Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Confira 8 habilidades de um gestor financeiro que são indispensáveis

Artigo

Confira 8 habilidades de um gestor financeiro que são indispensáveis

Gerenciar as finanças de uma empresa é uma tarefa complexa e muito importante, sendo fundamental ter o conhecimento para realizar as atividades com eficiência. Desenvolver as habilidades de um gestor financeiro é essencial para que o profissional se destaque nessa função, demonstrando controle dos processos e segurança.

Esse profissional é responsável por supervisionar as atividades de controladoria, gestão de custos e planejamento tributário, por exemplo. Essas etapas são fundamentais para garantir a rentabilidade e honestidade de uma empresa, melhorando a imagem dela no mercado de trabalho. Desse modo, é importantíssimo desenvolver as características que facilitarão a execução das tarefas cotidianas.

Neste artigo, vamos listar 8 habilidades que são indispensáveis para um gestor financeiro de sucesso. Confira quais características devem acompanhar esse profissional!

1. Espírito de liderança

O gestor financeiro é um profissional que tem um peso determinante para os processos de tomada de decisão da empresa. Desse modo, o espírito de liderança é importantíssimo para que suas orientações sejam transmitidas de maneira clara e objetiva, buscando evitar desconfianças e conflitos.

Quando o gestor apresenta essa característica, é mais fácil desenvolver uma equipe coesa e produtiva, que confia nas ordens e direcionamentos de seu líder. Isso permite que a empresa tenha mais produtividade e que o profissional seja visto como um bom líder, capaz de gerir outros colaboradores com eficiência.

2. Inteligência emocional

A pressão por resultados, as dificuldades no dia a dia de atuação e a responsabilidade de estar à frente de um setor tão importante são aspectos que podem mexer com as emoções do profissional. O gestor precisa ter controle sobre esses sentimentos, mantendo-se inteligente e competente para atuar diante de situações de pressão e cobrança.

Nesse contexto, a inteligência emocional é fundamental, pois permite a adaptação às diferentes situações de trabalho, especialmente em quadros de instabilidade. Assim, esse profissional terá capacidade para administrar suas emoções diante desses casos, atuando com competência e absorvendo toda a pressão com eficiência e liderança.

3. Boa comunicação

O trabalho do gestor financeiro faz parte de um sistema organizacional completo, sendo que ele verifica a atuação e os investimentos de diversos setores. Desse modo, é necessário ter uma comunicação clara com outros profissionais, que precisam das coordenadas para orientar as tomadas de decisão de seus respectivos departamentos.

A comunicação se torna uma habilidade imprescindível nesse cenário, já que em diversos momentos será necessário apresentar resultados de forma clara e simples. Além disso, é interessante desenvolver um bom relacionamento com os colegas, tornando as comunicações menos engessadas.

4. Disciplina

A área financeira envolve muitos detalhes, sendo uma parte delicada da organização. Para que tudo ocorra da melhor maneira, a disciplina é fundamental. O gestor financeiro e a sua equipe precisam planejar bem as finanças e definir uma série de procedimentos para as atividades do setor.

O planejamento e as regras estabelecidas devem ser seguidos por todos de forma criteriosa, sendo interessante encontrar uma forma de controlar esses aspectos. Os erros e as inconsistências nesse setor da empresa podem gerar prejuízos, portanto, o cuidado ajuda a garantir os melhores resultados.

5. Conhecimentos na área de tributos

Quando falamos de habilidades mais técnicas, o conhecimento na área de tributos é uma das mais relevantes. Os impostos representam uma boa fatia dos custos de qualquer organização, por isso, o gestor deve compreender como funciona a legislação tributária brasileira para não cometer erros que prejudiquem a empresa.

É preciso conhecimento para escolher o regime tributário adequado e encontrar maneiras de assegurar que os impostos sejam pagos corretamente, sem trazer custos desnecessários para o negócio. O trabalho não será feito de forma individual pelo gestor, entretanto, é importante que ele conheça o assunto para direcionar os profissionais envolvidos no processo.

6. Capacidade analítica de dados

Os profissionais que trabalham no setor financeiro têm a responsabilidade de tomar decisões constantemente, como escolher melhores oportunidades de investimento. Para isso, é fundamental o conhecimento sobre os dados gerados por todos os setores da organização, pois são eles que orientarão os melhores caminhos a seguir.

Sendo assim, é preciso desenvolver a capacidade analítica de dados para ter mais facilidade no cotidiano da profissão. Com essa competência e conhecimentos em Big Data, por exemplo, o profissional tem o controle sobre as operações diárias do seu setor. Além de analisar os dados, também é preciso transformá-los em ações úteis para os negócios.

7. Visão estratégica

As decisões tomadas pelo gestor financeiro devem considerar sempre o que é melhor para a empresa, seja em curto, médio e longo prazo. Sendo assim, a visão estratégica é uma característica essencial para esse profissional, que deve atuar sempre com o foco nos resultados e trabalhar para alcançar os objetivos definidos no planejamento corporativo.

Com o domínio dessa competência, ele é capaz de identificar as boas oportunidades de desenvolvimento e investimento, entendendo como elas serão relevantes para a organização no futuro. Todo esse processo é feito de maneira que seja possível compreender quais podem ser as dificuldades e como superá-las, sempre visando ao crescimento do negócio.

8. Atualização constante

Seja qual for a área de atuação de um profissional, ele deve estar sempre disposto a aprender mais. Por isso, um bom gestor financeiro é aquele que busca atualização constante. Isso envolve conhecer as novidades do mercado e o que está sendo praticado em outras empresas para não utilizar ferramentas e processos ultrapassados.

A atualização pode ser feita de diversas formas, como cursos rápidos, pós-graduação ou até mesmo uma segunda graduação. O relevante é se motivar para melhorar constantemente, aprender sempre e almejar o crescimento pessoal. Desse modo, é mais fácil se destacar e conquistar boas oportunidades profissionais.

Neste artigo, apresentamos algumas habilidades de um gestor financeiro e como elas ajudam esse profissional a se destacar. O investimento em cursos e capacitação é fundamental para desenvolver ou aprimorar essas competências e, assim, preparar-se melhor para essa posição. Procurar uma instituição de ensino de qualidade, como a Faculdade Arnaldo, ajuda a acelerar esse processo e garante bons resultados.

Gostou de aprender um pouco mais sobre esse tema? Então, aproveite para conhecer a Faculdade Arnaldo e saiba como podemos contribuir para a sua carreira!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.