A dúvida entre cursar Educação Física bacharelado e licenciatura é bem comum entre os alunos que têm interesse em seguir essa área. Mas, afinal, o que muda de uma modalidade para outra?

Para que você saiba qual carreira combina mais com seu perfil, a seguir a gente mostra como funciona cada modalidade da graduação em Educação Física. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a diferença entre Educação Física bacharelado e licenciatura?

A Educação Física é um curso que tem duração de 4 anos e pode ser feito nas modalidades bacharelado e licenciatura. O objetivo é preparar o aluno para trabalhar com atividade física e treinamentos esportivos com diversos tipos de público.

O bacharelado é a formação para o mercado de trabalho de forma geral, com exceção da área da educação. Dessa forma, é um profissional que pode atuar em academias, clubes, como personal trainer, recreação, turismo de aventura, em clínicas (com reabilitação física) e empresas (com ginástica laboral).

Já a licenciatura prepara o aluno para ser professor de Educação Física para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Assim, ele pode trabalhar em escolas públicas e privadas.

Quem é bacharel em Educação Física pode dar aulas em escolas?

O único segmento em que o bacharel em Educação Física não pode trabalhar é justamente na área de educação. Ele pode dar aulas em academias e clubes, mas não na rede de ensino pública e particular.

Mas, quem se forma no bacharelado, pode fazer a segunda graduação em licenciatura para aprender sobre didática e práticas pedagógicas. O legal é que, como a pessoa já tem a formação na área, consegue eliminar matérias e se formar em um tempo menor.

Quem faz licenciatura pode ser personal trainer?

O licenciado em Educação Física pode atuar somente na área da educação, com aulas em escolas para crianças e adolescentes ou ainda em projetos educativos com foco em atividade física em ONGs, comunidades e associações. Então, ele não pode atuar como personal trainer.

No entanto, como dissemos no tópico anterior, existe a possibilidade de o licenciado fazer o bacharelado como segunda graduação e explorar outros segmentos profissionais.

Afinal, o que é melhor na Educação Física: bacharelado ou licenciatura?

A escolha vai depender do seu perfil e expectativas profissionais, pois quem tem a intenção de dar aulas em escolas, por exemplo, certamente se sentirá realizado ao fazer a licenciatura.

Agora, para quem quer trabalhar como personal trainer, treinador esportivo ou outras áreas, a dica é escolher o bacharelado.

O bom é que você pode fazer a segunda graduação na outra modalidade e, assim, atuar em todos os segmentos da Educação Física.

A Educação Física bacharelado e licenciatura é uma carreira com boas perspectivas profissionais, visto que as pessoas, cada vez mais, têm se preocupado com o bem-estar e em adotar um estilo de vida mais saudável. No caso da licenciatura, o mercado também é promissor já que todas as escolas precisam de um professor na área.

Quer fazer graduação em Educação Física com uma instituição de ensino de referência, ótima estrutura e corpo docente de qualidade? Conheça o curso da Faculdade Arnaldo e comece um futuro profissional de sucesso!