Você sabe como fazer uma carta de apresentação para emprego? Trata-se de um texto explicativo sobre as competências, experiências e objetivos profissionais. Sua importância é auxiliar as empresas a conhecerem e avaliarem os candidatos nos processos seletivos.

Para quem busca uma oportunidade, esse documento é o momento certo para demonstrar valor à empresa. Afinal, diferentemente do currículo, há espaço para um detalhamento dos atributos profissionais.

Neste conteúdo, explicamos quais são os cuidados para fazer uma apresentação e se destacar no mercado de trabalho. Continue a leitura!

Saiba para quem está escrevendo

As cartas de apresentação são endereçadas ao responsável pelo recrutamento. Por isso, o ponto de partida é buscar informações:

  • ler o anúncio da vaga;
  • perguntar pelo canal de contato disponibilizado;
  • informar-se com alguém que trabalha na empresa.

Se não for possível, uma boa prática é se referir ao time ou à equipe de recrutamento: “Prezada equipe de recrutamento” ou “Prezado time de recrutamento”, por exemplo.

Pesquise sobre a empresa e a vaga

Para entender como fazer uma carta de apresentação para emprego, precisamos identificar as necessidades do contratante. As equipes de RH procuram as pessoas mais adequadas aos requisitos a seguir, que estão relacionados à empresa e à vaga.

Fit cultural

O candidato precisa demonstrar alinhamento com a cultura da empresa: valores, princípios e propósito.

Soft skills

É necessário identificar as habilidades comportamentais (soft skills) relevantes para a função, como trabalho em equipe, colaboração e comunicação.

Hard skills

Também é preciso apontar as habilidades técnicas ou vocacionais (hard skills). São os conhecimentos da área em questão, como Direito, Administração, Mecânica, Língua Portuguesa etc.

Perfil comportamental

Observe também se a função exige uma pessoa planejadora, comunicativa, executora ou analítica. Trata-se do chamado perfil profissional.

O texto da carta de apresentação para trabalho deve ser capaz de abordar experiências educacionais ou profissionais associadas a esses quatro itens. Por isso, faça uma lista com as informações mais importantes para não se esquecer de nada durante a redação.

Uma dica para quem ainda não tem experiência é falar sobre matérias favoritas, relacionadas ao cargo. Por exemplo, um aluno de Administração pode abordar que já concluiu Matemática Financeira, Gestão Financeira e Gestão Contábil com boas notas para buscar um estágio em uma instituição financeira.

Use uma linguagem profissional e concisa

A carta de apresentação contém entre 200 e 220 palavras com uma formatação adequada:

  • fontes arial ou times new roman;
  • tamanho 12;
  • espaçamento de 1,5 entre linhas.

O grau de formalidade depende do tipo de empresa. No entanto, sempre deve ser uma linguagem profissional:

  • ser clara e objetiva;
  • evitar gírias, jargões e expressões informais;
  • usar termos técnicos adequados ao contexto;
  • respeitar as normas gramaticais e ortográficas;
  • demonstrar cortesia e educação.

Em relação à concisão, uma dica é manter parágrafos com menos de 40 palavras e frases com menos de 20. Essa prática cria um texto com parágrafos de até 4 linhas, que é um tamanho agradável para leitura.

Evite erros gramaticais

Os erros gramaticais podem reduzir as chances no processo seletivo. Por isso, se tiver dúvidas ou dificuldades de escrita, invista nas estruturas mais simples, como a ordem direta: sujeito, verbo, complemento.

Já uma boa revisão pode ser facilitada pelos corretores ortográficos, assim como pelas ferramentas de geração de texto:

Lembre-se de, antes de finalizar, criar um arquivo em PDF ou imprimir a carta. Essa mudança facilita a revisão de pequenos erros que, muitas vezes, passam despercebidos até pelas ferramentas.

Mantenha a carta atualizada

Saber como fazer uma carta de apresentação para emprego é importante. Igualmente, é preciso manter o conteúdo atualizado e direcionado para cada empregador.

O texto também pode ajudar no seu processo de desenvolvimento. É uma oportunidade de refletir sobre as competências e experiências, entendendo suas necessidades de aprendizado e crescimento.

Com essas dicas, você saberá como fazer uma carta de apresentação para emprego sempre que necessário. Ademais, lembre-se de se preparar bastante para a entrevista de emprego. Dominar o currículo, carta de apresentação e entrevista de emprego torna suas chances mais expressivas.

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