Misto de professor e empresário, o consultor de negócios é um profissional preparado para analisar rapidamente todo tipo de modelo de negócios e encontrar possibilidades de melhorias. No entanto, essas melhorias não são mágicas.

Muitos consultores — alguns deles até famosos, por sinal — são conhecidos por indicar soluções fáceis num piscar de olhos. Se você deseja se tornar um profissional sério e bem-sucedido na área, com uma carreira longeva, deve evitar esses caminhos reducionistas.

Leia este artigo até o fim e saiba como ser um consultor de negócios. Vamos explicar o que esse profissional faz, as habilidades necessárias para atuar na área e como deve ser a sua formação para atingir essas habilidades!

O que faz um consultor de negócios

O consultor, via de regra, é alguém capacitado para apontar caminhos a outros empresários. Assim, ele é capaz de reunir informações sobre as qualidades internas de um negócio, as dinâmicas externas do mercado e buscar saídas para certas situações.

É da sua alçada sugerir novos modelos de negócio, apontar a necessidade e as formas de cortar custos, chamar a atenção do gestor para oportunidades relativamente simples de aproveitar e que ele não foi capaz de identificar sozinho. Em outras palavras, um consultor é, sobretudo, alguém com uma visão de fora do negócio.

Mas seu trabalho não se resume a emitir opiniões. Ele deve fundamentar esses apontamentos com dados e ter poder de convencimento para ajudar a empresa consultada a sair do seu lugar de conforto, o que pode ser doloroso em alguns casos.

Afinal, nem sempre é fácil deixar de investir no que dá certo e se colocar em movimento.

Como se tornar um consultor de negócios

Embora haja outras aptidões que um consultor deve ter, na nossa opinião, o que determina seu sucesso no mercado são três habilidades, que acabam se desdobrando em muitas outras.

Logo, se você já é formado e vislumbra usar sua experiência para ajudar outros atores de mercado a se estabelecerem, pode se concentrar nelas. Veja, abaixo, o que fazer para se tornar um consultor de negócios acima da média.

Aguce a criatividade

Por "criatividade" entendemos a capacidade de propor soluções realistas baseadas na análise de cenários. Ou seja, criar saídas contextuais para situações desagradáveis ou indesejadas pelas quais uma empresa passa.

E como é possível aguçar a criatividade? Uma boa maneira é estudando o que outras pessoas fizeram em contextos semelhantes, os chamados cases de sucesso do mercado. Algumas vezes, a inspiração vem de concorrentes do seu cliente, em outras, de áreas distintas, o que vai exigir mais criatividade na adaptação da metodologia.

Pratique as habilidades comunicativas

Vai ser um grande obstáculo para você se tiver dificuldade de transmitir com clareza às pessoas aquilo que está dentro da sua cabeça. Para se comunicar melhor, não há outra saída senão ler muito e compreender o uso do português claro e conciso.

Se você precisar recorrer a jargões e excesso de expressões em inglês para fazer isso — como parece ser o caso da maioria dos executivos, diga-se de passagem — saiba que isso é sinal de falta de habilidade comunicativa.

Os termos da moda e os anglicismos (uso em excesso das palavras em inglês para expressar coisas que poderiam ser ditas em português) podem até angariar admiradores para você. No entanto, eles vão abandoná-lo quando perceberem que entendem apenas uma parte do que você diz. Ou, pior, quando notarem que você está enfeitando o discurso porque, no fundo, não tem muito a dizer sobre determinado tema.

Estude bastante e adquira experiência

Outra cilada comum no mercado de consultoria são os profissionais muito estudados mas com pouquíssima experiência no que realmente importa: mudar a vida profissional dos gestores de empresas e ajudar negócios a se firmarem.

Então, claro, estude bastante sobre negócios. Mas trate de adquirir também uma boa experiência como gestor, para que ela sirva tanto à sua criatividade (com base em soluções de gestão que testou por si próprio) quanto para criar atalhos e focar em medidas que sabe que dão certo graças à sua experiência como empreendedor.

Quais são os tipos de consultoria

Principalmente por causa da evolução rápida dos negócios e sua transformação digital, há um leque interminável de áreas de consultoria. Todas são válidas, desde as mais gerais às muito específicas.

O que deve haver é uma adequação do modelo de gestão escolhido à área onde se encontram os principais problemas de um negócio. Dessa forma, pode ser que, depois de um tempo de trabalho com um cliente, você descubra que a empresa solicitou os serviços do profissional errado. Não se furte a apontar isso e indicar outra pessoa, nesses casos.

As principais áreas de consultoria são:

  • Negócios — talvez a mais geral delas, é na consultoria de negócios que são discutidas questões como escalabilidade, capacidade produtiva etc;
  • Finanças — às vezes, o único problema de uma empresa são as contas e, se você é da área de Economia, por exemplo, pode se dar muito bem aqui;
  • Marketing — o escopo do consultor de marketing é o mercado em geral: modelos de negócio, concorrência, fornecimento, distribuição, publicidade, divulgação etc;
  • Recursos Humanos — os "talentos", como o jargão corporativo gosta de chamar os colaboradores, são fundamentais para o crescimento de qualquer empresa e, por isso, são alvo da consultoria de RH.

Como é a formação do consultor de negócios

Se você tem experiência como gestor e formação em áreas como Finanças, Marketing ou Administração, o trabalho de consultoria pode ser um prato cheio para você.

Para seguir por esse novo caminho profissional, recomendamos que escolha um foco para as suas consultorias e procure cursos de pós-graduação que permitam ampliar seus conhecimentos na área.

Assim, você vai ter a possibilidade de se aprofundar em temas que já conhece e também muitas novidades, sempre do ponto de vista de alguém que olha de fora para dentro em uma empresa, empregando criatividade e experiência para fazê-la decolar.

Agora que você já sabe como ser um consultor de negócios, que tal conferir qual a importância de fazer uma pós-graduação no momento certo e ajudá-lo a concretizar esse desejo profissional? Até a próxima!