O estágio é uma atividade de aprendizado supervisionada que o aluno realiza nos semestres finais da graduação. Assim, é uma ótima oportunidade para ele conhecer na prática como funciona a rotina de trabalho da carreira que escolheu.

Mas, nessa hora, muitos estudantes ficam na dúvida: como conseguir o estágio? Se isso também martela sua cabeça, não perca as dicas que reunimos a seguir e ingresse com tudo no mercado de trabalho!

Capriche na elaboração do currículo

Quando você se inscreve para um processo seletivo de uma vaga de emprego, precisa enviar o currículo, certo? A mesma coisa acontece com o estágio, pois você precisa fazer uma primeira apresentação para a empresa que está oferecendo a oportunidade.

Logo, bora caprichar na hora de elaborar o documento, mesmo que você ainda não tenha nenhuma experiência profissional? Veja a seguir as informações que você precisa acrescentar no seu currículo para a vaga de estágio:

  • nome completo e dados de contato (celular, e-mail e LinkedIn);
  • objetivo profissional, inserindo, de forma sucinta, por que você é o candidato ideal para o estágio;
  • formação (nome da instituição de ensino superior, curso realizado, data de ingresso e como você ainda não concluiu, pode sinalizar que está em andamento);
  • experiência profissional, caso seja ou já foi empregado;
  • atividades realizadas na graduação, como iniciação científica, projetos de extensão, monitorias ou outros;
  • habilidades de informática, apontando os programas com os quais tenha familiaridade, como Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint etc.) e ferramentas do Google (Sheets, Agenda, Docs etc.);
  • habilidades com idioma, especialmente inglês e espanhol;
  • outras informações, como a realização de trabalho voluntário, intercâmbio ou outras.

Saiba que o currículo precisa apresentar informações claras e não deve ultrapassar uma folha. Utilize fontes clássicas para formatar o documento (como Arial e Times New Roman) e não coloque foto (só insira se for pedido pela empresa recrutadora).

Prepare-se para entrevistas

Se você fez um currículo que chamou a atenção do recrutador, tem grandes chances de ser chamado para realizar alguns testes e, finalmente, ser convocado para a entrevista. E aí vem o nervosismo, né?

Afinal, você vai ficar cara a cara com alguém da empresa que oferece o estágio, mesmo se for uma entrevista online.

O primeiro ponto aqui é saber que o nervosismo e ansiedade são normais para esse tipo de situação. Então, o melhor é se preparar. Confira algumas dicas para se dar bem nessa conversa:

  • escolha uma roupa adequada para a entrevista (pense em algo que você usaria para ir trabalhar). Na dúvida, a camisa e calça social são a dupla perfeita para não errar;
  • não utilize maquiagens pesadas, acessórios grandes ou bonés;
  • seja pontual;
  • pense antes de responder a cada pergunta e tente falar devagar para que você possa organizar os pensamentos;
  • não invente informações sobre você apenas para impressionar o entrevistador;
  • preste atenção na sua postura, procure ficar com a coluna reta e olhe no olho da pessoa que está realizando a entrevista;
  • treine em casa a entrevista. Você pode fazer um roteiro, listando as principais informações sobre você, como habilidades comportamentais, experiências relevantes na graduação e por que você seria um bom candidato para o estágio. Isso ajuda a elaborar as respostas e ter uma comunicação mais clara e direta na entrevista.

Fique de olho nas oportunidades que sua faculdade divulga

Até aqui a gente falou sobre dicas para conseguir o estágio depois que você já tem a informação de que a vaga de seu interesse foi anunciada. Só que é preciso que você aprenda também como ficar sabendo dessas oportunidades, concorda?

Bom, o primeiro lugar para você se informar sobre o estágio é justamente dentro da faculdade. Isso porque as instituições de ensino superior costumam ter parcerias com órgãos públicos e empresas e, assim, divulgam essas oportunidades para os seus alunos.

Além disso, muitas faculdades contam ainda com locais específicos para essas oportunidades. A Faculdade Arnaldo, por exemplo, fornece um suporte para todos os alunos com o Centro de Estágios e Empregabilidade (CEE). É um canal que traz todas as informações de que você precisa para conseguir seu estágio e emprego e ingressar no mercado de trabalho.

Tenha uma participação ativa no LinkedIn

Os alunos adoram passar bastante tempo nas redes sociais, postando e curtindo fotos e vídeos. E se a gente falar que dá para conseguir um estágio também por essas mídias? Nesse caso, a dica é usar o LinkedIn, que é uma rede social profissional.

Lá você encontra oportunidades de estágio, páginas da empresa com as quais tem vontade de estagiar e contato de gestores e profissionais da área. Tem ainda a possibilidade de fazer parte de grupos que fazem publicações a respeito da sua área de atuação.

Então, complete o seu perfil no LinkedIn, acompanhe e participe de outras postagens (comentando, interagindo e compartilhando) e procure pessoas e empresas do seu segmento profissional para criar conexões.

Em outras palavras: comece a fazer networking, mostrando suas potencialidades e interesse em fazer estágio. Assim, fica mais fácil acompanhar essas oportunidades.

Acompanhe a divulgação de grandes portais de vagas

Além do LinkedIn, grandes portais de vagas de emprego também divulgam vagas de estágio. Por isso, faça uma pesquisa sobre esses sites e cadastre seu currículo, porque muitos deles são gratuitos. Não dá para perder essa chance, concorda?

Dicas extras sobre o estágio

Você viu como fazer o currículo, como se preparar para a entrevista e os locais para encontrar essas oportunidades. Então, confira mais dicas sobre o estágio:

  • mesmo que você ainda não esteja procurando estágio, comece a realizar atividades na graduação para ter informações relevantes para o currículo. É legal participar de projetos variados, como iniciação científica, organização de eventos, empresa júnior e atividades de extensão;
  • se o estágio não é obrigatório para o seu curso superior, procure mesmo assim as vagas oferecidas, pois passar por essa vivência é muito importante para o seu desenvolvimento profissional. Sem contar que você será remunerado por estagiar.

Com estas dicas de como conseguir estágio, você está agora mais preparado para enfrentar o desafio de conseguir uma oportunidade. Encare o estágio não apenas como um requisito acadêmico, mas como uma chance valiosa de aplicar seus conhecimentos e habilidades em um contexto real, abrindo caminhos para seu futuro profissional.

Conheça o CEE (Centro de Estágios e Empregabilidade) da Faculdade Arnaldo e fique por dentro do apoio que nós damos para nossos alunos ingressarem no mercado de trabalho!