Quando um estudante termina o Ensino Médio é comum que muitas dúvidas apareçam, por isso, não se sinta mal por estar um pouco perdido diante das possibilidades de futuro que você tem pela frente. Por isso, estamos aqui para ajudar com uma das principais dúvidas: concurso público ou faculdade, qual a melhor opção para você que deseja, entre tantas outras coisas, ter a sua renda e ser reconhecido profissionalmente?

Foi pensando nesse contexto atual que trouxemos este conteúdo! Aqui você conhecerá quais as vantagens de fazer uma faculdade e de fazer um concurso público. Além disso, também falaremos sobre a importância de ter um diferencial para o mercado de trabalho e como investir na sua formação. Boa leitura!

Quais as vantagens de fazer uma faculdade?

A faculdade geralmente dura em torno de três anos e meio até cinco anos, dependendo do curso. Essa especialização é uma forma de adquirir um conhecimento aprofundado sobre o ramo do seu interesse. As vantagens de investir no ensino superior são muitas, veja!

Aquisição de conhecimentos

Quando investimos em uma graduação, dedicamos, em média, quatro anos de estudos para nos especializarmos em uma determinada área. Isso faz com que tenhamos uma aquisição de conhecimento maior e, por consequência, despertemos maior confiança no mercado de trabalho. E uma coisa é certa, o conhecimento é o que nos torna diferenciados em nossa profissão.

Salários mais altos

A média salarial para um profissional com ensino superior no Brasil é maior do que o salário das pessoas com nível médio ou técnico. Portanto, uma graduação, além de agregar mais conhecimento ao ser um percurso de aprendizagem, também traz para você a oportunidade de ter uma remuneração digna e que seja compatível com os seus anos de investimento nos estudos.

Além disso, também é preciso considerar que, caso você seja aprovado em um concurso e tenha uma graduação, mesmo que o concurso seja de nível médio, você poderá obter um direito que se chama “progressão de carreira”, que é a passagem do servidor para o padrão imediatamente superior dentro da classe ou categoria atual de sua Carreira Funcional, assim um percentual de aumento será adicionado ao seu salário.

Valorização no mercado

O mercado procura por profissionais qualificados e que constantemente buscam se atualizar. E essa é outra vantagem que a graduação oferece. Quando uma empresa estiver entre o seu currículo ou o currículo de alguém que não fez graduação, se você apresentar o ensino superior pode ter mais chances de obter o cargo.

Além disso, em um concurso, caso você tenha uma graduação ou mesmo uma pós-graduação, a sua pontuação, com certeza, será mais alta, pois há uma pontuação apenas para o nível de especialização do profissional.

Oportunidade de encontrar novos concursos

A faculdade é a oportunidade de você ampliar a oportunidade de passar em concursos da sua área e que provavelmente sem uma graduação você não poderia sequer participar. Assim, você terá, futuramente, o conforto de trabalhar com algo que é a sua especialização, receber um bom salário por isso e ter todos os seus direitos de estabilidade garantidos.

Quais são as principais vantagens de fazer um concurso público?

Terminar o ensino médio e prestar um concurso também tem as suas vantagens. Veja quais!

Plano de carreira

O plano de carreira é o caminho que o profissional percorre na instituição em que trabalha. Quando você, desde cedo, consegue ser aprovado em um concurso, quase toda qualificação que você tiver será contada como um acréscimo em sua progressão.

Isso acontece porque a própria administração tem interesse pela evolução do seu servidor e espera que o profissional também se interesse em se aperfeiçoar, especializar e buscar maneiras de executar as suas tarefas da maneira mais capacitada possível.

Estabilidade

A estabilidade é um dos pontos que mais atraem os profissionais para prestarem concurso público. Para muitos é importante ter uma garantia de emprego, salário e direitos, a fim de ter a confiança de que não passarão por necessidades futuras.

No entanto, há pessoas que não gostam de se fixar em um emprego, procuram por oportunidades cada vez melhores e investem em experiências. Por essa razão, lembre-se de que você pode abrir mão de um concurso quando aparecer uma oportunidade melhor. Não o entenda como uma prisão, mas sim como uma estabilidade enquanto for necessário.

Não exige experiência prévia

Uma das grandes dificuldades dos jovens profissionais que adentram no mercado de trabalho é apresentar experiência em seu currículo — mesmo que essa seja uma exigência que as empresas mais modernas estejam rompendo, acreditando muito mais na competência e na disposição do jovem trabalhador.

O concurso, por ser feito por meio de avaliação, análise de currículo, entre outras estratégias, não exige do candidato experiência prévia, mas sim um nível de capacitação. Essa é uma grande vantagem para quem ainda é bem jovem e quer começar a investir em sua carreira desde cedo.

Como ter um diferencial no mercado de trabalho?

Agora que você já analisou as vantagens de ambos, é importante pensar em seus objetivos futuros. Por mais que queiramos ter nossa independência e o nosso salário desde cedo, será que seria essa a melhor escolha para o nosso futuro?

O final do ensino médio é um momento que pede de nós reflexão e foco no futuro. Às vezes, quando temos um objetivo maior a seguir é importante abrir mão de alguns benefícios no presente para que no futuro você tenha uma boa recompensa. Isso porque a faculdade antes de prestar um concurso é um diferencial para você.

Com um bom ensino superior você conseguirá obter:

  • uma boa conquista salarial: o salário de quem tem ensino superior é mais alto;
  • um emprego na sua área: você se especializará no ramo que gosta e trabalhará com o que sabe e investiu durante alguns anos;
  • crescimento profissional: terá um crescimento profissional que garantirá para você a realização de seus sonhos;
  • estabilidade financeira: terá estabilidade na área que gosta;
  • aposentadoria mais confortável: se aposentará como um profissional do ensino superior, assim provavelmente sua aposentadoria será um pouco maior.

Quando chegamos na idade de decidirmos se investimos em um concurso público ou faculdade, podemos ficar com dúvidas, mas muitas pessoas buscarão nos ajudar. Porém é importante fazermos nossas pesquisas, investigarmos o mercado de trabalho e tomar nossas decisões com foco e compromisso!

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Então entre em contato conosco! Estamos disponíveis para atendê-lo!