A espiritualidade é dimensão humana. Todos somos seres espirituais na construção de sentido para a existência. O seu cultivo é caminho de transformação pessoal e social. Ela produz dentro de nós uma mudança. A espiritualidade pode ser cultivada de diversas formas: religiões, ciência, música, dança, conhecimento, esportes, ações sociais, etc. O projeto trabalha a espiritualidade humana respeitando a diversidade de crenças. Dentre as possibilidades, o Centro de Valores realiza encontros de meditação bíblica, o Transforma Arnaldo, celebração de Páscoa, Natal solidário, Semana missionária e do educador verbita, Missa Universitária, Minutos de Relaxamento, Acolhimento socioemocional e atendimento parapsicológico, Encontros de espiritualidade dos educadores verbitas, celebração da fundação da Congregação do Verbo Divino. Queremos oferecer aos universitários, professores e colaboradores a oportunidade de reflexão e cultivo da espiritualidade como dimensão imanente da pessoa. A espiritualidade é uma das fontes primordiais, embora não seja a única, de inspiração do novo, de esperança alvissareira, de geração de um sentido pleno e de capacidade de auto transcendência do ser humano.

 

Objetivos específicos:

- Refletir a espiritualidade como caminho de transformação pessoal e social.

- Experimentar a espiritualidade como “aquilo que produz dentro de nós uma mudança”.

- Trabalhar a dimensão espiritual da pessoa independente da opção religiosa.

- Descobrir a espiritualidade como fator de integração humana na sociedade atual, carente de sentido e de esperança existenciais.

- Humanizar a pessoa a partir da dimensão espiritual.

 

Justificativa

- Constatamos que todos falam de espiritualidade, e ela é um tema recorrente em nossa cultura, não só no âmbito das religiões, que é o seu lugar natural, mas também no das buscas humanas, tanto dos jovens quanto dos intelectuais, de famosos cientistas e – para surpresa nossa – de grandes empresários.

- A espiritualidade vive da gratuidade e da disponibilidade, vive da capacidade de enternecimento e de compaixão, vive de honradez em face da realidade e da escuta da mensagem que vem permanentemente desta realidade. Quebra a relação de posse das coisas para estabelecer uma relação de comunhão com as coisas. Mais que usar, contempla.

- Há dentro de nós uma chama sagrada coberta pelas cinzas do consumismo, da busca de bens materiais, de uma vida distraída das coisas essenciais. É preciso remover tais cinzas e despertar a chama sagrada. E então irradiaremos. Seremos como um sol.

 

Público alvo: comunidade acadêmica.

 

Participar do Projeto:

 

Local: Plataforma (online)

Horário e dia da semana: os eventos do Projeto Espiritualidade serão divulgados, considerando o contexto do isolamento social devido àCOVID-19.

Link: encurtador.com.br/oBCM6