O Projeto Multidisciplinar da Faculdade Arnaldo está baseado em três premissas. A primeira refere-se ao compromisso assumido no Encontro de Espiritualidade dos Educadores Verbitas que ocorreu entre os dias 20/06 a 22/06/2019, em Borda do Campo – Município de Antônio Carlos – MG, na criação de um projeto multidisciplinar com dimensões social e espiritual.

A segunda premissa refere-se à sintonia com o Ministério da Educação (MEC), conforme a legislação destinada ao Ensino Superior, destacando o tratamento transversal dos saberes, a interdisciplinariedade, a educação em direitos humanos e o estímulo à realização de atividades curriculares de extensão, de pesquisa ou de aproximação profissional que articulem o aprimoramento e a inovação de vivências relativas ao campo deformação, oferecendo oportunidade de ações junto à comunidade ou de caráter social, tais como clínicas e projetos.

A terceira premissa refere-se à dimensão espiritual. A Faculdade Arnaldo pertence à Congregação do Verbo Divino que tem por missão o anúncio do Evangelho e os valores do Reino de Deus, contribuindo com a ética e a formação cidadã do ser humano, promovendo a inclusão das pessoas em situação de exclusão social. No contexto da dimensão espiritual o projeto é apoiado pelo Centro de Valores da instituição e pela presença missionária da Congregação do Verbo Divino.

 O projeto multidisciplinar inclui os seguintes cursos: Agronomia, Direito, Graduação Tecnológica, Medicina Veterinária, Psicologia e Odontologia. O foco do trabalho se volta para a Pastoral de Rua de Belo Horizonte, georeferencia da na Arquidiocese de Belo Horizonte, e, neste projeto, com ação circunscrita à cidade de Belo Horizonte, com atuação prioritária na região das Avenidas Brasil e Bernardo Monteiro – Bairro Funcionários.

Sendo assim, contribuir na transformação da vida da População em Situação de Rua por meio de intervenções social e atendimentos diversos, respeitando a identidade, os valores e a cultura de cada pessoa.

 

Objetivos específicos:

- Desenvolver ações de aproximação e de oferta de serviços à População em Situação de Rua da cidade de Belo Horizonte.

- Oferecer serviços nas áreas da Psicologia, do Direito, do Marketing, da Medicina Veterinária, da Odontologia e da Agronomia.

- Promover atendimentos e acompanhamentos diversos  da População em Situação de Rua por meio  prática e extensão universitária.

- Capacitar as pessoas em situação de rua para o exercício de sua cidadania através do apoio a iniciativas de geração de trabalho e renda.

- Dar suporte e apoio técnico à equipe da Pastoral da População em Situação de Rua no atendimento e encaminhamento de demandas diversas individuais e coletivas.

 

Justificativa

- O projeto se justifica pela responsabilidade social e espiritual da Congregação do Verbo Divino, da qual a Faculdade Arnaldo pertence. Situada na região central de Belo Horizonte e oferecendo diversos cursos de graduação superior, a instituição assumiu o compromisso de contribuir com a transformação da vida da População em Situação de Rua. Cada curso oferecerá uma contribuição com a participação de docentes, de discentes e dos colaboradores.

- A instituição preza pelos valores da ética, da cidadania e cristãos. Busca-se incluir as pessoas em Situação de Rua em seus direitos fundamentais a partir das esferas do reconhecimento: o afeto, o direito e a solidariedade.

 

Público alvo:

comunidade acadêmica (alunos, colaboradores e professores).

Participar do Projeto:

Entrar em contato com o Centro de Valores.