Você já se perguntou qual é a importância da oratória para o mercado de trabalho? Ela é fundamental para que você possa expor as suas ideias, defender projetos, convencer pessoas e até mesmo negociar benefícios da empresa.

Nesse cenário, fica fácil entender que a oratória é um importante diferencial competitivo para quem busca um emprego ou mesmo almeja se destacar no mercado de trabalho.

Para ajudar você a entender melhor qual a importância da oratória, preparamos este artigo. Acompanhe!

Afinal, qual a importância da oratória na hora de conseguir um emprego?

Estudos revelam que mais de 60% dos brasileiros têm receio de se expor e falar em público. No entanto, para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho, é preciso desenvolver essa habilidade. Veja a seguir os motivos pelos quais investir na oratória é importante!

Melhora o ciclo de relacionamento

Quando você planeja o que deseja dizer e sabe expressar as suas ideias para o público em questão, você passa a ser ouvido e também compreendido pelo seu público de relacionamento. Como consequência, as pessoas passam a procurá-lo para sanar dúvidas e, até mesmo, para pedir conselhos a respeito das mais diversas situações.

Com isso, é possível ampliar o seu networking e você passa a ser uma pessoa de referência na sua área de atuação, o que é um importante diferencial competitivo.

Aumenta a propensão a ocupar cargos de liderança

Uma boa comunicação, o que inclui a oratória, é fundamental para aquelas pessoas que almejam um cargo de liderança. Afinal, é preciso se fazer compreender na hora de passar direcionamentos e também defender pontos de vista.

Além disso, uma boa oratória também ajuda a equipe a fixar melhor o que é esperado deles, o que é fundamental para o sucesso da execução das atividades.

Garante mais confiança na sua imagem para indicações e promoções

Pessoas com uma boa oratória são mais lembradas na hora de conseguir um aumento de salário ou promoção. Isso porque elas têm a habilidade de organizar pensamentos e colocá-los em palavras, o que é fundamental para boas negociações, tanto com a equipe interna como com clientes e demais parceiros do negócio.

Logo, é uma habilidade requerida para os cargos de liderança, e as pessoas que buscam desenvolvê-la têm mais chances de conseguir as melhores posições no mercado de trabalho.

Transmite mais credibilidade como profissional

Quando o profissional sabe se posicionar, dizendo exatamente o que ele quer ou qual é a visão da empresa diante de terminado assunto, ele conquista mais credibilidade. Afinal, sabe se colocar e também defender ideias e interesses de forma efetiva, o que possibilita que ele se destaque dos demais colaboradores.

Garante mais persuasão para fechar negócios

As pessoas se vendem o tempo todo, seja na hora de conquistar um emprego, seja na hora de defender ideias e/ou projetos. Para isso, precisam da oratória para convencer e também persuadir o interlocutor da mensagem.

Quando o assunto é fechar negócios, isso se torna ainda mais importante, pois é necessário estar preparado com um repertório eficiente para fechar as melhores transações, em especial, as comerciais, que são fundamentais para o desenvolvimento da empresa.

Possibilita mediar conflitos

Seja qual for o segmento de mercado em que você deseja atuar, com certeza existirão conflitos entre as pessoas. Quem domina a oratória tem uma capacidade nata de fazer isso, intermediando as conversas e também fazendo negociações, a fim de que se chegue em acordos que sejam razoáveis para as partes envolvidas. Assim, o profissional que consegue oferecer esse diferencial para a empresa tende a ser muito valorizado pela organização.

Aumenta as chances de ser lembrado

A oratória é uma habilidade que vai muito além de saber falar em público. Ela exige empatia com os seus interlocutores. É preciso passar uma mensagem clara, inspirar confiança, ser carismático e transmitir credibilidade.

Somente dessa forma será possível chamar a atenção das pessoas que fazem parte do discurso. Nesse cenário, quando você é capaz de dominar todas essas características, a tendência é que seja lembrado, principalmente quando surgir uma boa oportunidade de trabalho.

Como desenvolver a oratória?

Aqueles profissionais que conseguem argumentar seus pontos de vista e se expressar com clareza, têm mais chances de serem ouvidos, compreendidos, admirados e, finalmente, reconhecidos, tendo a oportunidade de ocupar as melhores posições no mercado de trabalho.

Nesse cenário, treinar a oratória pode trazer diversos diferencias competitivos para você no mercado de trabalho. Também é por meio da oratória que você conseguirá demonstrar competências importantes para o mercado de trabalho, como liderança, o que é fundamental para você conquistar as melhores posições.

A boa notícia é que você pode desenvolver a oratória ao longo da vida, pois essa não é uma característica inata. Com prática e dedicação você pode aprender a arte de falar bem em público. Para ajudar você, separamos algumas dicas:

  • faça um planejamento do discurso e da sua apresentação;
  • estude a sua a respiração;
  • use recursos visuais se for preciso (mas não confie apenas nos slides!);
  • treine e fale diante do espelho para ganhar mais confiança;
  • trabalhe a sua dicção e a postura da voz;
  • preste atenção aos movimentos e domine a linguagem corporal (caminhar pode ser uma ótima forma de controlar o nervosismo!);
  • busque se aperfeiçoar de maneira contínua;
  • grave as suas apresentações e avalie o que precisa ser melhorado.

É importante controlar a ansiedade e também não ser exigente demais consigo. Afinal, tudo tem um começo e, com a prática constante, a sua oratória tenderá a melhorar de forma gradativa.

Vale lembrar ainda que ter uma boa oratória vai além de falar muito. É necessário ter coerência no discurso, ser claro, objetivo e saber sensibilizar o público com um discurso próximo.

Como vimos ao longo desta leitura, a importância da oratória na hora de conseguir um emprego é fundamental para garantir bons resultados e, seguindo essas dicas, você fica mais perto de conseguir a tão almejada vaga de emprego.

Se você gostou deste artigo sobre a importância da oratória na hora de conseguir um emprego, curta a nossa página no Facebook para ter acesso a mais conteúdos como este!