas instituições e ter uma média nacional. É por essa razão que o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Sinaes é mais uma instituição que faz parte do MEC, sendo a sua finalidade analisar as características essenciais de uma instituição de ensino, a exemplo de:

Veja mais razões para considerar a nota do Enade.

Avaliar a qualidade do curso

Com os resultados do Enade, as pessoas interessadas em cursar uma graduação nas universidades do país têm um parâmetro de comparação e podem fazer as suas próprias análises de qualidade de ensino. Além disso, a nota do curso é usada pelo MEC para analisar a credibilidade das instituições de ensino.

Verificar as condições da faculdade

Para que o aluno tenha um conhecimento consolidado, ele precisa contar com uma boa estrutura de ensino. Por isso, é comum as universidades que disponibilizam recursos como laboratórios conquistarem as melhores notas no Enade. Além disso, o MEC usa como critério de avaliação a estrutura das faculdades para conceder benefícios do governo, como bolsas para os alunos.

Saber se a instituição de ensino é boa

A nota do Enade, como vimos, é um indicativo do nível de qualidade do ensino de cada universidade. Logo, optar por aquela que obteve uma nota alta no Enade significa que você terá à sua disposição um ensino de qualidade, o que aumenta as suas chances de sucesso no mercado de trabalho.

Poder contar com recursos do governo

O MEC usa as notas das faculdades para conceder suporte governamental para os financiamentos estudantis, além de recursos para a implementação de outros projetos. Logo, instituições que contam com uma boa nota do Enade têm mais chances de terem liberados recursos como o Fies, por exemplo.

Saber como o curso é visto pelo mercado

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, estudar em uma instituição de ensino de credibilidade faz toda a diferença. Isso porque é comum as empresas analisarem os relatórios de notas do Enade para verificar se os estudantes de determinadas instituições apresentam as competências necessárias para ocupar a função, o que pode ser fundamental, por exemplo, para conseguir o primeiro estágio.

Como vimos, a nota do Enade é de fundamental importância na hora de se escolher uma faculdade. Trata-se de uma avaliação que serve de parâmetro para que as pessoas saibam a qualidade do ensino de determinada instituição, sendo muito importante para uma jornada acadêmica de sucesso.

Se você gostou deste artigo sobre por que considerar a nota do Enade, siga-nos no Facebook, LinkedIn e Instagram para ter acesso a mais conteúdos como este!