CARREGANDO...
Sistema Acadêmico

Gestão de Custos

Selecione

Com o aquecimento da economia, os avanços tecnológicos e a globalização, a organização, para manter-se competitiva e assegurar sua sobrevivência no mercado, terá que buscar alternativas para reduzir seus custos e maximizar seus lucros.
Algumas organizações fazem a redução de custos sem critérios, ou seja, reduzem-nos em áreas que podem comprometer o seu funcionamento, tanto operacional quanto financeiro, por falta de conhecimentos específicos sobre o assunto, falta de treinamento e envolvimento dos funcionários em programas de redução de custos ou mesmo por desconhecimento de suas vantagens, sem avaliar o quanto isso pode ser prejudicial.
Para alcançar os objetivos e metas, a empresa terá que implantar uma gestão estratégica de custos, desenvolvendo em seu ambiente operacional uma tecnologia de gestão compatível com as suas necessidades gerenciais, em que as decisões serão tomadas corretamente, de forma quantitativa e qualitativa para o acompanhamento dos custos, para a avaliação dos resultados e para as análises das margens de contribuição. Para isso há a necessidade de uma gestão estratégica eficiente, que permita que a execução dos projetos seja realizada e monitorada corretamente, a fim de atingir com êxito os objetivos propostos e esperados.
Segundo Martins (2003), a gestão estratégica dos custos consiste na junção da gestão de custos com a gestão dos processos das empresas, em virtude da necessidade de ferramentas eficazes e eficientes para a adequação do mercado que a cada dia está mais competitivo.
Para uma melhor compreensão da importância da gestão de custos, serão abordadas algumas definições de terminologias aplicadas ao estudo proposto como: gastos, custos, despesas, investimentos, desembolsos, perdas, desperdícios e métodos de custeio. São vários os métodos de custeio utilizados que possibilitam a apuração dos custos. Cada empresa utiliza aquele que melhor se enquadra aos seus objetivos e que dê informações corretas e precisas para a tomada de decisão.
Em meio a diversos escândalos de corrupção, a sociedade vem exigindo maior transparência nos gastos públicos. Neste sentido, a Lei Complementar 131/2009 estabeleceu o portal de transparência, onde entes Federais, Estaduais e Municipais, através de seus portais eletrônicos, devem demonstrar à população os gastos de dado período. Tal exigência serve para ajudar os administradores públicos em suas tomadas de decisões e demonstrar a população onde estão sendo aplicados os recursos públicos. Dentre outras normas, determinou-se a obrigatoriedade da Contabilidade de Custos para o setor com a adoção da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nº 1366/2011, que incluiu a Norma Brasileira de Contabilidade Técnica NBCT 16.11. O governo federal foi o primeiro ente público a desenvolver um sistema de custos e iniciar sua implantação gradual em diversos órgãos. Esse sistema de custos, chamado SIC (Sistema de Informação de Custos), toma por base a NBCT 16.11, definindo que os sistemas devem conter informações que registrem, processem e evidenciem os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade.

Destina-se aos portadores de curso de graduação (bacharel, tecnólogos) nas diversas áreas empresariais e a todos Gestores, tanto de empresas públicas como privas que envolva gestão de custos (matéria-prima, mão de obras, insumos, mercadorias, transporte, movimentações, transformações, beneficiamento), ou que necessitam formar preço de venda (produtos, mercadorias, serviços) ou custo real dos serviços.

Inscreva-seInscrições encerradas. Envie mensagem solicitando pré-reservaInscreva-se
Pós-Graduação

Cursos relacionados

A Distância

MBA Liderança Para o Futuro

On-line 24h
Pós-Graduação
On-line
Saiba mais
On-line
A Distância
Pós-Graduação
On-line 24h
Presencial

MBA em Gestão de Projetos – Metodologia Ágil

Noite
Pós-Graduação
Funcionários
18 meses
Saiba mais
Funcionários
Presencial
Pós-Graduação
Noite
Presencial

Gestão Estratégica e Integrada de Pessoas

Noite
Pós-Graduação
Funcionários
18 meses
Saiba mais
Funcionários
Presencial
Pós-Graduação
Noite