A área de psicologia é bastante popular entre aqueles estudantes que almejam entrar no ensino superior. Porém, é muito importante saber mais sobre o curso antes mesmo de ingressar na faculdade. Uma forma de se preparar para escolher um bom direcionamento para a sua carreira é conhecendo as áreas de atuação da psicologia.

Para ajudar você nessa missão e esclarecer o que um psicólogo faz em cada uma delas, preparamos um conteúdo detalhado sobre o assunto. Então, fique atento para não perder nenhum detalhe e aproveite a informações. Boa leitura!

Quais são as principais áreas da psicologia?

A psicologia reúne tudo sobre a mente humana dentro de uma mesma área. Mas a verdade é que nossa psique é tão complexa que só separando essa grande área em especialidades menores para dar conta de tudo o que ela aborda. Inclusive, você pode escolher uma dessas áreas para atuar depois de formado. Vamos conhecer as principais delas?

1. Psicologia clínica

A área de psicologia clínica é, de longe, a mais popular entre todas. Nesse caso, o cenário é clássico: o psicólogo formado atende os pacientes no seu consultório. Ao longo desses atendimentos, você pode escolher a abordagem psicoterapêutica que preferir para abordar as questões pessoais de cada um.

O seu papel, nesse caso, é contribuir para o avanço das questões emocionais e psicológicas do paciente por meio da autorreflexão e de outras técnicas. Desse modo, você poderá atuar tanto com aqueles casos de conflitos pessoais leves quanto com transtornos mentais graves.

Dentro dessa área de atuação, você ainda pode optar por trabalhar com um grupo específico de pacientes, como:

  • crianças;
  • idosos;
  • adolescentes;
  • adultos;
  • casais;
  • famílias.

Assim, você terá que fazer a avaliação psicológica dos pacientes, elaborar um psicodiagnóstico e, aí sim, partir para a psicoterapia propriamente dita.

2. Psicologia social

A segunda das áreas de atuação da psicologia é a psicologia social. Seu papel é aprofundar o entendimento sobre o comportamento do ser humano. Só que, dessa vez, a análise não é feita do ponto de vista individual, e sim coletivo.

Aqui, você estuda o comportamento das pessoas quando elas fazem parte de uma comunidade com necessidades e dinâmicas específicas. A ideia é que o ser humano aja de determinada maneira quando está sozinho e de forma diferente quando está em grupo. Então, o que afeta suas ações, emoções e pensamentos nesse caso?

Esse trabalho é comumente desempenhado em instituições como ONGs, centros sociais e psicossociais, grupos de apoio e assim por diante.

3. Psicologia jurídica

A psicologia jurídica também pode ser conhecida como psicologia forense. Ela é voltada para o estudo daquelas pessoas que apresentam comportamentos que excedem o que é considerado “norma social”. Por isso, é direcionada a quem está passando por alguma ação judicial, seja ela qual for.

Um modo de atuação muito popular dentro da psicologia jurídica é o do profissional que traça perfis psicológicos para criminosos de diferentes naturezas, como psicopatas e assassinos em série. Mas nem sempre a profissão tem um tom tão dramático.

Há ainda quem atue com o acompanhamento daqueles casais que estão se divorciando, incluindo os seus filhos, se houver. Ou, então, quem trabalhe na avaliação psicológica de quem cometeu um crime, com a finalidade de identificar se ele sofre de algum transtorno que motivou a ação.

Os psicólogos jurídicos também ajudam a:

  • verificar se os depoimentos de vítimas, acusados e testemunhas são verdadeiros;
  • assistir e encaminhar para tratamento as vítimas com sequelas psicológicas;
  • elaborar laudos que servem como prova nos processos.

4. Psicologia hospitalar

O psicólogo hospitalar, por sua vez, é responsável pelo acompanhamento de pacientes junto a vários outros profissionais da área da saúde — médicos, enfermeiros, fisioterapeutas. A sua missão é fazer o acompanhamento e prestar a assistência psicológica aos internados.

Esse serviço é fornecido a pacientes que serão submetidos a cirurgias, que sofreram traumas graves ou mesmo que terão que tratar condições crônicas. Também é muito utilizado no acompanhamento de pacientes com doenças terminais.

Em geral, as doenças e limitações físicas às quais uma pessoa é submetida podem causar diversos danos ao seu psicológico, como estresse, medo, pânico e assim por diante. Dessa forma, o papel do psicólogo é contribuir para que o mal-estar diminua e para que essas pessoas possam lidar melhor com a situação.

5. Psicologia organizacional e do trabalho

Outra área de atuação bastante comum dentro da psicologia é a do trabalho. Dentro das empresas, o psicólogo desempenha funções bastante diferentes daquelas executadas em consultórios ou outras instituições. Nesse caso, o seu papel é ajudar a entender como a subjetividade de cada colaborador interfere na dinâmica das empresas.

Assim, ele também acaba atuando na proposição de soluções que possam gerar mais conforto e bem-estar emocional e psicológico para os profissionais durante o seu período na empresa. Tudo isso tomando como base suas análises, observações e pesquisas com as equipes.

O psicólogo ainda cumpre uma função bastante relevante nos processos seletivos. Por meio de análises pontuais, ele identifica quais são os candidatos que apresentam as características psicológicas e comportamentais que mais se adéquam ao que a empresa está buscando.

Como se preparar e escolher a área ideal para você?

Não tem jeito, para escolher a melhor área de psicologia para você, é preciso observar fatores muito pessoais. O primeiro deles é descobrir com o que você tem mais facilidade. Por exemplo, você se vê trabalhando com casos grandes e complicados ou prefere atender àquelas situações mais corriqueiras da vida?

Além disso, é fundamental levar em conta que o dia a dia de cada um desses profissionais é muito distinto entre si. Por isso, vale aprofundar sua pesquisa na internet ou até mesmo conversar com psicólogos especialistas. Assim, você consegue entender melhor os desafios da profissão e perceber com quais deles você está disposto a lidar.

Acertar na escolha da faculdade em que você vai cursar psicologia também é fundamental. A qualidade do ensino e a relação com a instituição podem transformar completamente a sua experiência e as vivências que você terá ao longo da graduação.

Então, agora que você já sabe quais são as principais áreas de atuação da psicologia, que tal descobrir um pouco mais sobre o curso com a Faculdade Arnaldo? Converse com a gente!