Independentemente da graduação escolhida, buscar conhecer o mercado de trabalho antes mesmo de iniciar o curso é uma excelente forma de descobrir o que o esperar após a conclusão e, inclusive, o quão amplo o seu campo de atuação será. Nesse sentido, informar-se acerca das possibilidades que um profissional de Educação Física terá é indispensável para começar a sua carreira com o "pé direito".

Então, além de ficar a par das distinções entre os tipos de formação — licenciatura ou bacharelado —, é válido explorar ao máximo as principais peculiaridades do mercado. Pensando em ajudá-lo nessa missão, neste post vamos apresentar quais são as principais atividades desenvolvidas por quem opta por uma graduação em Educação Física. Continue a leitura!

Qual é a diferença entre a licenciatura e o bacharelado?

Inicialmente, o mais recomendável é entender que você precisará escolher entre licenciatura e bacharelado no momento da seleção do curso de Educação Física. No primeiro caso, o enfoque será voltado à capacitação de um profissional que dominará a movimentação do corpo humano e os esportes e será didático, afinal, o destaque fica para a grande possibilidade de atuar no magistério.

Já no segundo caso, há mais alternativas de atuação, pois a formação será mais aprofundada nas áreas de trabalho não escolares. Bons exemplos são as academias, os clubes, a iniciação esportiva etc.

Nesse sentido, o diferencial é que existe a oportunidade de viver desafios novos e, consequentemente, desenvolver mais a fundo as suas habilidades, tornando-se um profissional de Educação Física mais qualificado.

Quais são as principais áreas de atuação do profissional de Educação Física?

Um ponto que vale a pena destacar é que, em suma, o propósito principal do profissional de Educação Física é promover o bem-estar e a saúde para as pessoas por meio da prática de atividades físicas. Portanto, de modo generalista, a sua função é acompanhar — e, é claro, orientar — os praticantes, buscando encontrar a(s) melhor(es) alternativa(s) para cada perfil.

Após a graduação, esse profissional detém conhecimentos em áreas sociais, psicológicas, pedagógicas e médicas e, por essa razão, encontra um mercado de trabalho bastante aquecido e com muitas oportunidades.

Ambos os tipos — tanto o bacharelado quanto a licenciatura —, porém, têm a duração de quatro anos. A seguir, veja os seus principais campos de atuação!

Recreação e lazer

Os educadores físicos podem atuar no campo de recreação e lazer, por exemplo, em resorts, hotéis, cruzeiros etc. Em geral, quando o profissional de Educação Física opta por essa área, ele se torna responsável não apenas pela execução das atividades, mas também por todo o seu planejamento.

Esportes

Provavelmente, você sabe que, por trás de um time com resultados positivos e devidamente preparado, há um treinador altamente qualificado para "extrair" todo o potencial da equipe de atletas ao longo de uma jornada, não? O que talvez você ainda não saiba é que, na grande parte dos casos, esse treinador é o profissional de Educação Física.

Empreendedorismo em saúde

A quantidade de empreendedores no nosso país aumentou exponencialmente e, ainda que muitos não saibam, umas das possibilidades do profissional de Educação Física é empreender. Nesse caso, além de ter a chance de abrir uma academia própria, caso queira, é possível atuar como personal trainer de pessoas que, embora desejem ter um condicionamento físico melhor, optam por não frequentar centros de treinamento ou dão preferência a um acompanhamento mais individualizado e personalizado.

Nesse caso, uma das vantagens mais expressivas é a oportunidade de alcançar patamares financeiramente mais vantajosos sem que seja necessário abrir mão da própria qualidade de vida. Afinal, a rotina de quem empreende pode ser bastante flexível, pois tudo dependerá da sua demanda e da organização da sua agenda — você pode determinar, por exemplo, em quais dias da semana trabalhará e durante qual período do dia.

Ensino

Quem não se recorda das aulas de Educação Física no colégio? Pois é! Como dito, para aqueles que optam pela formação do tipo licenciatura, essa é uma das opções de atuação mais comuns para o profissional de Educação Física.

Nesse contexto, é possível dar aulas para os níveis médio, fundamental e básico e, via de regra, o objetivo é estimular a prática de atividades físicas entre as crianças e os adolescentes. Portanto, como educador, você apresentará as modalidades esportivas mais populares, explicando as suas regras e as questões práticas dos jogos, por exemplo.

Pesquisa

Estudos de caso, livros e análises — aqueles que têm mais afinidade com a parte teórica e sempre almejaram descobrir novas soluções que impactassem positivamente a sociedade como um todo (a exemplo de um tratamento específico para uma determinada lesão), certamente se identificarão com essa área de atuação.

Nos dias de hoje, os institutos de pesquisa são responsáveis pela realização de uma série de estudos que requerem o envolvimento de profissionais de várias formações, especialmente da área da saúde, como fisioterapeutas, médicos e educadores físicos. Logo, se você gosta de trabalhar em equipe, vale a pena cogitar essa possibilidade. Para atuar em pesquisas, comumente, o profissional segue a carreira acadêmica, dando continuidade aos estudos por meio de cursos de pós-graduação.

Reabilitação e saúde

A área de reabilitação e saúde é mais um dos nichos que podem ser escolhidos pelos profissionais de Educação Física. Nesse caso, o mais comum é que eles atuem também de forma colaborativa — em parceria com fisioterapeutas — no tratamento de pacientes que se submeteram a cirurgias e/ou que têm patologias ou condições físicas que demandam suporte para a retomada dos movimentos.

Como vimos, o profissional de Educação Física tem um campo de atuação bastante amplo, diferentemente do que muitos imaginam inicialmente. Portanto, se você tem afinidade com a área, vale a pena dar preferência a uma instituição de ensino qualificada, como a Faculdade Arnaldo, fundada há mais de 19 anos e que aposta em uma oferta inovadora de cursos livres, extensões, graduações e pós-graduações que se encaixam nos mais distintos perfis de alunos, atendendo às suas necessidades.

Quer conhecer um pouco mais sobre a instituição? Então, aproveite para entrar em contato conosco!