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Práticas de Letramento e Alfabetização

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Um decreto da Prefeitura de Belo Horizonte regulamentou as progressões por escolaridade de servidores municipais baseadas em cursos na modalidade de ensino a distância (EAD). A publicação foi feita no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 1º de agosto / 2017 e republicado em fevereiro / 2018.
De acordo com o Plano Municipal de Educação, o município espera alcançar a meta de 50% dos professores da educação básica com formação em nível de pós-graduação até 2026, de modo a “possibilitar aos profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino”.
Segundo a secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, reconhecer a formação a distância é um estímulo para a formação continuada dos profissionais da Rede Municipal de Educação, além de atender a uma demanda antiga dos servidores. “A partir deste decreto, abrimos muitas outras possibilidades de formação continuada, sem perder de vista a importância de verificar a qualidade nessas formações”, afirma.
O benefício, inicialmente concedido aos servidores da Educação, será, posteriormente, estendido aos servidores das demais carreiras.
Nesse contexto, a alfabetização e o letramento são condições primordiais para o exercício da cidadania. O indivíduo alfabetizado e que faz uso desse conhecimento em seu dia- a- dia lê o mundo que o cerca e é capaz, assim, de modificar sua realidade. A problemática da alfabetização e do letramento é particularmente complexa à medida que se refere a uma questão estrutural na sociedade brasileira, resistente às inúmeras tentativas de solucioná-las. Porém, vem surgindo ao longo das últimas décadas uma consistente e significativa produção científica voltada para o desvendamento da alfabetização e do letramento, compreendendo-os não apenas como aquisição de um código escrito, mas como um processo amplo e multifacetado, cujo encaminhamento exige conhecimentos de diversos campos da investigação científica.
Tendo em vista essa realidade preeminente, cabe repensar a formação continuada de professores alfabetizadores que se comprometam com esse princípio. A Educação à Distância torna-se, dessa maneira, uma alternativa possível para aqueles que, no exercício de sua prática pedagógica cotidiana, não teriam condições, por razões diversas, de terem acesso ao enriquecimento de seu conhecimento sobre a alfabetização e letramento. A EAD, nessa direção, oferece a possibilidade de nova prática educativa e social, por suas características e sua forma de organizar a aprendizagem e os processos formativos.

O curso de Especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização destina-se a profissionais graduados interessados na temática de Práticas de Letramento e Alfabetização.

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