CARREGANDO...
Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
No items found.

Resgate de Cadernos de Receita Familiares

Selecione
Nosso objetivo é de manter viva atradição de receitas familiares com a criação de um livro/ebook que possa ser divulgadoe acessado por toda a comunidade, trazendo o conhecimento culinário passado de geração a geração nas famílias.
Há também a possibilidade de publicarmos os vídeos teste das receitas de família sendo realizadas pelos seus autores dando as dicas e “toques” essenciais.

Historicamente, é possível perceber que o domínio de técnicas e habilidades culinárias evolui paralelamente com a evolução da humanidade, desde que o homem dominou o fogo, a cerâmica, a agricultura e a domesticação dos animais, as preparações culinárias se tornaram mais versáteis, elaboradas e saborosas, e, desde então a cozinha evoluiu, a culinária nasceu, e, com ela, seus registros orais e escritos.

Se antes nossos ancestrais cozinhavam para sobreviver, à partir deste momento,cozinhar extrapola a sobrevivência, e passa a se tornar uma expressão cultural regional, local e familiar, que se aprende em casa; saber que passa demãe, pai, avôs, avós, tios e tias, para filhos e filhas, netos e netas,noras e genros, sobrinhos e sobrinhas, muitas vezes na forma oral, outras vezes por escrito, e aí está a origem dos cadernos de receitas familiares, que atravessam gerações, anos, décadas, séculos. Uma tradição muitas vezes esquecida em gavetas, perdidas.

O nascimento da era da computação, do armazenamento em mídias digitais, dos editores de texto, da internet e todos os seus recursos, tornou-se uma ameaça a estas preciosidades, que podemos dizer serem consideradas "ultrapassadas" pelas gerações acostumadas a armazenar dados em nuvens, e cada vez mais desapegadas do papel, da escrita a mão. Usuários vorazes de informações disponíveis nas redes que “vendem" conhecimento culinário "enlatado".

Acreditamos que resgatar registros de receitas familiares, pode influenciar a vida da comunidade sob diversos aspectos, incluindo o social, o econômico, o emocionale da saúde, valorizando o saber empírico, adquirido ao longo de anos, degerações.

As receitas de família normalmente pertencem àqueles que se encontram na fase da“melhor idade”. Fase socialmente excludente, que leva os idosos, outrora protagonistas, ao ostracismo compulsório, o que contribui para uma vida menos ativa, menos participativa, e com poucas perspectivas de inclusão social, muitas vezes relegados ao papel de cuidadores dos netos.

A SELEÇÃO:

 

           I.     A seleção será realizada pela coordenação e professores do curso de gastronomia.

          II.     A seleção será feita através:

a)    Qualidade da receita.

b)    Entrevista.

 

DAS INSCRIÇÕES

 

As inscrições deverão ser realizadas no NACEP, através do email: secretariadascoordenacoes@faculdadearnaldo.edu.br

           

Data das inscrições: 01 a 04 de junho.

 

ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

O Processo de Seleção far-se-à mediante apresentação de receitas da família, bem como avaliação destas receitas entre os dias 07 e 09 de junho de 2021.

 

DO RESULTADO DA SELEÇÃO

 

O resultado final do processo seletivo será divulgado nas redes sociais da Faculdade Arnaldo no dia 11 de junho.

 

DO INÍCIO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO.

 

A atividade de extensão terá início entre os dias 14 a 16 de junho com o primeiro encontro virtual do projeto.

Extensão

Cursos relacionados