CARREGANDO...
Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
EVENTO

Semana da Psicologia | 25 de agosto

Semana da Psicologia | 25 de agosto

Geral
25/8/2020 19:00
Graduação

A Psicologia e seus movimentos: diversidade, pluralidade e compromisso com as questões atuais

Em comemoração ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto, a Semana da Psicologia da Faculdade Arnaldo tem como objetivo propiciar diferentes espaços de aprendizagem teórica e metodológica sobre distintas áreas que compõem a construção do saber psicológico e da atuação profissional de psicólogas e psicólogos no cenário atual. A partir de palestras formativas e minicursos/oficinas com relatos de experiência com profissionais da área, pretende-se apresentar a diversidade e a pluralidade como marcas distintivas da Psicologia no seu compromisso social, ético e político com as questões que atravessam o nosso contexto contemporâneo.

Palestra: Por uma Psicologia anticapacitista: apontamentos para a construção de práticas pautadas na garantia dos direitos humanos

Convidada: Profa. Dra. Marivete Gesser.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP e Doutora em Psicologia pela UFSC. É coordenadora do NED (Núcleo de Estudos sobre Deficiência da UFSC), no qual vem estudando deficiência com base em uma perspectiva interseccional e anticapacitista. Também é membro do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional da UFSC e do Instituto Estudos de Gênero.

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA

Oficinas simultâneas:

Direitos humanos e saúde mental

Convidada: Janaína Dornas.

Psicóloga. Atua no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos de Minas Gerais. Membro da Comissão Municipal de Reforma Psiquiátrica. Membro do Fórum Mineiro de Saúde Mental.

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA

Direitos humanos e impactos psicossociais do encarceramento

Convidada: Thays Costa.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG e pesquisadora do Laboratório de estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos (Labtrab/UFMG). Atual co-coordenadora da Plataforma Desencarcera!, tem experiência na área de defesa dos direitos humanos no âmbito prisional.

Convidado: Tiago Antônio de Pádua.

Graduado em Psicologia pela FACED - Divinópolis/MG, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Laboratório de estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos (Labtrab/UFMG). Atualmente é psicólogo no sistema prisional mineiro.

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA

Direitos humanos de crianças e adolescentes

Convidada: Célia Nahas.

Especialista em Gestão de Pessoas pelo Centro Pós Graduação e Pesquisas em Administração da UFMG (2008) e graduada em Psicologia pela mesma instituição (2005). Trabalha na área da proteção da infância desde 2006. Atuou na gestão das políticas de direitos humanos de crianças e adolescentes, na Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais, como Coordenadora Especial de Políticas Pró-Crianças e Adolescentes, entre 2015 e 2018. Coordenou o Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e Adolescentes (PAIR), em Belo Horizonte entre 2010 e 2014. Desenvolve trabalhos de fortalecimento da rede de atendimento às crianças e adolescentes para o enfrentamento às diferentes formas de violência contra crianças e adolescentes,desenvolvendo oficinas e realizando de cursos de formação e coordenando a elaboração de planos de ação junto ao Sistema de Garantia de

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO