As aulas, teóricas e práticas, atividades, provas e trabalhos fazem parte da vida do estudante do ensino superior. Para muita gente, pode ser difícil dar conta de tudo isso. Então, como organizar os estudos na faculdade?

Para ajudar você a acompanhar a graduação sem atropelos, reunimos 5 dicas neste post. Confira!

1. Crie um cronograma de estudos

A primeira dica é organizar seu dia, encaixando os estudos na sua rotina. Como fazer isso? Crie um cronograma em uma planilha, definindo em quais horários do seu dia você vai pegar firme para rever o que foi passado nas aulas e fazer as atividades solicitadas.

É importante fazer um planejamento detalhado, especialmente se você tem outras obrigações, como o trabalho. A ideia é separar um tempo para os estudos da faculdade, seja curso presencial ou EAD, para que você tenha isso como hábito.

Não precisa ser um tempo grande, pois o objetivo é estudar diariamente. Então, você pode determinar que vai estudar uma hora antes de dormir, por exemplo.

2. Faça anotações na aula e revise os temas em casa

Para facilitar os estudos, tenha o hábito de fazer anotações durante as aulas. Se a aula for presencial, você pode também fotografar a lousa, com a autorização do professor.

Porém, é necessário ter disciplina para rever o que você anotou em casa de modo que possa revisar a aula e até se aprofundar nos temas passados. Uma dica é também fazer um resumo do assunto e, assim, já se preparar melhor para as provas, melhorando seu rendimento.

3. Estabeleça as prioridades

Além de ter um planejamento diário, estabelecer as prioridades também é importante se você quer saber como organizar os estudos da faculdade. Então, liste as tarefas que estão pendentes e classifique as prioridades.

Assim, se você tiver uma prova naquela semana, a prioridade, é claro, será estudar para a disciplina. Se tiver que fazer um trabalho em grupo em breve, já comece a se programar para se reunir com os colegas o quanto antes.

4. Faça a gestão do tempo

Para dar conta dos estudos na graduação, é fundamental saber como fazer a gestão do tempo. A ideia é fazer o relógio trabalhar a seu favor, melhorando sua produtividade.

Assim, você pode estabelecer, por exemplo, pequenas pausas durante os estudos para conseguir relaxar e retomar a matéria com mais disposição.

Ficar longe do celular enquanto revê os temas da aula também vai ajudar no gerenciamento do seu tempo, pois você consegue ter foco na atividade.

5. Utilize as ferramentas digitais para auxiliar na organização dos estudos

Para auxiliar a rotina de estudos da faculdade, abuse dos recursos digitais, com aplicativos que vão otimizar sua organização, como Google Agenda, Trello ou até mesmo planilhas.

Dessa forma, você consegue acompanhar seus compromissos, receber alertas de reuniões, entre outras facilidades para aproveitar ao máximo cada semestre.

Viu só como organizar os estudos na faculdade de forma simples? Seja no ensino presencial ou online, o importante é se planejar e se dedicar para pegar firme nas aulas e trabalhos.

Estudar em casa pode ser um desafio para muitos alunos. Descubra 4 dicas práticas para ter um bom rendimento!