Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...

Tags

No items found.
fazer pós graduação

Você sabe que vai ganhar um diferencial competitivo ao se especializar, mas fica na dúvida sobre qual é o momento ideal para fazer pós-graduação?

O melhor é ganhar experiência assim que terminar a graduação ou emendar um curso no outro para não perder o ritmo? E para quem já está no mercado, existe o período mais adequado para voltar a estudar?

Essas perguntas são comuns e, apesar de não existir uma regra sobre o tempo certo para buscar essa qualificação, há alguns motivos que indicam que o melhor mesmo para a carreira é não perder tempo. É isso o que mostramos neste post. Continue a leitura e veja como a pós-graduação pode transformar sua vida profissional!

Início da carreira

Quem quer sair na frente dos concorrentes já se organiza logo que sai da faculdade para começar a se especializar. Mas não é melhor ficar um tempo dedicado só ao trabalho? Isso é uma escolha pessoal, mas é importante entender que você só vai disputar vagas melhores se apresentar um diferencial.

Pode ser um bom momento também porque você já está acostumado a estudar e, dessa forma, pode ter mais facilidade para assistir às aulas, fazer provas e trabalhos.

Além disso, fazer uma pós vai ajudar você a se sair bem nos processos seletivos. Durante a entrevista de emprego, por exemplo, se você demonstra que já está fazendo uma especialização mesmo tendo acabado de se formar, será bem-visto pelo recrutador. Passa a imagem de um profissional que está preocupado com sua carreira e que corre atrás. Mostra, portanto, proatividade, uma característica valorizada pelas empresas.

Fazer pós-graduação logo depois de pegar o diploma da faculdade pode ser um caminho interessante, principalmente para áreas com várias opções de atuação, como a Administração. Você pode se destacar no mercado especializando-se, por exemplo, em Recursos Humanos, Marketing ou Gestão Financeira.

Atualização profissional

Seja qual for a sua área, saiba que o mercado está em constante mudança. Para acompanhar esse dinamismo, é fundamental se manter atualizado. As empresas buscam profissionais que conhecem as tendências de seu nicho e que se interessam por estudá-las.

Para ficar por dentro do que é novo em seu segmento, o melhor é fazer pós-graduação, pois são cursos que apresentam temas atualizados aos alunos. Sem contar a possibilidade de trocar experiência e conhecimento com quem já está no mercado, como os professores e outros colegas.

Dessa maneira, para que você seja aquele profissional que possa trazer ideias inovadoras para a empresa, busque uma qualificação de peso, como uma especialização ou MBA. Além desses cursos, participe também de eventos da sua área, como palestras, feiras e workshops, e acompanhe as publicações de seu segmento. O importante é ficar atento para não perder nenhuma novidade.

Recolocação no mercado

As oscilações da economia prejudicaram muitos profissionais, que acabaram não encontrando mais espaço no mercado de trabalho. As razões podem ser variadas, como corte de pessoal da empresa, um empreendimento que não deu certo ou até uma falta de identificação e entusiasmo com a carreira escolhida.

Se você está sem perspectivas profissionais, considere fazer pós-graduação para se recolocar no mercado. Pesquise sobre as diferentes possibilidades de curso e busque algo que atenda seu perfil e expectativas.

Você pode dar a volta por cima, atuando em um novo ramo ou até abrindo a própria empresa. A possibilidade de fazer networking nas aulas também pode dar o empurrãozinho que você precisa para recomeçar.

Valorização do currículo

A concorrência é alta e, para você destacar seu currículo, precisa apresentar algo diferente dos outros candidatos, certo? Muitos profissionais estudam até a graduação e, mesmo com a experiência, não conseguem impressionar os recrutadores.

Agora, quando você tem um certificado de pós-graduação, mostra que está qualificado para uma área mais específica. Assim, tem mais chances de ser selecionado, inclusive para cargos e salários melhores.

Então, se você não quer que seu currículo seja apenas mais um, faça um curso de especialização ou MBA. Dessa maneira, há mais chances de você ser selecionado para os processos seletivos mais disputados.

Necessidade de especialização em alguma área

Chega um momento da carreira que você sente que precisa de mais conhecimentos e competências para dar um passo a mais. É, portanto, a hora de fazer pós-graduação para ganhar mais qualificação.

Os gestores esperam que os colaboradores possam resolver problemas e pensar de forma inovadora. Para isso, é importante não parar no tempo e buscar novos aprendizados, como uma especialização.

Em muitos casos, fazer esses cursos pode ser decisivo para que o profissional seja promovido dentro da empresa. Ele passa a assumir, assim, posições de maior responsabilidade, o que vem, é claro, acompanhado de ganhos maiores.

Diferencial em concursos

Se você sonha com a carreira pública, pois busca salários maiores e estabilidade, também deve se preocupar em fazer uma pós-graduação. As aulas podem trazer a bagagem de conhecimento que você precisa para se sair melhor nos exames.

Mas não é só isso: um certificado de especialização pode contar pontos e ser decisivo para que você ocupe as primeiras posições no certame e seja convocado para assumir o cargo.

Crescimento da sua empresa

Por fim, buscar uma qualificação como a pós-graduação é uma alternativa interessante para quem decidiu empreender e abrir o próprio negócio. Frequentar as aulas e acompanhar cases de outras empresas vai ajudar o gestor a tomar as melhores decisões e a saber como aproveitar as oportunidades do mercado.

O curso de MBA pode abrir suas perspectivas profissionais, fazendo-o repensar os processos de seu negócio e buscar maneiras para, por exemplo, melhorar a produtividade ou reduzir custos.

Agora você já sabe que não existe um momento ideal para fazer pós-graduação. Seja qual for sua idade ou a experiência que tem, saiba que esse tipo de curso é importante para que o profissional possa se destacar e, assim, alavancar sua carreira. O único cuidado deve ser escolher uma instituição de referência para receber uma formação de qualidade.

Quer ficar por dentro de alguns cursos que vão dar uma guinada na sua vida profissional? Conheça as opções de pós-graduação da Faculdade Arnaldo!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.