Responsabilidade social tem sido um tema amplamente abordado nos últimos anos. Isso não só no ambiente corporativo, mas também aplicado às escolhas mais simples que qualquer pessoa ou perfil profissional pode fazer no dia a dia.

Diante de um contexto em que, cada vez mais, se compreende a importância de olhar para os impactos das próprias ações, esse conceito recebe ainda mais relevância. Por outro lado, o termo costuma gerar algumas dúvidas em relação à sua aplicabilidade.

Pensando nisso, e para que você entenda melhor a extensão do conceito de responsabilidade social, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema. Não deixe de conferir o conteúdo e entender a importância dessa discussão!

O que é responsabilidade social?

Responsabilidade social é o conjunto de práticas voluntárias que beneficiam a sociedade de alguma forma. Em outras palavras, tratam-se de ações que promovem o bem-estar comum, melhoram a qualidade de vida do cidadão e contribuem para um meio ambiente mais justo.

Embora esse conceito esteja muito ligado ao ambiente empresarial, a prática pode ser realizada por qualquer pessoa física ou jurídica que cultive um modo ético de pensar e agir nas relações que estabelece.

Nesse sentido, responsabilidade social é um conceito que assume um papel importante na sociedade, promovendo uma reflexão sobre a forma como os nossos atos impactam positivamente ou negativamente a realidade.

A Faculdade Arnaldo, por exemplo, teve entre as suas iniciativas o abrigo humano às pessoas refugiadas, buscando a valorização da vida a partir do suporte àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Por que a responsabilidade social é importante?

Entre os diversos motivos pelos quais a responsabilidade social pode ser considerada importante, 5 se destacam. Confira quais são e a que se refere cada um dos benefícios propostos!

  1. Inovação: a busca por um modo ético de agir impulsiona a criação de novos projetos e soluções para problemas de ordem social;
  2. Conscientização: propõe um pensar conjunto sobre os problemas da humanidade, de modo a guiar o agir cotidiano;
  3. Contribuição: tem como reflexo o bem-estar da comunidade em todas as esferas, seja econômico, social ou ambiental;
  4. Melhoria da imagem: promove uma melhor imagem junto ao público, no caso das instituições que têm em vista essa preocupação;
  5. Futuro para todos: o conceito adotado permite projetar um futuro mais justo para todos, em esforço conjunto de toda a sociedade.

Como colocar esse conceito em prática?

Como visto, desenvolver a responsabilidade social pode ser bastante positivo para a comunidade. Mas, afinal, como colocá-la em prática? Nesse sentido, vale relembrar a ideia de que não só as empresas podem incorporar o conceito, mas também nós em pequenos gestos.

Como exemplo, caberia citar a reflexão sobre a escolha que fazemos no dia a dia, como o nosso próprio consumo. Isso engloba desde a vestimenta até a alimentação, o uso racional de recursos naturais, entre outros.

Do mesmo modo, investir em instituições que tenham em vista esse pensar ético também pode gerar impactos positivos na sociedade. A escolha sobre onde estudamos e depositamos nossos recursos é um dos exemplos.

Responsabilidade social tem sido um dos temas mais discutidos atualmente. Para além do debate corporativo, entretanto, cabe a nós entendermos esse conceito de modo a contribuir para impactos positivos na sociedade. Diante de um contexto de constantes crises humanas e sociais, é fundamental reunir esforços na construção de um mundo mais justo, a partir da mudança de perspectiva no pensar e agir. Como consequência, também é possível se destacar no mercado de trabalho a partir de uma mentalidade voltada aos problemas que a realidade impõe.

Então, gostou do conteúdo? Agora que você já sabe o que é responsabilidade social, não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais para que os seus contatos também possam adotar esse conceito!