A China foi o primeiro país a ser afetado pela pandemia do COVID-19, o novo coronavírus. A primeira notificação mundialdo vírus foi na cidade chinesa de Wuhan, em dezembro de 2019. Passados cinco meses, aos poucos o país asiático retoma suas atividades. Com isso, negócios entre Brasil e China, por razões óbvias, foram afetados. E com o intuito de compartilhar experiências e promover uma troca entre alunos e especialistas em mercado chinês, a Faculdade Arnaldo realiza no dia 18 de maio, segunda-feira, às 21h, o webinar China: um olhar oriental para a reconstrução. O seminário online é gratuito e aberto ao público.

 

Ian Lin, CEO da Serpa China, e Samara Reis, diretora da Serpa China, são os profissionais convidados para o webinar. Durante a conversa, eles vão contar quais os desafios enfrentados durante e pós quarentena, além de apresentar cases de empresas que, mesmo neste momento, souberam transformar os desafios em grandes oportunidades para os seus negócios.

 

 

Os palestrantes

Ian Lin é um dos principaisespecialistas sobre mercado chinês. Tem mais de 20 anos de experiência emrelações comerciais e culturais entre Brasil e China e, atualmente, é CEO daSerpa China, consultoria de negócios voltada para empresas brasileiras enorte-americanas que desejam criar sólidas conexões com o mercado chinês. Éresponsável por oferecer o direcionamento dos projetos junto às equipes dosescritórios de Shangai e Ningbo.  

 

Com o seu conhecimento já ofereceuconsultoria a mais de 1.500 empresas, contribuindo para que os clientesatingissem os seus resultados de negócios. É especializado em desenvolvimentode negócios entre Brasil e China, atuando principalmente com abertura decompanhias brasileiras na China e de empresas chinesas no Brasil,joint-ventures, transferência de tecnologia e avaliação de risco.

 

Lin é formado pela FATEC emprocessos de produção e tem especialização em Negociações Internacionais pelaJiao Tong University Shanghai China. Sua origem latina e chinesa trouxefluência em português, mandarim e espanhol, tendo morado na China, no Brasil, naArgentina e em Taiwan. A vivência multicultural e sua atuação em negócios entrepaíses são diferencias que posicionam o executivo em destaque no mercado.

 

Já Samara Reis, diretora da SerpaChina, é graduada em direito, tem MBA em empreendedorismo e inovação, master emgerenciamento de mercado B2B, e ainda cursou negociação e gerenciamento deconflitos em uma das maiores escolas de empreendedorismo do mundo a BabsonCollege. Tem ainda diplomas no exterior obtidos na Universidade de Berkeley nosEUA e na Shanghai Jiao Tong University, China.

 

No Grupo Serpa já liderou as áreasfinanceira, recursos humanos, marketing e os processos de internacionalizaçãocom a aquisição das empresas nos USA e China. Atualmente responde pelodesenvolvimento das empresas em Shanghai e Ningbo na China.