Uma empresa que almeja sucesso no mercado precisa, primeiramente, ser notada. De nada adianta oferecer o melhor produto ou serviço se o público não conhece esses benefícios. Nesse cenário, o Marketing representa um investimento decisivo para o crescimento do negócio.

O profissional desse setor que se capacita e está familiarizado com as tendências de mercado nunca foi tão decisivo para as organizações. É por isso que a carreira em Marketing tem sido uma opção para quem traz consigo o dinamismo, a criatividade e a paixão pela inovação.

Com um mercado favorável, porém competitivo, é preciso se posicionar para garantir as melhores oportunidades. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para impulsionar a sua carreira em Marketing. Mas, antes, conheça em quais áreas você pode se inserir!

Quais são as principais áreas do Marketing?

A partir das necessidades dos potenciais clientes, ao longo dos anos foram surgindo diversas ramificações da atuação do Marketing. Listamos abaixo algumas das que têm mais relevância no cenário atual!

Marketing Digital

Redes sociais, blogs corporativos, sites institucionais e fluxos de nutrição de e-mail são algumas das opções para se trabalhar o Marketing Digital. Tudo que envolve os benefícios da Internet pode se encaixar nessa categoria.

Esse setor atravessou os últimos anos com diversas promessas de crescimento que se provaram verdadeiras. Porém, um estudo da McKinsey em parceria com a Associação Brasileira de Anunciantes (Aba) revelou que 80% das organizações ainda não atingiram o seu potencial de investimento nas estratégias de Marketing Digital.

Isso significa que, com a crescente onda de profissionais capacitados, essas empresas têm a oportunidade de orientar seu core business para um mindset de inovação. Em vista disso, torna-se um campo com amplo espaço para quem aprofunda seus conhecimentos.

Endomarketing

Não é somente direcionado ao público externo que as estratégias de Marketing são direcionadas. As equipes internas também precisam de uma comunicação eficiente, com intuito de divulgar as ações da empresa em prol dos colaboradores e, consequentemente, reduzir o turnover.

Vale ressaltar que, no melhor dos cenários, os colaboradores também são promotores da marca. Quando eles vestem a camisa, os resultados crescem principalmente em termos de produtividade e engajamento. O alinhamento de ideias e objetivos permite o crescimento conjunto da empresa e de suas equipes — daí a importância do Endomarketing.

Neuromarketing

Entender como funciona a relação entre a mente humana e as compras é algo que potencializa diversas oportunidades de negócio. Essa é a intenção do Neuromarketing. A partir de estudos aprofundados, é possível trabalhar as cores, posicionamento de imagens, gatilhos e até mesmo as narrativas que favorecem os resultados da ação.

Com todas essas informações em mãos, as organizações conseguem direcionar melhor as abordagens das campanhas, tornando-as mais estratégicas para seu determinado público. Além disso, torna a experiência desse cliente favorável, por meio de um atendimento personalizado.

Marketing de Relacionamento

Na mesma linha de repensar as relações com os consumidores, aproximando-se mais deles e tornando-os fiéis à marca, existe o Marketing de Relacionamento. O primeiro passo nessa equação é conhecer bem o público a qual a empresa fornece serviços ou produtos.

Reunir todas as informações possíveis sobre preferências e necessidades dessas personas é o que vai tornar efetiva a ação de fidelização. Durante esse processo, as equipes fazem a mensuração dos resultados, vendo o que pode melhorar e o que funcionou bem no objetivo.

Como se destacar no mercado de trabalho?

Qualquer que seja a área escolhida, alguns passos são fundamentais para alcançar a excelência profissional. Aqui, cabe até mesmo pensar em como o Marketing Pessoal pode colocá-lo mais próximo de seus objetivos. Nesse sentido, veja quais são os principais caminhos a seguir!

Fazer cursos de extensão e pós-graduação

Estar sempre atualizado com as tendências ajuda você a desenvolver um pensamento crítico sobre as estratégias do negócio e a tomar decisões mais acertadas. Ler notícias e pesquisas recentes é uma excelente forma de adquirir esses conhecimentos.

Contudo, nada é tão efetivo quanto investir mais a fundo na sua formação. Para isso, existem os cursos de extensão, que são um complemento à graduação. Eles são opções sucintas, geralmente realizadas em cerca de um mês, mas que agregam muito valor ao seu currículo.

Se você quiser se aprofundar ainda mais nos conhecimentos, talvez o ideal seja um curso de pós-graduação. Há opções de lato sensu e stricto sensu — a primeira oferta contempla as especializações e MBAs, enquanto a segunda se refere ao mestrado e doutorado.

Comumente, esses cursos têm duração média de 18 meses e rendem mais que um simples certificado para o currículo. De acordo com a 54ª edição da Pesquisa Salarial, a remuneração de um profissional com diploma de pós-graduação pode ser até 118% maior.

Desenvolver as habilidades exigidas pela profissão

No início do texto, falamos sobre algumas das habilidades que tornam o profissional de Marketing decisivo para as empresas. Além dessas, vale mencionar:

  • boa comunicação, tanto verbal quanto escrita;
  • saber trabalhar em equipes;
  • tomar decisões com base em dados;
  • flexibilidade para trabalhar as estratégias do negócio;
  • vontade de aprender constantemente.

Além disso, existem as hard skills que tornam esse profissional ainda mais completo, que envolvem o conhecimento em redes sociais, outros idiomas, metrificações, indicadores de performance, pesquisas, negociação, técnicas de vendas e empreendedorismo.

Conhecer as principais tecnologias

A transformação digital tornou impossível uma estratégia organizacional independente da tecnologia. Principalmente com a rentabilidade das interações em redes sociais e plataformas online, entender o que há de novo nesse campo é sinônimo de vantagem competitiva.

Adotar as inovações e melhores tecnologias do mercado possibilita estratégias mais próximas dos interesses e necessidades do público-alvo. Ademais, mensurar resultados e trabalhar com insights gerados por meio de dados são outros benefícios de investir nessas soluções.

Por essa razão, ter o conhecimento de ferramentas e softwares, mesmo que de modo básico, pode ser o diferencial que você precisa para sair na frente na disputa por um cargo em Marketing.

Potencializar o networking

Um dos grandes trunfos de um profissional de Marketing é o networking que ele constrói ao longo da carreira. Isso porque é possível transformar esses bons relacionamentos em oportunidades de negócio para as suas campanhas e parcerias.

Além disso, um desses relacionamentos pode render indicações para vagas de emprego em grandes companhias — um mercado bastante promissor. Quando você permite que outros profissionais saibam do seu potencial, tem mais chances de ser lembrado para essas funções.

Como vimos, para se destacar na carreira em Marketing, o conhecimento é uma peça-chave. Estar constantemente atualizado já garante bons pontos para você em uma disputa pelas melhores oportunidades do mercado. Por isso, não deixe de conhecer as principais tendências da área, conversar com quem entende do assunto e investir em cursos de aprimoramento.

Se você ficou interessado na possibilidade de se destacar a partir de uma pós-graduação, aproveite a sua visita ao blog para entender como escolher a instituição ideal para dar início ao curso!