O LinkedIn para estudantes é uma ótima oportunidade para o aluno criar uma forte rede de relacionamentos, ter acesso a vagas de estágio e ainda interagir com os recrutadores das empresas. Essa rede social foi criada em 2003 e já soma mais de 51 milhões de usuários somente no Brasil, o que confere importantes diferenciais competitivos para aqueles que usam a rede.

Ficou curioso e quer saber mais sobre LinkedIn para estudantes? Então, continue a leitura!

1. Aprenda a preencher as informações

Preencher o maior número de campos no perfil do LinkedIn ajudará você a dar mais visibilidade para as suas competências, além do algoritmo dessa rede social priorizar o seu perfil quando algum recrutador fizer buscas.

É importante que você esteja atento a erros de português ao preencher as informações, pois além de passar uma péssima impressão acerca da sua formação acadêmica, com certeza pode afastar a chance de ser chamado para uma entrevista.

Logo, além de preencher todos os campos, esteja atento e à norma culta padrão da língua portuguesa e também seja sucinto, ou seja, exponha as suas competências e habilidades de forma resumida.

2. Use palavras-chave

Para aumentar as suas chances de ser encontrado pelos recrutadores no LinkedIn, uma dica importante é você usar palavras-chave ao longo da sua descrição de perfil.

No campo “Título”, que fica logo abaixo do seu nome, coloque palavras que representem os seus interesses. Por exemplo, se você busca oportunidades na área de publicidade e propaganda, descreva “Publicitário, designer, gestor de fluxo de rede social”, entre outros cargos com os quais você está apto a atuar.

3. Tome cuidado ao escolher a foto do perfil

A foto de perfil diz muito sobre a pessoa, e deve ser a mais profissional possível. Opte por tirar uma foto em fundo neutro e, se você for mulher, evite maquiagem muito forte, além de acessórios extravagantes, como brincos e colares coloridos e volumosos.

Evitar decotes também é válido, afinal, a sua conduta começa a ser avaliada desde o primeiro contato da empresa com o seu currículo. No caso dos homens, cabelo e barba aparados é fundamental.

Quanto mais você passar uma imagem profissional, mesmo que você seja muito jovem, melhor a impressão que você passará para os recrutadores e também para a sua rede de contatos.

4. Inclua cursos e atividades extracurriculares

O LinkedIn é um espaço para as pessoas contarem a sua história profissional e também como se desenvolveram ao longo do tempo. Por isso, é importante que você faça o detalhamento dos cursos e atividades extracurriculares que desenvolveu ao longo do tempo.

No caso de já ter estagiado anteriormente, aproveite o espaço para detalhar sobre as funções desempenhadas e como você pode contribuir para o desenvolvimento da empresa.

5. Atualize as informações de tempos em tempos

Manter as suas informações atualizadas é muito importante, ainda mais se você estiver se dedicando a fazer cursos de aperfeiçoamento e outras atividades extracurriculares.

Isso mostra para os recrutadores e também para a sua rede de contatos que você é uma pessoa que se esforça e está aberta a novos conhecimentos.

6. Faça conexões

O LinkedIn é uma rede voltada para conexões profissionais, por isso, é válido você procurar se conectar com pessoas que já estão no mercado de trabalho e têm mais experiência.

Dessa forma, pode conhecer mais sobre a dinâmica da profissão, ter acesso a conteúdos da sua área e também estabelecer relações de troca, o que é fundamental para aumentar o seu networking e conhecimento a respeito da profissão e do mercado de trabalho.

7. Peça recomendações aos professores

O LinkedIn abre espaço para que outros profissionais recomendem o seu trabalho. Isso reforça a sua autoridade em determinadas competências, sejam elas técnicas ou comportamentais.

Uma boa forma de se destacar logo de início é pedir para que os seus professores recomendem você, reforçando os seus pontos fortes.

Dessa forma, você conquista autoridade junto à sua rede de relacionamentos e ainda pode impressionar os recrutadores, o que também aumenta as suas chances de ser chamado para uma entrevista.

8. Destaque seus diferenciais competitivos

Toda pessoa tem qualidades que as destacam em grupo, ou seja, os seus diferenciais competitivos. Busque identificá-los e exponha-os na sua apresentação de perfil.

Dessa forma, ao evidenciar as suas qualidades e competências, você também gera mais autoridade para o seu perfil, além de ajudar a sua rede de contatos a identificar em quais competências você se destaca.

9. Comente e curta publicações relacionadas aos seus interesses

Quando você comenta e curte publicações, o algoritmo do LinkedIn mostra a publicação para a sua rede de contatos, identificando que trata-se de uma atividade sua.

Isso gera mais visibilidade para o seu perfil, o que aumenta as suas chances de ser lembrado. Além disso, quando os comentários são pertinentes e alinhados com o objetivo proposto, isso aumenta a sua autoridade enquanto profissional, destacando o seu perfil da concorrência.

10. Mostre seus trabalhos acadêmicos

O LinkedIn permite que você faça o upload para a plataforma de arquivos de texto, além de fotos e vídeos de trabalhos acadêmicos.

Assim, caso você tenha feito um ou mais trabalhos que tenham se destacado, é importante compartilhá-lo. Dessa forma, você evidencia no seu perfil que tem capacidades de execução de atividades, indo além das ideias, o que também é um importante diferencial competitivo.

Viu como o LinkedIn para estudantes é importante para que você se destaque ainda na faculdade? Ao usar essa rede profissional você aumenta as chances de conseguir bons estágios, o que é fundamental para completar o seu conhecimento e aumentar as suas chances de ingressar no mercado de trabalho na área que você escolheu.

Além disso, com o LinkedIn para estudantes você se destaca diante daqueles alunos que não se preocupam em se manter nessa importante rede social profissional e você passa a ser lembrado quando surgem as melhores oportunidades de trabalho.

Se você gostou deste artigo sobre LinkedIn para estudantes, curta a nossa página no Facebook para ter acesso a mais conteúdos como este!