Se você está em busca de seu desenvolvimento profissional, deve saber que é importante não parar de estudar após a graduação. No entanto, com as exigências e competitividade do mercado, qual é o melhor caminho a seguir? Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que o MBA também é um curso de pós, mas tem formato, direcionamento e outros pontos que diferem bastante de uma especialização (comumente chamada apenas de pós-graduação).

Quer entender melhor quais as características de cada tipo de curso e como fazer a melhor escolha de acordo com sua carreira, objetivos e perfil profissional? Então confira nosso post!

Direcionamento

Ambos exigem como pré-requisito que o candidato tenha o diploma de graduação; no entanto, há diferenças quanto ao direcionamento de cada formação.

A especialização, como o próprio nome indica, vai tornar você um especialista em determinado segmento de uma grande área de atuação. Por exemplo, dentro da área do Direito, você pode fazer uma pós-graduação em Direito Ambiental, Direito e Gestão do Trabalho, Direito de Família, entre outros temas.

Dessa forma, ela vai valorizar o seu currículo e proporcionar que você consiga vagas e salários mais atrativos, já que terá o conhecimento teórico e habilidades direcionadas para temas específicos.

Além disso, nos cursos da pós o profissional fica por dentro das tendências da sua área, o que se torna também um grande diferencial no mercado. É, dessa maneira, uma excelente forma de obter um aperfeiçoamento em sua carreira e de se atualizar.

Assim, quem se graduou em Administração pode direcionar sua vida profissional para o campo de recursos humanos, fazendo, por exemplo, a especialização em Gestão Estratégica e Integrada de Pessoas.

É possível até mesmo mudar os rumos da carreira, passando a trabalhar com um tema em alta no mercado. Aliás, esse tipo de curso é até uma alternativa para quem está descontente com sua área da graduação ou para quem não consegue um espaço no mercado. Muitos profissionais encaram esse desafio e têm sucesso em um novo segmento.

Restrito para a área de gestão

E no caso do MBA? Essa é a sigla para Master in Business Administration (Mestre em Administração de Negócios), mas não é um curso de mestrado como muita gente confunde. Trata-se de uma pós-graduação, porém com um enfoque bem diferente da especialização: são cursos direcionados para quem quer atuar na área de gestão. É interessante para quem é do ramo corporativo, já que ele é voltado para o universo dos negócios.

Dessa maneira — apesar da popularidade do MBA nos últimos anos no Brasil — ele é voltado somente para profissionais que querem aperfeiçoar suas habilidades gerenciais e assumir cargos de liderança. É uma boa opção para executivos, gestores e diretores de empresas.

Assim, não é uma formação que permite a você ser especialista em determinado tema, como ocorre na especialização. Com isso, pode limitar suas oportunidades profissionais se você não estiver construindo sua carreira no ramo empresarial.

Metodologia

Os dois cursos têm que cumprir a carga-horária mínima de 360 horas — uma exigência do Ministério da Educação (MEC) para a pós-graduação lato sensu. Além disso, o ingresso pode ser feito por meio de um processo seletivo, com análise de currículo e entrevista, dependendo da instituição de ensino.

As aulas nas duas opções, geralmente, são divididas em módulos e, ao final do curso, o aluno precisa fazer um trabalho de conclusão de curso (TCC). Contudo, as semelhanças param por aí. Isso porque uma diferença entre MBA e pós-graduação ou especialização é a metodologia de ensino.

No primeiro caso, as disciplinas são direcionadas para a área de gestão, como os aspectos financeiros, estratégicos, de liderança, tomada de decisões, entre outros. As aulas trabalham as competências necessárias — conhecimentos e comportamento — para se destacar no ramo dos negócios. Em muitos cursos, os alunos acompanham também estudos de caso de empresas e fazem discussões a respeito de problemas mercadológicos.

Já na especialização a ideia é aprofundar os conhecimentos e habilidades em determinado tema. Por isso, as disciplinas teóricas e práticas vão preparar o profissional para ter um diferencial competitivo no mercado, sendo uma ótima opção para se destacar em diferentes áreas — ao contrário do MBA, que prepara apenas para o mundo empresarial.

Custo

Quando você vai escolher uma pós-graduação, precisa analisar se ela oferece uma boa relação custo-benefício, afinal será um investimento na sua carreira. Por isso, além de avaliar a estrutura e qualidade do curso, é necessário pesquisar o custo das mensalidades.

Lembra que dissemos acima que o MBA é direcionado para quem atua no mundo dos negócios, como executivos e gestores? Pois bem, em muitas instituições de ensino as mensalidades dessa formação são mais altas em razão desse público-alvo.

Já as especializações costumam ser mais acessíveis, direcionadas para quem está construindo a carreira. Dessa forma, você aprimora seu currículo sem precisar arcar com custos que fujam muito do seu orçamento.

Aliás, esse é um bom motivo para levar em conta: muitas pessoas querem exibir um MBA no currículo devido à fama desse curso, sendo que não têm o perfil para esse tipo de pós. Resultado: precisam pagar um preço mais alto e não conseguem tirar proveito no mercado por ter esse certificado.

Valor no mercado

Você já sabe que ter uma qualificação vai abrir as portas no mercado de trabalho, não é mesmo? Nesse ponto, os dois cursos vão dar uma forcinha para você. A diferença entre MBA e pós-graduação (especialização) é que a vantagem do primeiro será somente para as pessoas que fazem carreira no meio empresarial. Desse modo, se essa não é sua área, de nada adianta ter esse tipo de certificado no currículo.

Por outro lado, quando se trata da especialização, profissionais de qualquer área conseguem se destacar com esse certificado. Os recrutadores vão valorizar essa qualificação, o que, consequentemente, abrirá mais oportunidades profissionais para você.

Agora que você já conhece a diferença entre MBA e pós-graduação, deu para perceber as vantagens de cursar a especialização para ampliar suas perspectivas profissionais. Avalie as áreas de seu interesse e torne-se um especialista para que você possa aprofundar e atualizar seus conhecimentos e competências.

Gostou das nossas dicas para fazer sua carreira decolar com a especialização? Quer ficar por dentro de outros posts como este? Então curta a nossa página no Facebook!