Se você está de olho na faculdade ideal, uma pergunta que pode vir à mente é “como descobrir minhas habilidades e escolher o melhor curso para meu perfil?" Bem, todas as profissões exigem que você desenvolva um conjunto de conhecimentos práticos que vão tornar você especialista naquilo que faz.

Mas, antes disso, você deve reconhecer quais habilidades pessoais levariam você à escolha de uma carreira. Em outras palavras é saber como aquilo que você faz bem pode se unir aos objetivos profissionais.

Além disso, habilidades incluem não apenas aptidão para a realização de tarefas, mas também qualidades pessoais de relacionamento. Para explicar melhor, dois termos em inglês são muito utilizados no mercado de trabalho para definir as habilidades esperadas pelos talentos que as empresas procuram: hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades interpessoais). A reunião de ambas as “skills” define o perfil profissional perfeito.

Porém, descobrir habilidades é um processo que exige uma boa reflexão. Quer saber como fazer isso? Confira as quatro dicas que trouxemos neste artigo!

1. Pense nas coisas que mais gosta de fazer

O primeiro passo ao refletir sobre como descobrir suas habilidades é enxergar as coisas que você tem mais facilidade de realizar. Ou seja, tarefas que faz com destreza, mas também tem satisfação. Para ficar mais fácil, você pode utilizar a classificação das habilidades para fazer sua lista. Veja quais são elas:

  • cognitivas: habilidades relacionadas ao aprendizado, como interpretar textos, escrever e fazer cálculos;
  • motoras: habilidades relacionadas a precisão no movimento, como desenhar ou tocar um instrumento musical;
  • sociais: capacidade de interagir ou se relacionar com o outro;
  • profissionais: habilidades relacionadas ao mundo do trabalho.

2. Observe quais são seus pontos fortes e fracos

Mesmo que tenhamos habilidades individuais mais características, com o aprendizado necessário é possível adquirir muitas outras. Por isso, faça um exercício para descobrir qual são os seus pontos fortes e fracos. Isso quer dizer enxergar coisas nas quais você é realmente se destaca e realiza com extrema facilidade, bem como identificar pontos nos quais você é mais vulnerável.

Por exemplo, você domina muito bem o idioma inglês, mas acha desafiador escrever um texto. Ou, ainda, é excelente ao lidar com tecnologias digitais, mas não entende nada de software de programação.

Reconhecer esses pontos ajuda a saber, entre outras coisas, quais são suas aptidões profissionais ou se valeria a pena desenvolver-se em algum aspecto para, enfim, encarar uma carreira.

3. Busque aconselhamento profissional

Às vezes, o conjunto de habilidades que você possui pode fervilhar em sua cabeça como uma sopa de letrinhas, trazendo mais confusão que respostas.

Logo, o aconselhamento profissional com um psicólogo especialista em orientação vocacional pode ser uma saída excelente. Por meio de conversas, testes e exercícios de reflexão, ele vai auxiliar você nesse processo de autoconhecimento, de maneira que fique mais fácil saber como descobrir suas habilidades, de maneira clara e organizada.

4. Não se importe com a opinião de familiares e amigos

Todos sabemos que a família e os amigos podem ter um impacto importante na hora da decisão sobre nossa carreira. Porém, ao escolher a faculdade você deve levar em consideração, acima de tudo, suas próprias habilidades, aptidões e gostos pessoais. Do contrário, pode ser que você tome uma decisão equivocada e acabe cometendo erros nos rumos que deseja tomar em sua profissão.

Se você tiver dúvidas sobre qual carreira seguir, não ignore essa questão de “como descobrir minhas habilidades profissionais”. Não é incomum que jovens estudantes façam escolhas profissionais por impulso e acabem se decepcionando com a área por falta de identificação pessoal. Então, ao ter certeza de suas habilidades e entender como elas podem ser aplicadas na carreira, você ganha assertividade ao uni-las a um ou mais cursos que se encaixam com seu perfil.

Esperamos que essas dicas ajudem você! Agora, nos diga: você seria capaz de dizer quais são suas maiores habilidades hoje? Deixe um comentário aqui no post!