Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Quais são os principais cursos da área de humanas? Venha saber mais aqui!

Artigo

Quais são os principais cursos da área de humanas? Venha saber mais aqui!

As ciências humanas têm como objetivo principal estudar o homem individualmente e em sociedade, e suas relações com o mundo. Existem diversas opções de cursos de humanas, oferecendo profissões voltadas para a prática e outras centradas nas teorias.

Essa área é diferente das exatas, que prioriza o raciocínio lógico, e das biológicas, que analisam todos os seres vivos. Os principais elementos das humanas são a filosofia, que busca a compreensão do homem, a beleza, encontrada na arte e cultura, e a comunicação.

Para que você entenda mais sobre essa área, vamos apresentar os principais cursos de humanas. Além disso, mostraremos quais são as características importantes para quem deseja seguir esse caminho. Continue a leitura!

Conheça os principais cursos de humanas

Existem diversos cursos para quem se identifica com os aspectos humanos, oferecendo diferentes oportunidades de atuação. Conheça os principais!

Marketing

O curso de Marketing é uma das opções em alta para quem se interessa pela área de humanas, tendo duração de quatro anos no nível de bacharelado. O profissional é responsável pelo posicionamento de um produto, marca ou empresa no mercado, sendo necessário empregar diferentes estratégias para o crescimento desses elementos.

Com o crescente uso das redes sociais e ferramentas tecnológicas, essa profissão também traz bastante mercado no marketing digital. Quem atua nesse setor precisa entender as movimentações do mercado, estipulando estratégias criativas e inovadoras para solidificar o crescimento de seus clientes.

Jornalismo

O curso de Jornalismo tem duração de quatro anos e ensina os estudantes a lidar com informações que são importantes para toda a sociedade. O profissional formado na área é capaz de produzir notícias para os diferentes meios de comunicação, sejam eles impressos, televisivos ou digitais.

Sendo assim, ele aprende a escrever, organizar pautas, editar matérias, entre outras atribuições do cotidiano do jornalista. O mercado de trabalho é bastante amplo, oferecendo oportunidades em jornais, revistas, emissoras de televisão, assessorias de comunicação e portais de internet. Além disso, também pode atuar como autônomo e freelancer, entregando serviços para empresas privadas e governamentais.

Administração

Mesmo envolvendo números, o curso de Administração é considerado da área de humanas. Isso acontece porque o profissional deve ter uma visão ampla sobre diversos assuntos, exercendo funções estratégicas de gerenciamento de recursos financeiros e humanos de uma organização.

Os formados nesse curso podem exercer diferentes funções, sendo capacitados para a liderança empresarial, para o setor de recursos humanos, para a área de marketing e capazes de empreender. A graduação costuma durar quatro anos, mesclando disciplinas como matemática e economia, com matérias mais teóricas.

Direito

O curso de Direito é um dos mais conhecidos da área de humanas, dura em média 5 anos e exige do aluno muita leitura e uma grande capacidade de concentração, pois as disciplinas teóricas são grande parte da grade curricular.

Ele abre espaço para que os formados atuem como advogados, atuando nos mais diversos ramos dessa profissão, como administrativo, civil, criminal, trabalhista, ambiental, entre outros. Além disso, também permite a atuação na carreira pública, como juiz, promotor, desembargador, entre outros cargos que podem ser conquistados por meio de concursos públicos.

Pedagogia

O curso de Pedagogia é um dos pioneiros e prepara os profissionais para atuar nos diferentes níveis de educação, capacitando para a atuação com crianças, jovens e adultos. Além da alternativa de ser professor, os formados também podem desempenhar as funções de suporte pedagógico, como direção, supervisão e orientação educacional.

Os pedagogos precisam dominar diferentes características para proporcionar uma educação humanizada e de excelência para os alunos, sejam eles de qualquer ciclo educacional. O curso de Pedagogia tem duração média de quatro anos e tem boa parte da formação nas matérias teóricas.

Psicologia

Outro curso bastante valorizado é o de Psicologia. O profissional nessa área pode trabalhar no setor público, em instituições privadas ou abrir o próprio consultório. A graduação tem a duração média de 5 anos, com o total de 4 mil horas de carga horária, envolvendo disciplinas teóricas e práticas.

O psicólogo aprende analisar o comportamento e o pensamento humano, ajudando a trazer melhorias na qualidade de vida e encontrar patologias que devem ser tratadas. Essas características sempre foram muito valorizadas em hospitais e clínicas, sendo que com o passar do tempo as empresas também perceberam a importância de ter um profissional dessa área.

Veja quais são as características dos profissionais de humanas

Algumas características ajudam a identificar os profissionais de humanas, sendo um bom indicativo para descobrir se esse é o caminho mais indicado para o seu perfil. Confira algumas delas!

Curiosidade

A curiosidade é uma característica fundamental nessa área, seja qual for a profissão escolhida. Os profissionais devem gostar de explorar, questionar, duvidar e principalmente ter a capacidade de se sensibilizar e se colocar no lugar do outro.

Comunicação

Como essa ciência trabalha com o ser humano, a comunicação é uma competência essencial para o sucesso. É preciso ter habilidades para se relacionar com os outros, capacidade para passar informações de forma correta e contribuir para as melhorias, seja em empresas, pessoas ou na sociedade.

