Congregação dos Missionários do Verbo Divino foi fundada por Santo Arnaldo Janssen no dia 8 de setembro de 1875, em Steyl, Holanda. Os verbitas, como são chamados, desenvolvem diversas ações missionárias diante da realidade onde se encontram se fazendo presente na vida do povo e com o povo. Fazemos de nosso carisma e dimensões parte de nossa vida .A Congregação atua em quatro dimensões: Justiça, Paz e Integridade da Criação (Jupic); Comunicação; Animação Missionária; Bíblia.

Santo Arnaldo Janssen fundou a Congregação do Verbo Divino - SVD, como uma comunidade, em Steyl, na Holanda. Os primeiros missionários chegaram ao Brasil. Foi em 12 de março de 1895 que o pequeno transatlântico aportou em Vitória-ES. Com a autorização e as provisões do bispo de Petrópolis, os dois missionários se prepararam para visitar as colônias de língua alemã. Viajando em canoa e subindo os rios, chegaram às comunidades. Foram convidados pelos colonos do Tirol, nas pitorescas montanhas do Estado do Espírito Santo e na festa de São José, no dia 19 de março, tiveram como data da fundação verbita no Brasil.

A congregação conta em 2018 com 190 missionários no Brasil das mais diferentes nacionalidades, espalhados por quatro províncias Brasil Centro (BRC), em São Paulo, Rondônia e Amazonas, Brasil Norte (BRN), em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, Brasil Sul (BRS) em Santa Cataria, Paraná e Mato Grosso do Sul e Região Amazônica (BRA), no Pará e Amapá.

De acordo com sua Constituição, os Verbitas consideram como dever o anúncio da Palavra de Deus a todos os povos, a criação de novas comunidades do Povo de Deus e a promoção do crescimento e a união entre si e com a Igreja inteira. Os verbitas trabalham, primeiro e antes de mais nada, onde o Evangelho ainda não foi anunciado, ou  foi insuficientemente, e onde a Igreja Local ainda não é auto-suficiente. Apresentando este Deus Uno e Trino das diversas formas e realidadedes da sociedade Brasileira, respeirando suas culturas e vivencias , humanizando o ser como parte  importante da Criação. Nos fazemos presente na  vida de cada ser da forma mais simples, justa e fraterna. Nestes 125 anos clamamos e damos gloria ao Criador pela Vida e missão realizada e fortalecida pela graça do Espirito.

Conheça um pouco mais sobre a história da Congregação:

NOSSA HISTÓRIA, NOSSA MISSÃO!(PARTE I – 1875-1895)

NOSSA HISTÓRIA, NOSSA MISSÃO!(PARTE II – 1895-1958)

NOSSA HISTÓRIA, NOSSA MISSÃO! (PARTE III – 1958-2000)

NOSSA HISTÓRIA, NOSSA MISSÃO! (PARTE IV – 2000-2020)

Neste mês comemoramos os 125 anos de presença verbita no Brasil. Venha celebrar a Eucaristia com a gente no Aniversário da Congregação do Verbo Divino. A Santa Missa será transmitida ao vivo pela internet no dia 8 de setembro, às 18h.

YOUTUBE: no canal Reflexões Caminhando com a Palavra

FACEBOOK: facebook/esdeva

Reúna a sua família e celebre conosco a Eucaristia, Você também faz parte dessa história!