A Feira de Humanidades iniciou seus trabalhos no ano de 2005. A sua vocação é o regaste da dignidade humana e da formação integral do ser humano por meio de pesquisas, debates, reflexões éticas, arte e cultura. Ela possui caráter interdisciplinar visando à interação entre discentes e docentes no desenvolvimento do tema em prol de uma formação crítica, cidadã, ética e de engajamento social. Queremos resgatar a dignidade do homem perante o reducionismo antropológico numa sociedade de contradições, promovendo a pesquisa/iniciação científica, tecnológica, artística e cultural, incentivando seu desenvolvimento econômico, jurídico, educacional e social.

 

Objetivos Específicos:

- A Feira de Humanidades visa manter no espaço acadêmico a reflexão antropológica, social, científica e cultural, buscando por meio da pesquisa e da discussão, da promoção de conferências e das exposições de trabalhos dos discentes e docentes para a comunidade interna e externa, referentes às temáticas jurídicas, sociais, filosóficas, culturais, éticas e religiosas;

- Criar oportunidades para a realização de trabalhos interdisciplinar, visando à interação entre discentes e docentes;

- Conduzir o estudo do espaço “sala de aula” e biblioteca para o espaço público, por meio de apresentações e exposições dos trabalhos conforme as temáticas estudadas;

- Destacar o Direito como princípio fundamental e legítimo em defesa da vida humana em múltiplos aspectos.

- Disponibilizar a toda a sociedade possibilidades de inclusão social com o acesso ao conhecimento disponibilizado.

- Incentivar os discentes a produção de pesquisa/iniciação científica, tecnológica, artística e cultural.

- Incentivar ações afirmativas de defesa e de promoção dos direitos humanos e igualdade étnica racial e diversidade.

 

Justificativa

- Hodiernamente, a vida humana está sendo banalizada de forma trágica. O ser humano foi reduzido à condição de objeto e a violência emerge em todos os “territórios” da sociedade. Uma vez que se defende ser a vida inviolável e inalienável, torna-se necessário, então, resgatar os valores pertinentes à dignidade da pessoa no mundo contemporâneo. Sabe-se que o ser humano é paradoxal, porém não está determinado biologicamente. Ele vai além do dado físico, podendo superar seus instintos e orientá-los para vida pessoal e social. Nesse sentido, o espaço acadêmico torna-se o lugar privilegiado para resgatar o valor da pessoa e da vida de modo geral, pois promove o estudo, a reflexão e a discussão a respeito dos conceitos fundamentais, além da disseminação do conhecimento a toda a sociedade, e, como consequência irá refletir diretamente na condição humana.

 

Público alvo: comunidade acadêmica e público externo.

 

Participar do Projeto:

 Local: Plataforma(online)

Período: 20/10 a 22/10

Participantes: 1º e 2º períodos de Administração; 1º e 2ºperíodos dos Cursos de Graduação Tecnológica e 1º, 2º, 3º e 4º períodos de Direito.

 

Tema: “Literatura e diálogos com mundo pandêmico: o cuidado de si e da alteridade”

 

Atenção!

- Considerando o contexto do isolamento social, a Feira de Humanidades ocorrerá durante as aulas remotas com os referidos períodos indicados.

- Os professores dos referidos períodos realizarão a escolha do livro juntamente com os alunos para o desenvolvimento do debate, conforme o tema indicado.

- A participação no Projeto Feira de Humanidade e no desenvolvimento da atividade serão pontuados em 3 (três)pontos.