Criatividade

A criatividade também é uma habilidade importante nesse setor, pois está a ligada às artes, à música, à cultura. Essa competência ajuda em todas as profissões de humanas, sendo mais necessária no marketing, comunicação social e pedagogia.

Gosto pela leitura

Os estudantes desses cursos se deparam com uma boa carga horária de disciplinas teóricas, sendo que a leitura é um elemento fundamental nesse contexto. Portanto, é importante gostar de ler e ter facilidade para se concentrar durante essa atividade, que acompanhará o estudante nos anos de sua graduação.

Neste artigo, apresentamos os principais cursos de humanas e as características dos profissionais que atuam nessa área. Antes de escolher a sua profissão, é importantíssimo analisar suas habilidades e encontrar a alternativa adequada de acordo com o seu perfil. Dessa forma, a probabilidade de tomar uma boa decisão aumenta, potencializando as suas chances no mercado de trabalho.

Gostou de conhecer mais sobre este tema? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba outras informações importantes para o seu futuro profissional!

Mais do nosso blog

Posts relacionados

Artigo

Aulas online ao vivo: como funcionam e quais os benefícios para os alunos?

Entenda como o formato auxilia os alunos no processo de ensino. Fique por dentro do assunto no post!

Publicado em
17/6/21
por
Faculdade Arnaldo
Artigo

Como é trabalhar em Startup? Conheça o dia a dia de quem trabalha em uma

Possibilidade de rápido amadurecimento e colaborar com várias setores da empresa estão as características de quem trabalha numa startup. Veja mais neste artigo!

Publicado em
15/6/21
por
Faculdade Arnaldo
Artigo

Núcleo de Práticas Jurídicas: qual a importância para o futuro advogado?

Descubra por que o Núcleo de Práticas Jurídicas é indispensável para a formação do advogado!Sem dúvidas, a preparação do aluno de Direito depende de experiências teóricas e práticas que permitam entender a aplicabilidade do conhecimento acadêmico. Nesse sentido, o Núcleo de Práticas Jurídicas é fundamental nas instituições de ensino, uma vez que permite ao estudante ter uma experiência profissional prévia à formação. Mas, afinal, que atividades o núcleo desenvolve para ser considerado importante? Pensando em esclarecer essa e outras dúvidas, elencamos para você alguns tópicos explicativos sobre o tema. Não deixe de conferir! O que é um Núcleo de Práticas Jurídicas? Núcleo de Práticas Jurídicas ou NPJ, como também costuma ser conhecido, é uma organização interna das instituições que se dedicam ao ensino jurídico. Seu principal objetivo é permitir que o aluno consiga compreender o trabalho normalmente atribuído a um advogado. Para ficar mais claro, essa organização poderia ser equiparada a um estágio no qual, necessariamente, os que vão estudar Direito precisam passar antes de se formar. Afinal, as atividades desenvolvidas nele são extremamente importantes na preparação para o mercado de trabalho e na aplicação de conceitos teóricos no dia a dia da profissão. Quais são as atividades desenvolvidas? Agora que você já sabe o que é e quais os objetivos do Núcleo de Práticas Jurídicas, vale conferir as atividades que poderão ser desenvolvidas em conjunto com professores nessa organização vinculada à faculdade. Primeiramente, é importante esclarecer que o núcleo atua tanto em casos hipotéticos e fictícios, como júri simulado, quanto em casos reais. Entre as atividades que podem ser realizadas estão o desenvolvimento de peças processuais, a realização de arbitragens e conciliação e a atuação em audiências e sessões. É necessário destacar que todas as ações são supervisionadas por profissionais para uma melhor experiência formativa sem qualquer prejuízo do cliente, a exemplo dos processos reais. Qual a sua importância formativa? Como visto, o Núcleo de Práticas Jurídicas é, em geral, o primeiro contato que o estudante tem com a prática da advocacia. Afinal, mesmo aqueles que fazem estágio em escritórios ou empresas fora da faculdade, costumam atuar em atividades menos complexas e mais periféricas. Além disso, fora dos muros da instituição o aluno não conta com o suporte dos professores. Desse modo, trata-se de uma grande oportunidade para dar os primeiros passos rumo ao futuro profissional, com a segurança da orientação do corpo docente para os pontos de melhoria. Outra relevância do núcleo para o futuro advogado é a possibilidade de identificação profissional. Por meio de atividades fictícias e reais, é possível ter um direcionamento e descobrir quais áreas do Direito mais despertam interesse. Sem dúvidas, o Núcleo de Práticas Jurídicas é de grande importância para a formação do acadêmico de Direito. Além de fazê-lo se destacar no mercado de trabalho, as atividades nele desenvolvidas também despertam a responsabilidade social, uma vez que contribuem para a defesa dos direitos da comunidade envolvida. Nesse sentido, é fundamental optar sempre por uma faculdade que mantenha essa estrutura pedagógica. E aí? Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter e ficar por dentro de mais artigos como este!

Publicado em
10/6/21
por
Faculdade Arnaldo
Veja todos os posts
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.