CARREGANDO...
Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
EVENTO

III Semana da Psicologia da Faculdade Arnaldo 27/08

III Semana da Psicologia da Faculdade Arnaldo 27/08

On-line
27/8/2021 20:00

Entre os dias 25 e 27 agosto, em referência ao Dia da Psicóloga e do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto, será realizada a III Semana da Psicologia da Faculdade Arnaldo. A partir da contribuição de profissionais inseridos em diferentes áreas de atuação, pretende-se debater sobre inovações e desafios nas práticas psicológicas no cenário contemporâneo. Serão abordados temas complexos como suicídio na infância e adolescência, adoção, inclusão social, saúde mental, migração, encarceramento em massa, situações de emergências e desastres, entre outros, em diálogo com diferentes perspectivas clínicas e psicossociais. Pensando a atuação profissional de forma ética e alinhada às possíveis reinvenções atuais, o evento é um convite à reflexão e à ampliação da formação em psicologia.

Confira nossa programação:

Dia 27/08:

  • 08h às 09h30 | Palestra: Autismo e inclusão: desafios no cenário contemporâneo

Palestrante: Fernanda Coelho dos Santos Moreira

Procuradora municipal, professora universitária, especialista e mestre em Direito. Mãe do Samuel e da Isa, casada com João, tutora de sete gatos e um cachorro, estudante de Psicologia com foco na formação transversal em inclusão. Foi diagnosticada autista com altas habilidades - dupla excepcionalidade - aos33 anos. Faz parte do grupo de Autistas da Abraça/MG. Convivendo com seus dois filhos, um autista e um neurotípico, vive os desafios, aprendizados e alegrias da diversidade.

Palestrante: Joana da Costa Ribeiro

Graduada e licenciada em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Transtornos do Espectro do Autismo pela mesma instituição. Multiplicadora de recursos acessíveis, com formação no Modelo Denver de Intervenção Precoce e outros instrumentos práticos de avaliação, intervenção e prognóstico. Professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE)na rede municipal de educação de Belo Horizonte. Membro do Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão (LaPPEEI/UFMG).

Palestrante: Luiza Pinheiro Leão Vicari

Mestre em Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, graduada em Psicologia pela mesma instituição. Psicóloga responsável pela Vínculo Desenvolvimento Infantil.

Mediação: Profa. Isabela Brito

CLIQUE AQUI e se inscreva!

  • 10h às 11h30 | Mesa: Impactos psicossociais do encarceramento 

Palestrante: Tiago Antônio de Pádua

Graduado em Psicologia pela FACED – Divinópolis, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Laboratório de estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos (Labtrab/UFMG). Atualmente psicólogo no sistema prisional mineiro.

Palestrante: Bárbara Assenção da Silva Faria

Advogada e orientadora do Programa Culthis: Espaço de Atenção Psicossocial à Pessoa Presa, aos Sobreviventes do Cárcere e aos seus Familiares. Membra do Laboratório de estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos (Labtrab/UFMG).

Mediação: Prof. Paulo Silva Júnior

CLIQUE AQUI e se inscreva!

  • 19h às 20h30 | Palestra: Psicologia e masculinidades

Palestrante: Felippe Lattanzio

Psicólogo, psicanalista e doutor em estudos psicanalíticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. É autor do livro "O lugar do gênero na psicanálise: metapsicologia, identidade, novas formas de subjetivação" (Ed. Blucher), entre outros capítulos e artigos em publicações especializadas. É membro fundador do "Travessias - Percurso sem Psicanálise" e coordenador geral do Instituto Albam. Atuou e atua na docência de psicanálise em instituições diversas.

Mediação: Profa. Marinella Mendonça

CLIQUE AQUI e se inscreva!

  • 21h às 22h30 | Palestra: Psicologia emigração: interlocuções possíveis

Palestrante: Henrique Galhano Balieiro

Psicólogo especialista em Direitos Humanos e Cidadania no Contexto das Políticas Públicas pela PUC Minas e aluno bolsista CAPES de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na mesma instituição. Atualmente coordena o grupo de trabalho no CRP-MG sobre Migração, refugiados, tráfico de pessoas e subjetividades e participa como pesquisador da Rede de Estudos e Práticas Institucionalistas e Processos de Subjetivação(RedeSUB) e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão: Direitos Sociais e Migração da Escola de Serviços Sociais da PUC Minas.

Mediação: Prof. Paulo Silva Júnior

CLIQUE AQUI e se inscreva!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO